Meatless Monday ~ Caçarola de arroz com feijão, couve lombarda e salsichas de soja.



Tudo começou assim. Eu li algures que a combinação arroz com feijão era extremamente rica do ponto de vista nutricional e mais tarde confirmei no site Boa Saúde a veracidade dessa informação. Vai daí decidi confeccionar para o meu jantar uma panela de arroz com feijão e acrescentar-lhe um resto de couve lombarda que andava perdida na gaveta dos vegetais. Só que como ando um bocadinho despassarada, aluada, perdida nas minhas angústias diárias e ansiedades adjacentes, acabei por fazer o arroz de feijão mais desenxabido, desconexo do ponto de vista da conjugação de sabores e, acima de tudo, nojento. Ainda para mais fiz uma grande quantidade!! Que fazer, que fazer?... 

O arroz estava relativamente intragável, se eu mal comi a minha parte, então o P., que detesta couves visíveis na comida, não iria certamente servir-se dele. Nesta casa não se deita comida fora - também não se dá beijos ao pão com bolor antes de ir parar ao lixo... -, por isso tentei procurar uma alternativa. Mantive segura na minha mente a ideia de que arroz com feijão, além de ser um prato relativamente barato, é também nutritivamente muito completo. "Como fui capaz de estragar tudo?", perguntava-me eu. Até que me lembrei do frasco de molho de tomate que trouxera de um dos meus raides ao supermercado do IKEA. Numas limpezas recentes às prateleiras também achara um frasco de salsichas de soja esquecido mas dentro do prazo. Pensei que o pior que poderia surgir daqui era estragar mais comida, mas pelo menos tentava. Portanto, if at first you don't succeed, add tomato sauce - it saves any meal! E salvou!!! Pirex com os ingredientes, um restinho de mozzarella ralada por cima e comeu-se tudo com muito gosto. Estava tãoooo bom!!!!


~ Ingredientes ~

um fio de azeite
dois dentes de alho laminados
1 chávena de arroz carolino Bom Sucesso
2 chávenas de água a ferver
1 frasco grande de feijão vermelho
200g de couve lombarda lavada e cortada em juliana 
uma pitada de sal marinho Necton
1 cebola roxa média
1 frasco de salsichas de soja (continha 6)
50g de mozzarella ralada

Começar por fazer o arroz. Refogar o alho no azeite, adicionar primeiro a couve lombarda e seguidamente o feijão. Acrescentar o arroz e cozinhá-lo até que esteja translúcido. Acrescentar as duas chávenas de água a ferver e tapar parcialmente a panela, baixando o lume para o mínimo. Cerca de 20m depois deve estar pronto. Temperar com a mistura de pimentas e o sal. Reservar.
No wok colocar outro fio de azeite. Quando estiver quente adicionar a cebola roxa em rodelas. Não refogar até que fique mole, mas apenas um pouco translúcida. Adicionar as salsichas cortadas em três pedaços. Saltear cerca de 5m e depois acrescentar o molho de tomate. Quando aquecer, apagar o lume e colocar o arroz, envolvendo. Ligar o forno no grill a cerca de 180º e preparar um pirex grande. Aí despejar o preparado no wok e polvilhar com a mozzarella ralada. Levar ao forno até gratinar, cerca de 30m. 

tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: arroz


♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Santo molho de tomate! Era mesmo uma pena deitar comida fora, a mim também me faz espécie. Acho que é uma falta de respeito para com quem nada tem.
    Mas até ficou com bom aspecto :)

    ReplyDelete
  2. Uma combinação fabulosamente deliciosa para um meatless Monday!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ReplyDelete
  3. Adorei a tua reciclagem de um arroz de feijão desenxabido... Pois, só pode ter ficado mesmo bom, com as adições saborosas que levou! ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Deve ser uma delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. No outro dia também me aconteceu uma dessas, fiz um arroz de lentilhas e couve que ficou uma bela caca..acho que há aqui um denominador comum e eu cá para mim culpava a couve!! Agora essa do molho de tomate é uma grande ideia, já tá apontada caso ocorra mais um desastre com arroz eheh

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts