Mingau de tapioca.


A tapioca, feita a partir de fécula de mandioca, é um daqueles alimentos que alcançou o lugar de topo entre os adeptos das dietas e da vida saudável. Em primeiro lugar, não contém glúten, sendo aconselhada a doentes celíacos (ainda não me conseguiram convencer que quem não tem esta doença auto-imune deve prescindir do glúten na sua dieta, desculpem...). É extremamente versátil nas suas aplicações culinárias, uma excelente opção para o pequeno almoço, sendo também isenta de gordura. Como é pobre do ponto de vista nutricional e tem um índice glicémico alto, deve ser combinada com proteínas (como frango, queijos magros, ovos...), oleaginosas (nozes, sementes de abóbora...) ou canela.
Verão mais receitas com tapioca por aqui brevemente, fiquei fã!

Locais onde podem encontrar mais informação sobre os benefícios e aplicações da tapioca:


~ Ingredientes ~

receita adaptada dos blogues Oui Oui Saudável e do Panelaterapia

1 chávena cheia de leite de soja
2 colheres de sopa de tapioca em pérola
1 colher de sopa de farinha Maizena
1 colher de sopa de sementes de linhaça 
1 colher de sopa de sementes de chia
2 rodelas de limão
1 pau de canela Suldouro

Deixar as pérolas de tapioca durante a noite dentro da caneca cheia de leite de soja (porque me esqueci, a ideia era só as deixar de molho 1 hora...). Numa panela aquecer o leite com a tapioca, a Maizena, o limão e o pau de canela. Mexer constantemente com uma vara de arames para que não se pegue ao fundo. Quando estiver quase pronta, adicionar a linhaça e as sementes de chia. Cozinhar mais uns minutos e está pronta!

tempo de preparação: 20m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: tapioca

♥ Lovely Sponsor ♥


Comments

  1. Eu também sou fá de tapioca, dá para combinar com milhares de sabores, frutas, especiarias, etc, etc. E os miúdos costumam gostar também :)

    ReplyDelete
  2. Que belo aspeto, parece-me uma bela sugestão de um pequeno-almoço delicioso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ReplyDelete
  3. Ai que bom, tem uma cor tão gira!!! Nunca comi!
    Beijocas

    ReplyDelete
  4. Olá,
    obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre que quiser!
    Com esses ingredientes esse mingau só pode ter ficado delicioso!

    Bjs

    ReplyDelete
  5. Nunca comi, mas a ver pelas imagens que nos mostras, até apetece experimentar!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  6. Olá!! :) Bem, parece-me que vou repetir o comentário que deixaste no meu blog, mas é verdadinha... é mesmo!!! :) Não conhecia o teu blog! E tal como tu, numa primeira vista de olhos, concluí que 1) é muito divertido (tal como gosto, também :) e 2) tem receitas óptimas ... check!!!!
    Tens aqui um fã!!! ;) Minutos felizes!!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts