O meu chicken garam masala com bulgur.



Sabem quando preparamos uma receita a correr para um almoço a desfrutar sozinhos com o que encontramos entre o frigorífico e a despensa? Quando, apesar da rapidez que deve ser impressa a esse momento, não queremos deixar de usufruir de uma refeição com um toque diferente? Acho que nesse aspecto sou parecida com o meu pai. Ele era o primeiro a chegar ao escritório, trabalhava as horas que fossem necessárias, mas interrompia religiosamente para comer. Quando ficava em casa a trabalhar, muitas vezes até saía para esticar as pernas e aproveitar o almoço. Nem que fosse uma hora, mas havia ali uma pausa. 

Eu não chego a tanto, mas quando a fome começa a apertar e se não tenho nada já pronto a aquecer, aproveito para confeccionar uma receita que tinha guardada com os ingredientes disponíveis. Faço daquele momento uma pausa como deve ser. Com direito a comida acabada de sair da panela, da frigideira ou do forno. Com a "comida de passarinho" a que muitas vezes o meu marido torce o nariz (no caso da receita de hoje, se excluirmos o bulgur, seria um passarinho alimentado à base de frango com temperos indianos, mas enfim...). 

E pronto, de uma refeição em casa, das muitas horas passadas sozinha ou na companhia dos meus gatos, com os olhos secos e colados ao ecrã do computador, com os fones nas orelhas e uma botija de água quente no colo, se passa mais um dia igual a tantos outros. Com a diferença que desta vez, mal provei o prato acabado de confeccionar, fui a correr para a varanda aproveitar os raios de sol que nestas semanas se têm feito rogados e tirei fotografias a correr do meu almoço. Estas não ficaram nada de jeito, mas tinha mesmo de partilhar esta receita.



~ Ingredientes ~
1 peito de frango do campo partido em cubos
1 colher de café de moinho de 5 pimenta Suldouro
1 pitada de sal marinho Necton
3 colheres de chá bem cheias de tempero Garam Masala (compro já pronto numa loja de produtos indianos)
50g de bulgur (o dobro da quantidade de água)
1 fio de azeite
3 dentes de alho pequenos picados
1 malagueta conservada em azeite e aguardente
1 pedaço pequeno (do tamanho da ponta do dedo indicador) de gengibre fresco ralado


Temperar o frango com o moinho de 5 pimentas, o sal e uma colher de chá de tempero Garam Masala. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico entre 1 a 2h. Cozer o bulgur no dobro da água a ferver e com uma pitada de sal.
Numa frigideira pequena, aquecer o azeite, juntar o alho e refogar. Adicionar a malagueta picada (eu deixo as sementes), o gengibre e outra colher de chá de Garam Masala. Misturar bem com uma colher de pau até que se forme uma espécie de pasta que se descola da frigideira. Adicionar o frango e alourá-lo até que esteja cozido por dentro e tostadinho por fora. Juntar o iogurte, mexer para envolver nos temperos e cobrir todo o frango. Adicionar a última colher de chá de Garam Masala. Não deixar cozinhar mais do que 5m. Servir imediatamente com o bulgur.

tempo de preparação: 40m
dificuldade: *
vegetariana: não
para crianças:  não 
ingrediente principal: frango do campo

♥ Lovely Sponsor ♥

 

Comments

  1. Deve ficar fantástico! Adoro estes pratos com sabores indianos, hoje estamos a combinar porque publiquei um saag de frango do campo. :-)

    ReplyDelete
  2. E são refeições assim que nos sabem mesmo bem! :)
    Adoro um frango com masala e adoro bulgur. Comida de passarinho mesmo boa esta.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Estas refeições assim, até às vezes sabem melhor!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ReplyDelete
  4. Mas que delícia!! Esse frango é cá dos meus :-)

    ReplyDelete
  5. Olá Maria,
    Gosto tanto do sabor e do cheiro da garam masala.
    Eu também aproveito os almoços que estou sozinha para experimentar as coisas a que já sei, o resto da comitiva cá de casa, vai torcer-lhes o nariz!!

    ReplyDelete
  6. Eu confesso que se estou sozinha, não tenho vontade alguma de cozinhar uma refeição como deve ser :) a preguiça ataca em força!
    Esse pratinho seria bem recebido por estes lados, até pelos meus passarinhos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts