Caldo verde só com uma batata.



Acho engraçada a ideia de que algumas pessoas possam vir aqui ao engano. Por exemplo, lêem "biscoitinhos de queijo da Ilha" e de repente são bombardeados com os meus desenhos da primeira classe. Ou vêem "Finger biscuits" e são saudados com o meu dedo do meio. Coisas dessas. Coitados dos meus leitores, nem uma pista dou sequer do que as espera por aqui. Será que deveria mudar o título das publicações ou vou continuar a contar com o elemento surpresa do meu lado? Em vez de biscoitinhos de queijo da Ilha escrevia "chumbei a EVT" e em vez de "Finger Biscuits" entitulava a publicação "Só me falta pimenta na língua".

No caso de hoje, não há muito mais a contar. Fiz sopa. Raramente publico receitas de sopa, embora as coma com frequência. Refeição (especialmente no inverno) que não comece com este delicioso caldo sabe a pouco. As combinações são infinitas e vale a pena explorá-las. Como não costumo colocar batata na sopa (curgete ou couve-flor fazem o mesmo efeito, são mais saudáveis e menos calóricas) mas apetecia-me caldo verde, decidi fazer esta versão mais light. Não prescindi totalmente da batata, mas também não atraí ninguém aqui sob falso pretextos. Já é um princípio.


~ Ingredientes ~

1 cebola
1 dente de alho
1 curgete grande
1 batata média
80g de couve galega cortada em "caldo verde"
água 
um fio de azeite
uma pitada de sal marinho Necton

Lavar e cortar todos os legumes. Numa panela grande, colocar estes legumes (excepto a couve galega) e cobri-los com água. Cozinhar cerca de 30m em lume médio. Retirar do lume e passar com a varinha mágica. Misturar a couve e cozinhar mais 15m ou até que esta esteja pronta. Adicionar um fio de azeite e servir.


tempo de preparação: 1h
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: couve galega

♥ Lovely Sponsor ♥ 



Comments

  1. Olá Maria,
    Secalhar é mesmo esse factor surpresa que torna os teus posts tão interessantes...
    Adoro caldo verde e com uma só batata, melhor ainda!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Cá em casa tenho um grande fã de caldo verde, mas tem que ter muuuuuita batata. Não sei se o engano com a curgete... Mas de resto, em todas as outras sopas do dia-a-dia, nunca uso batata, tal como tu.

    ReplyDelete
  3. Eu gosto tanto de caldo verde!!
    E este parece-me tão bem :)

    ReplyDelete
  4. este ano comprei couve para caldo verde na passagem de ano para um batalhão, por isso congelei parte e tenho alternado com outras sopas neste Inverno.
    Mas uso nabo para não ficar com um sabor muito pesado a batata. Ao contrário da Ana (sem Lactose), cá em casa tenho um grande anti-fã de caldo verde!

    ReplyDelete
  5. oh marmita lisboeta, gostei do pormenor da "Ana (Sem Lactose)" lool!
    caldo verde é capaz de ser a única sopa sem ser passada que o meu marido come, o que me poupa algum trabalho...
    beijinhos

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts