Muffins de iogurte e pedaços de chocolate.


Um sábado de chuva e saem estes muffins do forno. O P. diz: "gosto muito, daqueles que metem vegetais é que não." Um paladar gourmet, como podem ver. E tanto gostou deles (e eu!) que a quarta-feira seguinte já não havia um único para contar a história.

Às vezes preocupo-me com a qualidade das receitas que aqui partilho. Serão realmente boas, agradarão a todos? Como podem comprovar isso? Não as provam, acredito que muitas delas nem serão experimentadas nas vossas cozinhas. Podem ver o resultado, imaginar o seu sabor pela minha descrição, inventar o seu cheiro. Se experimentaram alguma, então enviem-me as vossas opiniões e sugestões que eu gostaria de saber se resultaram. Lá porque eu gosto, não quer dizer que vocês sejam obrigados a gostar também.

Já houve aqui vários "acidentes". Gelatinas com agar-agar que não funcionaram tão bem como gostaria. Bolos de quinoa aos quais nem sequer foi dado destaque no blogue, tal foi a recepção cá em casa mal saíram do forno. Bleeeeeh! O objectivo aqui não é intoxicar-vos ou que, ao experimentarem uma das minhas receitas, fiquem de tal modo enjoados, que nunca mais cá voltem a passar, tal foi o trauma. Eu quero mesmo que experimentem as receitas, não apenas que fiquem agradados pelas fotografias, as quais, diga-se de passagem, nem sempre ficam grande coisa. E, além disso, não confio naqueles blogues cujas fotografias são demasiado bonitas, demasiado bucólicas, demasiado campestres e rústicas. Nada na vida é assim TÃO perfeito.

Eu detesto escrever receitas. Detesto mesmo. Não há paciência para debitar listas de ingredientes, para enumerar a ordem pela qual devem misturá-los. Cozinhar é um acto privado. O que quer que se passe entre mim e os tachos, só a mim me pertence. Mas, por outro lado, poucas foram as refeições pensadas apenas para agradar a um indivíduo. Detesto almoçar sozinha. Quando sou só eu e o prato cheio, até à televisão peço companhia. A comensalidade é partilhada, muitos dos princípios sociais baseiam-se nessa premissa. E como tal, as receitas também o devem ser. Devem ser passadas de pais para filhos, de avós para netos, nos jantares de amigos, trocadas em pequenos rascunhos gatafunhados entre vizinhos, rectificadas ao lado nas revistas de culinária. Portanto, é este o meu pequeno contributo. O resto, cabe-vos a vocês decidir se vale a pena continuar.*
Já começa a ser hora de começar a pensar em dar uma demão nesta mesa...

* E se chegarem à conclusão que não, eu vou continuar à mesma até acertar, porque se há algo que me define, é o meu mau feitio. :))

~ Ingredientes ~

receita adaptada do site Taste of Home

1/2 cup (1 cup = 250ml) de Becel líquida
1 cup de açúcar amarelo
2 ovos L
2 iogurtes naturais magros (100g cada)
2 cups de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento químico Vahiné
1/2 colher de chá de sal marinho Necton 
125g de chocolate para culinária partido em bocado pequenos


tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: iogurte

Os muffins queriam ver a vista e eu fiz-lhes a vontade.

Peneirar a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal. Reservar. Bater em velocidade mínima a Becel com o açúcar amarelo. Quando a massa estiver bem misturada, juntar os ovos, um a um. Seguidamente, os iogurtes. Juntar a mistura da farinha, envolvendo (eu bato, mas em velocidade muito baixa e adicionando uma colher de cada vez). Juntar os pedaços de chocolate (curiosamente, não derreteram na massa, e ainda bem!). Levar ao forno pré-aquecido a 180º em formas de muffin durante 30m. A massa rendeu 18 muffins.

Algo estava mal. O coração não combinava com a cor das unhas!!!

Ah... bem melhor assim!!
♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. E pronto!! Estás outra vez com dúvidas existenciais!! Vamos então por partes analisar a coisa:
    1 - Cozinhas por prazer, certo? Então o que interessa aqui é dar-te gozo a ti, o resto é conversa.
    2 - O P. ainda está vivo, correcto? Significa que mesmo quando fica menos bom, não fica intragável, por isso, relax.
    3 - Se ainda não recebeste comentários do tipo: "sua poooooorca!!! Só fazes comida que não presta para nada!!! Devias ter vergonha nessa cara, sua badalhoca!", é porque a coisa até está a correr bem.
    Estamos esclarecidas? Sim. Óptimo, isso é que é falar.
    Quanto aos muffins de iogurte, de certeza que estão uma delícia, até porque eu também costumo fazer e ficam sempre bons. Vá, agora vai fazer um chá, pega num muffin, no Che e no Forlan e se estiver sol por aí, senta-te no terraço e goza o momento presente.
    Tem um excelente dia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. adorava receber um comentário tipo esse "sua poooorca!!!". acho que me ria o dia todo! ;) as minhas dúvidas são sempre existenciais, caso contrário não valeria a pena questionar-me! Beijoooo

      Delete
  2. Que me lembre só experimentei uma receita tua, os legumes assados à marroquina com que participaste no meu passatempo vegetariano :) Na altura correram bem e ficaram muito bons ;)

    Esses muffins também parecem bons :) Tenho na despensa coisinhas dessas para pôr em cima dos muffins, mas são de Natal :P Tenho de esperar até que fique uma altura mais adequada :P

    Beijinhos e tem um bom dia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. também adorei essa receita! as decorações são da tiger! bjs

      Delete
  3. Adorei este teu post! Assim como gostei bem mais da versão do coração vermelha! Para quem achava que não seria modelo de mão, eu acho que ficas muito bem!
    Estes muffins seriam ideais para acompanhar o meu café :)
    Beijocas doces :)

    PS.: Não me esqueci do teu passatempo, sei que é só ate amanhã mas ainda estou a tentar participar! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. querida cristina, obrigada pelo teu comentário. a versão vermelha combinou mais com as minhas unhas, obrigada por reparares! ;) bjs

      Delete
  4. Engraçado como me identifico com tudo que aqui foi dito, as dúvidas, as inseguranças, as curiosidades, a "chatice" de escrever e descrever receitas porque por vezes no momento que as estou a fazer é tudo +/- a olhómetro. Em relação às fotos bonitas ;) eu gosto de as vêr, a dúvida que me assalta é : no meio de tanta produção o que será realmente genuíno e simples, no sentido que no fim é essa a msg que querem fazer passar.
    Beijinhos e os muffins... inhami, prometo que vou testar e dar um feedback ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. amén, carina! subscrevo tudo o que disseste! ;)

      Delete
  5. Sim, sim! As tuas receitas devem ser partilhadas! Mas isso pergunta-se? Eu daqui levo algumas inspirações, eu confesso que sou muito má em seguir receitas à risca! Acontece-me sempre ir alterando daqui e dali e resultam completamente alteradas... Amanhã mesmo vai sair no meu blog uma receita inspirada daqui, olha a coincidência!
    Ah... e este muffins estão tão bons...
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. estavam bons, estavam... eram tão deliciosos que desapareceram em três tempos! ;)

      Delete
  6. que bom aspecto! Adoro estas receitas cuja medida é a chávena!

    ReplyDelete
  7. Que bonitos muffins! E deves continuar a partilhar as tuas receitas obviamente :) porque todos tiramos ideias daqui e dali e isso só é possível por partilharmos!

    Beijinhos*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts