Iogurte caseiro (na panela, sem maquinetas!).


Não só pelo bem da minha saúde, mas também da minha carteira, comecei a fazer iogurtes em casa. Não tenho iogurteira e nunca pensei que fosse assim tão simples. Comecei por preparar 2 litros de leite magro para 1 iogurte (normal), mas podem ler nas observações do site, que com apenas um iogurte, conseguem produzir de 1 a 4 litros de leite.  Também podem fazer iogurte sem lactose, com leite meio-gordo ou gordo (o que se reflectirá na consistência... calorias e gordura!). Nos comentários encontram resposta a muitas dúvidas que poderão ter e ainda sugestões de utilização. Aconselho que façam apenas a quantidade necessária para uma semana de maneira a evitar desperdiçar iogurte ou que este se estrague. Com tanto iogurte em casa, dei por mim a utilizá-lo em bolos, molhos (substituindo as natas), marinadas, smoothies...

Já agora, aproveitei para fazer as contas e esta receita saiu-me a 2€ no total e rendeu-me quase 2 litros de iogurte. Tendo em conta que cada litro de leite custou cerca de 0,80€ e o iogurte 0,40€, consegui reduzir o preço do iogurte consumido cá em casa para metade com esta receita. Além disso basta depois apenas ir juntando parte do iogurte já feito para a receita seguinte, comprando apenas o leite!  

€€€€€€


~ Ingredientes ~

receita adaptada do Blog da Mimis 

2 litros de leite magro (marca branca do Pingo Doce)
1 iogurte natural (usei da Danone de 120g)


Numa panela grande, ferver o leite. Quando este estiver fervido, desligar o lume, retirar as natas que se formaram (blhergh!!) e deixar arrefecer um pouco (a autora indica que, quando conseguirmos manter um dedo dentro da panela com o leite até 10 segundos sem o retirar imediatamente, então está pronto). Nessa altura juntar o iogurte, mexer, tapar a panela e embrulhá-la em toalhas (eu utilizei um lençol de banho turco). Deixar repousar entre 8 a 10h (eu deixei a noite toda). De manhã desembrulhar e colocar o iogurte em frascos de vidro. Tirei ainda a maior parte do soro que se formou. A consistência dos meus iogurtes, talvez pelo uso do leite magro, ficou entre o sólido e o líquido e o sabor é óptimo. Consegui ainda fazer batidos de fruta com ele e fiquei muito satisfeita com o resultado.


Xinapá tanto iogurte!!!

tempo de preparação: 1 hora (mais 8-10h de espera)
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: leite

♥ Lovely Sponsor ♥

 

Comments

  1. Sem dúvida "Xinapá tanto iogurte" super fácil! Eu não sou muito de iogurtes, a "mais que tudo" é que os devora :) Mas a sugestão é muito boa, então nesta época, ui ui €€€€ dá um jeitão!! :)

    ReplyDelete
  2. Boa ideia! Estou a pensar começar a fabricar os meus próprios iogurtes também, até porque os iogurtes de soja são ainda mais caros do que os normais!

    ReplyDelete
  3. Por vezes também faço iogurtes cá em casa pelo mesmo processo e resulta perfeitamente... adoro!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Realmente cada vez mais acho que se pode fazer tudo em casa, isto é a prova disso mesmo!

    ReplyDelete
  5. Não encontrei o link para o site de que falas! Cá em casa fazem-se iogurtes todas as semanas, mas na iogurteira :)
    É muito prático e mais económico :)
    Como gulodice ponho uma colher sobremesa de doce ou compota no fundo do copinho!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Eu também volta e meia faço iogurtes, pois como compro biológico compensa bem a nível $. E é bem simples e fácil fazermos outras combinações que por vezes não encontramos.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Adoro iogurtes caseiros! Se quiseres um dia fazer iogurte tipo grego, é só deixar o iogurte sob uma peneira com gaze durante umas horas para perder algum soro. Ficas com menos xinapá, é certo, mas é tão bom! :D
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Eu tenho iogurteira porque comprei numa promoção, e dá uma grande ajuda na prearaçao dos iogurtes.. a verdade é que estou cada vez mais fã dos iogurtes caseiros e são de facto bastante simples de preparar :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Será que é possível fazer com leite de soja?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pelo que li na receita original, não me parece que dê...

      Delete

Post a Comment

Popular Posts