Frango do campo assado em tisana de erva cidreira HG, sumo de limão e coentros.



De todos os desafios culinários que já dinamizei no blogue - que foram imensos, três! - este é capaz de ser aquele que me tem dado mais trabalho. Não é fácil encontrar receitas que envolvam tisanas e, ao mesmo tempo, não sejam apenas de beber. Não tenho nada contra estas, mas já agora fazia algo mais original com as deliciosas infusões da Herdade do Gamoal. Além disso, o desafio consiste precisamente em combinar a tisana com uma erva aromática. Como sempre, cheia de boas ideias, Xô Dona Maria Teixeira... 

O divertido dos passatempos é mesmo desafiar a criatividade, tentarmos ir mais longe, descobrir novas receitas e sabores. Procurei inspiração pela internet fora e dei de caras com duas receitas que me puseram a pulga atrás da orelha: esta e esta. Depois desisti porque as achei demasiado complicadas. Acontece que o meu foco de atenção é extremamente limitado. Ou a coisa me cativa e agarra, ou parto para a luz brilhante seguinte. Por isso fui procurando outras receitas, mas sempre a lembrar-me do frango aromatizado com tisanas... Até que resolvi concentrar-me na ideia e na imagem, não voltei a reler as receitas. Peguei em limão, coentros, infusão de erva cidreira. Não sabia se resultava, mas experimentei. Provei a medo. O pior que podia acontecer era o frango ficar intragável e ter de o picar todo para servir com massa e molho de tomate! Não matei ninguém. Consegui assar meio frango numa tisana de ervas, sem um pingo de gordura, com pouquíssimo sal e leve, como se quer neste desafio. Estou muito satisfeita comigo mesma: o frango ficou muito tenro, bem assado, aromatizado e a saber a limão e a ervas frescas.

E é assim. Uma receita fácil, económica e leve, na qual vou tentar focar-me como sendo uma pequena vitória, enquanto tento esquecer-me das asneiras culinárias que saem desta cozinha quando me ponho a inventar...

~ Ingredientes ~

1/2 frango do campo
sumo de um limão
2 dentes de alho picados
coentros
sal
pimenta rosa (esmagada no almofariz)
0,5l de tisana de erva cidreira Herdade do Gamoal
arroz basmati
 
Temperar o frango partido, depois de retiradas as peles e a gordura, com todos os ingredientes, excepto a tisana. Deixar repousar durante a noite. Colocar cerca de 12g de folhas (2 a 5g por cada chávena). Deitar a água a 90º sobre as folhas e deixar infundir entre 3 e 5m. Quando já estiver infundido, filtra-se para um jarro cheio com uma cuvete de cubos de gelo. Despejar a tisana no pirex onde já se encontra o frango e deixar repousar cerca de 2h. Retirar o excesso, deixando apenas um dedo de tisana dentro antes de levar ao forno a 180º cerca de 1h ou até que esteja pronto. Servir com arroz basmati.


tempo de preparação: 90 minutos
dificuldade: **
vegetariana: não
para crianças: sim
ingrediente principal: infusão de erva cidreira Herdade do Gamoal

E não se esqueçam de participar no passatempo Herdade do Gamoal x [Limited Edition] até dia 17 de Novembro!!
♥ Lovely Sponsor





Comments

  1. Adorei esta receita tão aromática, querida...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Ora então um franguinho que adorei!
    Uma excelente sugestão ;)

    Beijinho!
    Cláudia L.

    ReplyDelete
  3. Que boa ideia, Maria, uma tisana para aromatizar um prato!:) Nunca me tinha ocorrido (bom, a não ser com alecrim), mas gostei e vou aplicar.;)

    Beijinhos,
    Olivia

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts