Requeijão de tofu.


Quando vos pedem para relembrar como era a vossa vida há 10 anos atrás, também recuam para os anos 90, como se desde que entrou o novo século se tratasse tudo de um grande vazio? Eu faço isso. Não sei porquê, mas esta última década parece que voou. Não me refiro aos últimos meses nem às últimas semanas. Refiro-me mesmo à última década. Como se os últimos 10 anos e picos não tivessem sido, provavelmente, os mais importantes da minha vida.
Uma maneira engraçada de me aperceber de como o tempo passou é ouvir as listas de melhores canções dos últimos anos. Cada uma faz-me viajar para um determinado momento e desperta as recordações dessa altura. 

Como é que posso ouvir este sucesso da Beyonce e não me recordar do verão de 2003 a dançar no Klube?

Ou pôr a música mais ordinária e com a coreografia mais foleira de sempre e não me lembrar de quantas vezes a dancei nas discotecas em Espanha?


É impensável ouvir a banda sonora do 8 Mile sem me relembrar de onde surgiu o meu gosto pelo rap e R&B...(e pelo Eminem!)


É impossível ouvir o Chasing Cars dos Snow Patrol sem me lembrar da primeira temporada de Anatomia de Grey e de como me custou perder o Danny e ver a Izzie inconsolável nos braços do apaixonado Karev. Ah, os tempos em que a Anatomia de Grey me fazia chorar e não pensar que aqueles médicos são uns depravados que dormem uns com os outros e que não há melhor lugar para espalhar uma DST do que naquele hospital...



Sim, o meu gosto musical não é grande coisa, mas acredito que tem vindo a melhorar. E como não me importo que as pessoas saibam as músicas foleiras que ouvia e ainda oiço com um sorriso nos lábios porque não baseio a minha auto-imagem nesse tipo de juízos de valor...

E agora as coisas sérias.

Entrei na faculdade em 2001. Conheci o P. no dia do jogo entre Portugal e a Rússia a 16 de Junho de 2004. Saí de casa em 2005. Comecei a gostar de gatos no mesmo ano. Terminei a licenciatura em 2007. Finalizei o mestrado em Cambridge em 2008. Comecei o doutoramento em 2009. Casei-me com o P. a 16 de Junho de 2012 e foi esta a última música que ouvimos ainda solteiros:


E esta a primeira que ouvimos já casados:



But I can't help but wonder...

Para onde foi o tempo e para onde irei eu também?...

~ Ingredientes ~

receita adaptada do site 30 todo o dia

250g de tofu biológico
2 colheres de sopa de azeite Alecrim aos Molhos
1 colher de café de sal marinho Necton
água

Bater tudo no liquidificador adicionando um pouco de água a gosto (apenas para conseguir uma massa mais cremosa). Guardar no frigorífico umas horas antes de servir. Esta receita é extremamente versátil, podendo o requeijão de tofu ser consumido frio ou quente, usado para barrar ou para substituir as natas...

tempo de preparação: 10m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: tofu

♥ Lovely Sponsor ♥  


Comments

  1. Oh Maria,
    cada vez gosto mais das tuas histórias, fazem-me mesmo voltar atrás e rir e sonhar...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ReplyDelete
  2. Em 2000 estava eu a viver em Seul, sempre acompanhada pela música da Alicia Keys, no verão antes de ir para Seul, em 1999 a música que se ouvia em todo o lado era Sex Bomb de Tom Jones. Las Ketchup relembra-me um fim de ano bombástico no Algarve. Mas o fundo sonoro da minha vida é Take my breath away dos Berlin, esta música aparecia na minha vida sempre que estava a passar por um mau momento e ligava a rádio, e lá estava ela, como que a adivinhar que eu estava a passar por um mau momento, mas para me fazer ver o brilho de uma luz ao fundo do túnel. No dia em que fui jantar pela primeira vez com o homem que é hoje o meu marido, depois do jantar, a caminho de um bar em Cascais, ele ligou o rádio do carro e estavam a passar Take my breath away, ao que ele diz : "adoro esta música, é a minha preferida". Fiquei com a certeza que tinha encontrado o homem certo :)
    Quanto ao tofu, até como, mas agora não tem dado porque parece que não é aconselhável as grávidas comerem tofu, por isso, só mais daqui a uns tempos ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso é que são boas recordações e felizes coincidências. Ja eu e o meu marido nao tivemos "a nossa música" ate casarmos e foi pq vimos o filme com o Sean Penn (de onde retirei a primeira) pouco tempo antes da cerimónia..

      Delete
  3. É impressionante como uma música marca um momento ou uma situação, ou mesmo um filme.. e não há volta a dar! aquela música será sempre associada àquele momento!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Muito bom este "requeijão"! Percebo-te bem, a última década passou a correr! Eu terminei a faculdade em 2001, a partir daí os anos sucedem-se, condensados uns nos outros!

    ReplyDelete
  5. As músicas marcam mesmo a nossa vida, essa música das ketchup...god....ainda me lembro do refrão, estava sempre a tocar nos carrinhos de choque de uma feira anual que temos aqui no concelho, tendo em conta que eu saia da escola e ia directa para lá andei uma semana a ouvir isso!! Mas apesar de hoje em dia ouvir música diferente da que ouvia há mais de 10 anos atrás ainda há algumas que continuam cá gravadas, não há volta a dar! (Uma amiga desafiou-me a ir a um concerto dos backstreet boys, que vêm cá para o ano.... não ouço desde míuda mas ainda era menina para ir vê-los, só para voltar a ter 12 anos eheh :P)

    Esse requeijão.....maravilha! Por acaso não costumo bater no liquidificador mas tenho de experimentar!

    beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por acaso tambem mais depressa dava dinheiro para ir ver uma banda dessas e passar uma noite nostálgica e divertida do que corria a comprar bilhetes para um concerto de uma banda xpto qualquer contemporânea. Este tofu é muito versátil! Ja o usei para rechear e gostei muito do resultado. Depois publico a receita. Bjo

      Delete
  6. Adorei esta deliciosa sugestão :)

    ReplyDelete
  7. Bem o que já me ri com a choradeira e o espalhar da DST pelo hospital da Grey!!
    Fantástico post Maria. Não me canso de dizer o quanto adoro os teus posts e quanto ao gosto musical, deixa lá, porque a minha música "preferida" é da Girls just wann'a have fun da Cyndy Lauper acreditas em tão mau gosto???
    Quanto ao requeijão de tofu, adoraria provar, pois deve ser bem interessante.
    Beijocas,
    Lia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts