Meatless Monday ~ Tofu assado com batata doce.


Gosto muito de comida vegetariana, como já devem ter percebido pelos meus posts à segunda-feira. Muitas vezes neste dia cometo o pecado da carne - ou do peixe - e as minhas meatless mondays não são "milkless mondays", porque é comum utilizar leite, derivados ou ovos nas minhas receitas. Mas este é um tipo de cozinha que gosto de explorar porque envolve mais desafios: utilizar a soja granulada como se de carne picada se tratasse e enganar quem a consome quando pensa que está comer proteína animal (muahahah!!!); conseguir dar um sabor decente ao tofu com uma marinada exótica como a que podem ver abaixo; fazer as minhas famosas e populares tartes cheias de legumes, os quais, depois de bem refogados, protagonizam com glamour qualquer recheio. É um sem fim de possibilidades que nunca me deixam com fome, mas certamente mais leve na consciência (e não só...).
E não se esqueçam: o tofu é mais uma das formas de que se reveste a soja, pelo que não se esqueçam de participar até ao fim do mês no desafio Escolha do Ingrediente!


~ Ingredientes ~

250g de tofu cortado em duas fatias grossas
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
pimenta preta acabada de moer qb
sumo de um limão grande
azeite
2 batatas doces cortadas em cubos escaldadas  


Preparar a marinada em que o tofu repousará para ganhar sabor pelo menos 1 hora. Num pirex, juntar a flor de sal com a pimenta, o sumo do limão e o gengibre ao tofu já cortado. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180º. Escaldar as batatas doces em água quente com um pouco de sal cerca de 5m. Juntar ao tofu no pirex, cobrir com um fio de azeite e e levar ao forno cerca de 45m.



♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. Safadinha, a enganar com tofu pessoal que come carne.
    Eu também costumo enganar o pessoal, mas é com seitan, hi, hi, hi. E é vê-los pedir, "oh, vá lá, faz lá aquela feijoada que fazes tãooooo beeeeem!". Mal eles sabem ;)

    ReplyDelete
  2. Esse tofu está com um aspecto excelente, e com batata doce assada é perfeito...
    beijinhos :)

    ReplyDelete
  3. Assumo que gostava de gostar de tofu mas as experiência até agora têm sido traumatizantes... ainda não me convenceram :)
    Mas uma coisa é certa, esse tofu ficou com muito bom aspecto!
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Gosto muito de batata-doce, seja de que forma for!
    Kiss, Susana

    ReplyDelete
  5. Nunca provei tofu assado, mas as batatinhas estão a chamar por mim!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Gosto muito do aspeto deste tofu, deve ficar muito saboroso. É verdade que a soja e seus derivados precisam de ser bem cozinhados!

    ReplyDelete
  7. Tem muito bom aspeto! Eu e o tofu temos uma relação estranha... com frequência vejo receitas que me agradam e vou para o comprar... até que me apanho com o dito na mão e o aspeto, na embalagem é desanimador! Tenho de lhe dar uma oportunidade! ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. hmmmm parece-me mesmo muito bem!
    Cheguei hoje aqui a esta paragem e estou a gostar muito! Fotos lindas, boas legendas e receitas como eu gosto!
    Grata pelas partilhas!

    **rita

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts