Meatless Monday - Assado de cenoura e aipo.


Não percebo as pessoas que não gostam de legumes. Quer dizer, perceber até percebo, mas não as acho lá muito espertas. Os legumes são multifacetados, podem ser utilizados nas mais variadas receitas (quem não gosta de um bolo de curgete que levante já a mão para que eu lhe bata!), são baratos, acessíveis, saborosos... Não temos de gostar de todos, podemos escolher alguns e cozinhá-los de diferentes maneiras para não enjoar. Podemos lavá-los, cortá-los e cozê-los em sopas. Podemos salteá-los em azeite. Podemos usá-los em sumos verdes. Até podemos recheá-los! Há imensas possibilidades e cada vez menos desculpas para não os inserirmos na nossa alimentação regularmente. Assim sendo, quem vai resistir a este assado de cenoura e aipo?!


~ Ingredientes ~

receita adaptada do site Yummly 
 
120g de talos de aipo partidos em bocados grandes
300g de cenoura partida em bocados grandes
1 colher de chá de sal marinho Necton
1 colher de chá de paprika Suldouro
ramos de tomilho fresco
azeite virgem extra

Descascar as cenouras, lavá-las e aos talos de aipo e cortá-los em pedaços grandes (cerca de 5cm). Cortar uma folha grande de papel de alumínio que permita dobrar. Colocar os legumes já cortados no tabuleiro em cima de metade da folha de alumínio, temperar com o azeite, a paprika, o sal e o tomilho. Tapar com a restante folha fechando bem nas extremidades. Levar a forno pré-aquecido a 220º cerca de 45m ou até que os legumes estejam assados.


tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: aipo


♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Eu até percebo porque é que há certas pessoas que dizem não gostar de legumes, e efectivamente é um pouco falta de inteligência da parte delas. 1º - é mais fácil e rápido pegar num pedaço de carne e coloca-lo numa frigideira, a refeição fica pronta num instante. 2º - Há pessoas que acham que legumes não alimentam, e que comer carne é que é. 3º - A grande maioria das pessoas gostam mesmo é de não fazer nada, e lavar, descascar e cortar legumes dá-lhes uma trabalheira desgraçada. 4º - As pessoas têm uma grande falta de imaginação e acabam sempre por fazer o mesmo tipo de refeição, ou seja, à base de carne (muita), arroz, massas e pouco mais. É por essas e por outras que vejo as minhas priminhas, e as amigas delas, que têm idades a partir dos 16 anos em diante, a chorarem em frente ao espelho a verem as desgraça da celulite que por ali anda. Eu só lhes digo que é bem feita (eu sei, por vezes sou um pouco cruel), mas se comessem mais legumes, não sofreriam de tal desgraça corporal. Hi hi hi ;)
    Eu faço refeições completas só de legumes, e o marido já se habituou, cá em casa ele só come carne uma vez por semana, os resto do tempo é peixe e sempre muitos legumes. E ele até já confessou que se sente muito melhor :)
    E para além disso, adoro aipo, de todas as formas, em sopa, em legume, cru com roquefort a acompanhar um sumo de tomate... and so on.

    ReplyDelete
  2. Faço um parecido mas com cenoura e bolbos de funcho. Delicioso!

    ReplyDelete
  3. Tem mesmo muito bom aspeto. Adoro legumes: fazem uma refeição leve e deliciosa.
    Votos de um santo e feliz Natal
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  4. Bem eu nem preciso de comentar o texto, né, posso só dizer que o nosso paladar habitua-se a tudo (a minha mãe até "chora" quando me vê comer bróculos e coentros e se lembra das birras que eu fiz a dizer que não gostava deles) e que aipo assado nunca experimentei mas tá com óptimo aspecto, vai estar no meu próximo assado, com certeza!!

    beijinho*

    ReplyDelete
  5. Ah que engraçado, ontem fiz caldo de legumes com cenoura e aipo, e aproveitei para sopa, podia bem ter feito isto ;)
    Marmita Lisboeta

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts