Bolos de arroz.



Não sei se será a minha memória mais antiga, mas é certamente uma das primeiras. Subia a Guerra Junqueiro de mão dada com a minha mãe, deveria ter uns 5 anos ou até menos. Comia com pequenas dentadas um bolo de arroz que levava na outra mão.


Subimos até à Praça de Londres. Quando chegámos à curva que desemboca no início da Av. de Roma, um enorme pastor alemão passou por nós e abocanhou o bolo que carregava comigo. Chorei tanto, mais pelo susto do que pela perda. O dono do cão que o passeava pela trela desfez-se em desculpas e ofereceu-se para me comprar outro bolo.


O inesperado da situação deixou toda a gente meio atrapalhada e os meus soluços não devem ter ajudado. Então uma criança passeia de mão dada com a mãe enquanto se delicia com um bolo de arroz, quando um cão, que de quatro tinha praticamente a mesma altura que a menina, e sem sequer pedir licença, de uma só dentada, leva-lhe o petisco? Imperdoável.


Não quis mais nenhum bolo de arroz. Para quê? Para outro cão mo levar também?



~ Ingredientes ~

receita retirada do site da Vaqueiro

125 g de açúcar + o necessário para polvilhar
70 g de Vaqueiro
3 ovos biológicos M
150 g de farinha de arroz
50 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Ligar o forno nos180 °C. Bater o açúcar com a Vaqueiro até obter um creme liso e esbranquiçado. Juntar os ovos, um a um batendo sempre. Adicionar a farinha de arroz, a farinha e o fermento e mexer muito bem. Levar os bolos de arroz ao forno em forminhas cerca de 30m. Aos 20m, polvilhá-los com o restante açúcar e voltar a introduzi-los no forno mais 10m ou até que estejam prontos.


tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: farinha de arroz


Comments

  1. Adoro bolos de arroz, e nunca fiz em casa . Os teus ficaram lindos e apetitosos :)
    Eu e os Pastrores Alemães tb temos uma história...
    Beijinhos doces :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada! por acaso pastor alemão é das minhas raças favoritas: acho-os muito bonitos e adoro o porte. não me importava nada de ter um, mas não sou pessoa de comprar animais. bjs

      Delete
  2. Valeu a pena teres arriscado a prepara-los... Ficaram lindos.
    Ainda bem os gatos nao gostam bolos de arroz.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. não gostam de bolos de arroz, mas gostam de iogurte! :p

      Delete
  3. Estes bolos de arroz ficaram lindos. Adorei a decoração!

    ReplyDelete
  4. Foi um dos meus bolos preferidos quando era miúda. Ficaram lindos. beijocas

    ReplyDelete
  5. Também gosto muito de bolo de arroz, esse e o mil folhas eram os meus preferidos quando era "piqueno". Sempre tive sorte e nunca nenhum cão me roubou os bolinhos. Sorte! :)
    Onde compras-te a farinha de arroz? Sou menino para fazer estes bolinhos também! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. comprei no celeiro! eu também gostava muito de pastéis de belém. comia meia dúzia polvilhados com açúcar e canela com a ajuda de uma colher de café! ;)

      Delete
  6. No comentário escrevi "compras-te" dahhh!?%# era "compraste" :/

    ReplyDelete
  7. As imagens estão excelentes :)

    levaste ao forno, já nessas formas de papel?

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, levei nas formas! comprei-as da tiger store :)

      Delete
  8. Tu eras radical em criança, não deixaste de gostar de cães, pois não? Os bolos de arroz devem ser aqueles bolos que todas as mães davam às crianças nos cafés, pois é o que me lembro de comer mais vezes e ainda gosto muito. Já fiz várias vezes, quer em formato pequeno, como os teus que estão lindos, já agora, como em formato grande.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. não, eu adoro cães! só apanhei um susto ehehe

      Delete
  9. Que mimosos os bolinhos:))e devem ser deliciosos!

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Aposto que esses comeste bem depressa não fosse um canídeo cheirá-los ao longe e subir as paredes do prédio só para te atacar os bolos!!!ahahhahah
    Agora percebo porque és amantes de gatos!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. por acaso só comi um, os outros voaram todos da caixa mas por culpa de outras pessoas :p eu adoro cães e gatos, coelhos, hamsters, cavalos... só não gosto de insectos! :))

      Delete
  11. Adoro estas longínquas recordações que tanto nos marcaram.
    E adoro cães, espero que a tua relação com eles não tenha sido marcada por este episódio, o bichinho só estaria desconsolado! ;)
    Estes bolos tão lindos deram-me uma ideia para hoje, dia de aniversário do "Manel".Obg. ;)

    Bjinhos
    Susana

    ReplyDelete
    Replies
    1. espero que o o teu "manel" goste. o meu adorou! eu adoro cães - até já fui mordida por um e mesmo assim gosto tanto deles como de gatos! bjs

      Delete
    2. Gostou muito, estavam optimos! ;)
      Um pormenor, deram-te para os 8 que a receita refere? Só consegui 5?!?

      Bjinhos

      Delete
    3. eh pá! que rápida! fiz 7 ou 8 (acho que quando tirei a fotografia já tinha comido um, porque gosto sempre de provar antes de publicar). beijo

      Delete
  12. Adorei a história e adoro bolos de arroz.
    Até breve.

    ReplyDelete
  13. Replies
    1. coitado, se calhar estava na hora do lanche dele... ;)

      Delete
  14. Sabes, os bolos sem cremes são os meus favoritos. Para mim, os bolos de arroz lembram-me o tempo de faculdade. Um bolo de arroz e um galãozinho são a combinação perfeita.
    Gostei da tua aventura e do bolo. Muito bom, mesmo.
    Bjs

    ReplyDelete
  15. Que história mais engraçada esta. Já me ri um bocado, ams imagino que tenha sido traumático pra ti...
    Adoro bolos de arroz e estes estão lindos e o prato... AMO de paixão!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  16. Ficaram lindos!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  17. Estes bolinhos também me fazem lembrar a minha infância, adoro.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ReplyDelete
  18. Tadinha, mas não consigo deixar de achar piada à imagem do cão a topar o bolo de arroz e a pensar "yummi, este já cá canta!!" :P
    Nunca nenhum cão me comeu um bolo (acho que morria de susto, tinha pavor a cães grandes) mas o meu primeiro dente caiu quando estava a comer precisamente um bolo de arroz! Quando olhei para o bolo lá estava a minha dentada ligeiramente ensanguentada e do dente nem vê-lo! Acho que o comi eheh :P

    Adoro as forminhas :)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts