Meatless Monday ~ Salteado de seitan com lentilhas e quinoa.


Tenho um defeito terrível: sou extremamente vingativa. Aí em baixo depois podem comentar que devemos perdoar os outros, enterrar o passado, aprender com os erros e não tentar o karma porque o que desejamos de mal volta para nós a triplicar. Blá, blá, blá... Eu sei que deveria ser melhor pessoa, mas gostava que me concedessem este pequeno defeito. Há quem diga que tenho muitos deles, há quem diga que nem por isso. Com mau feitio ou directa de mais, mas, no fundo, até acho que sou boa pessoa. Porém, só me deu para ler o Primeiro Testamento (achei-o mais interessante com os seus cataclismos e castigos divinos) e, como tal, fiquei com a sensção que a ordem do universo nem sempre deve ser restabelecida pelo mesmo. Às vezes temos de dar uma ajudinha. Um empurrão. E mesmo quando não agimos directamente sobre o resultado final, sabe bem assistir quando os outros pagam pelo mal que andam a espalhar no mundo. E são estas pequenas coisas que me dão alento. Como saber que uma das pessoas que mais me chateou no ano anterior passou o revéillon com uma diarreia fulminante.

Juro que não tive nada a ver com isso... ;)


~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Not Guilty Pleasure (sim, eu sei que são empadas...)

para a quinoa:
1/2 chávena de quinoa 
1 chávena de água a ferver
1 pitada de sal marinho Necton

para as lentilhas:
100g de lentilhas verdes (se ficarem de molho de véspera ficam mais tenras)
água a ferver até cobrir as lentilhas
1 pitada de sal marinho Necton

para a marinada do seitan (deixei repousar cerca de 30m antes de cozinhar)
250g de seitan biológico
50ml de vinho branco
1 colher de café de gengibre em pó Suldouro 
1 colher de café de caril Suldouro
1 colher de café de gengibre em pó Suldouro
1 colher de café de cominhos em grão
1 colher de café de açafrão Suldouro
1 colher de café de paprika Suldouro
1 colher de café de alho em pó Suldouro
1 colher de café de cebola desidratada (compro na Tiger Store)

para o refogado:
1 fio de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho laminados
1 malagueta picada
250g de polpa de tomate
50ml de vinho branco

legumes:
uma cenoura média cortada em cubos
couve (sinceramente não sei o nome da variedade que usei, pode ser lombarda ou outra de folha escura...) em juliana


Começar por cozer a quinoa e as lentilhas separadamente. Reservar. Preparar o refogado com os ingredientes acima listados, exceptuando a polpa de tomate e o vinho branco. Adicionar a cenoura e a couve, deixando-as amolecer cerca de 5-10m até incorporar os outros ingredientes. Começar por adicionar o seitan com a marinada e pouco depois as lentilhas (as minhas ficaram al dente quando as cozi). Cozinhar mais 10m em lume baixo para não queimar e depois adicionar a polpa de tomte e o restante vinho branco. Deixar apurar mais uns minutos até que todos os sabores fiquem incorporados. Misturar com a quinoa e servir. 
[Como fiz uma grande quantidade, servi uma parte para o meu almoço e congelei as restantes duas doses.]


tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim  
ingrediente principal: seitan

♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Confesso-te que eu e bolinhas verdes não somos lá muito chegadas, Tanto que em casa só utilizo as lentilhas vermelhas :D
    Mas este pratinho iria ser muito bem recebido pelo maridão :P
    Beijinhos doces e feliz 2014!

    ReplyDelete
  2. Eu gosto de vir aqui ler-te para começar o dia com uma gargalhada! :)
    Já sabes que soja e afins não são a minha praia... mas lá que o teu salteado está com bom aspeto, está!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Bela sugestão!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Belo pratinho! Hoje também tenho lentilhas lá no blogue! Quanto às vinganças... dá ainda mais gozo quando não tivémos nada a ver com isso! ;-)

    ReplyDelete
  5. Também sou assim - não é bonito de se dizer, mas é a verdade. Mas antes ser assim, do que , passemos a expressão, sonsa , que não parece fazer mal a uma mosca mas que apunhala pelas costas.
    A receita de hoje parece-me óptima para começar um detox, e regrar a dieta que por estes dias não anda encaminhada ;)
    Parabéns pelo blog
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Também partilho esse mesmo traço da personalidade contigo - mas antes assim do que não ser!
    A receita tem mesmo a cara da minha irmã - sem o seitan - ela adora quinoa.
    Parabéns pelo blog :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Ok...agora que já parei de rir, tenho que dizer que adoro que o carma actue sem grandes demoras para harmonia do universo :)
    Eis uma boa refeição para harmonizar o nosso corpo e espírito!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. A sério?? Quanto mais te leio mais acho que somos irmãs gémeas. Nunca vi descrições de ninguém que não fossem tão iguais às da minha pessoa e olha que eu também me considero uma pessoa boa...
    Adorei a sugestão e adorei a diarreia da(o) outra(o).
    Beijinhos grandes e feliz 2014,
    Lia.

    ReplyDelete
  9. Não acredito que não haja ninguém com o seu quê de vingativo. Talvez o Dalai Lama..... Mas ninguém é imune a pensamentos negativos em relação a outras pessoas.. E essa actuação do karma foi linda eheh.

    Podem não ser empadas mas parece-me delicioso :)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts