Fondant de chocolate.



Como não poderia deixar de ser, vou participar na celebração do primeiro aniversário do blogue da Maria João, Ponto de Rebuçado. Receitas com chocolate é o que não falta por aqui, mas mesmo se a Maria João nos tivesse desafiado a cozinhar com pernas de rã ou lombos de elefante, lá teria eu de me munir do guarda chuva e sair porta fora para comprar estes exóticos ingredientes.

E porquê? Porque gosto das relações que se criam sem conhecermos cara a cara quem está do outro lado de um blogue. Gosto de como nos entendemos umas com as outras sem necessitarmos de tardes mal aproveitadas nos cafés. Gosto de como encontrámos uma linguagem comum na partilha dos sabores e das receitas. Gosto de como o trabalho que me dá manter este espaço actualizado se reflecte em tantos outros blogues que, no meio dos seus deveres e afazeres diários, encontram sempre uns minutos para me fazer chegar uma receita nova, um segredo culinário trocado entrelinhas ou um comentário simpático. 

Para mim a Maria João é isso e muito mais (vá, saca lá do Kleenex...). Ela e uma mão cheia de pessoas que tenho vindo a "conhecer" por aqui. É que quando passar a moda dos blogues, das receitas, dos workshops e do food styling (sim, porque temos todas de ser umas profissionais da máquina fotográfica e da colher de pau para que o blogue se destaque...), o que vai ficar são as receitas partilhadas, as gargalhadas roubadas e como, em determinado momento, a nossa vida se tornou mais rica apenas porque decidimos partilhar com estranhos o que sai da nossa cozinha.

Ah, e muitos parabéns!!!



~ Ingredientes ~

receita ligeiramente adaptada do blogue Cozinha com Alma

200g de chocolate de culinária
150g de margarina 
150g de açúcar
50g de farinha
5 ovos biológicos M

para a cobertura

200ml de natas 
1 pacote de Chantifix Vahiné
Rolinhos de cacau magro Vahiné
Estrelas Vahiné
1 colher de chá de corante alimentar amarelo

Separar as claras das gemas e batê-las em castelo. Reservar. Derreter o chocolate no microondas e reservar também. Numa tigela bater as gemas com o açúcar e a margarina até conseguir uma consistência esbranquiçada. Juntar o chocolate e a farinha peneirada. Levar ao forno a 200º cerca de 30m (a receita original dizia apenas 10/11 minutos para que o bolo fique húmido por dentro, mas achei a consistência do meu demasiado crua) numa forma de fundo removível (que eu, logicamente, não tinha e só me apercebi desse pormenor já estava a fazer o bolo, pelo que usei uma forma de silicone redonda). Desenformar apenas quando estiver frio e untá-lo com as natas batidas com o Chantifix e o corante alimentar. Pode-se adicionar também um pouco de açúcar em pó. Decorar com as estrelas e os rolinhos de cacau magro e, se estiverem com um espírito festivo, acrescentem-lhe também uma grinalda em cima, como eu fiz... :)))



tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: não
para crianças:  sim  
ingrediente principal: chocolate


♥ Lovely Sponsor ♥


Comments

  1. Hummm que delicia ! Fará sucesso com certeza na mesa da Maria João :)
    Beijinhos doces !

    ReplyDelete
  2. Ai que já estou a babar... quero uma fatia...
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Olá!

    Está lindo!

    E concordo com tudo o que está escrito aqui em cima: o que fica é mesmo isso!

    Bjs

    ReplyDelete
  4. Olá Maria,
    Concordo com tudo o que escreves hoje :))), tanto em relação aos blogues e às amizades virtuais, como no que toca à Ma João.
    Esta tua participação, linda e super deliciosa sem dúvida, vai animar e muito a festa da João!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  5. Pronto... como já me conheces bem, sabias que eu ia precisar dos Kleenex, não era? Esta parte dos laços foi o que mais me surpreendeu durante o passado ano e o que de melhor fica, tens toda a razão!
    Agora... sabes do que não vou precisar? De guardanapo... é que com esta delícia, o plano é LAMBER OS DEDOS! :P
    Obrigada pela tua presença, na festa e noutros tantos dias!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Plenamente de acordo com as tuas palavras! E já agora, não me importava de comer uma fatia desse bolo ,que deve ser muito bom...
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Humm...que maravilha! Esse bolo é o pecado da gula ao vivo e a cores! Fico com uma fatia,pode ser?
    A Mª João vai adorar esse bolinho...Parabéns pela participação!
    Beijinho grande

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/


    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts