Meatless Monday ~ Hambúrgueres de bulgur e grão de bico.



Ultimamente, não deve haver uma semana que passe sem que coma grão de bico. Não sei o que se passa comigo, mas penso que com este tipo de vícios posso eu bem. Geralmente delicio-me com húmus ou falafel, misturo ingredientes novos ou como na rua (gosto muito de ir ao Joshua's Shoarma Grill nos centros comerciais e das suas pitas falafel com batatas e molho de iogurte com alho!!!!). Já experimentei adicionar tomate seco preservado em azeite ao húmus e resulta muito bem. Já experimentei adicionar coentros frescos e fica melhor ainda. Estou a um bocadinho assim [  ] de fazer uma ode ao húmus tal como em tempos fiz ao guacamole!

Curiosamente grão de bico faz-me sempre lembrar uma cena do segundo filme do Sexo e a Cidade quando a Samantha, vendo-se privada das suas hormonas de compensação que a impediam de entrar de cabeça na menopausa e manter a líbido nos níveis a que nos habituou, começa a barrar-se com húmus em pleno Abu Dhabi. Deve ser a única cena memorável nesse filme, agora que me recordo...  Não encontrei registo deste tipo de propriedades no grão de bico ao pesquisar sobre as suas características, mas suspeito que a quantidade de triptofano nele presente seja responsável por este meu novo amor.

Tudo considerado, agora ando sempre à procura de novas aplicações para o grão de bico. Sejam umas queridas e uns queridos e deixem aí sugestões para eu experimentar! ;) Entretanto experimentem estes hambúrgueres de bulgur e grão de bico acompanhados do pesto de agrião e avelãs da semana passada (o qual me esqueci de adicionar ao prato antes de o fotografar...).

~ Ingredientes ~

receita adaptada do site Inspired

1/2 cup de bulgur cozido
1/2 cup de grão de bico em frasco, escorrido e passado por água
1/4 cebola média
1 dente de alho
raspa e sumo de meio limão
coentros frescos
1 colher de chá de tahini
2 colheres de sopa de sementes de linhaça dourada
Sal & Vida  (4 pulverizações para os hambúrgueres e 2 para as batatas)
1 batata doce 
mistura de especiarias Alecrim aos Molhos
1 colher de chá de óleo de côco


Lavar bem a batata, mas não retirar a casca. Cortá-la ao meio e fazer dois golpes longitudinais em cada metade. Colocar o óleo de côco e temperar com a mistura de especiarias Alecrim aos Molhos. Levar a forno pré-aquecido a 180º.
No processador de alimentos, colocar o bulgur, o grão de bico, a cebola, o dente de alho, o sumo de limão e a sua raspa, os coentros frescos e o tahini. Pressionar até que os ingredientes estejam bem unidos. Retirar a massa obtida e moldar hambúrgueres com as mãos. Passá-los por linhaça (decidi adicionar estas sementes para que o exterior dos hambúrgueres ficasse estaladiço, mas como não tinha a certeza do resultado, apenas cobri dois dos três). Levar ao forno juntando os hambúrgueres às batatas e assar mais 15m.


tempo de preparação: 40m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingredientes principais: grão de bico

♥ Lovely Sponsor ♥ 


Comments

  1. Gostei deste aspeto, maravilhoso.
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  2. Adoro grão-de-bico, e faço imensas vezes falafel...adorei esta tua sugestão de hambúrgueres, vou guardar a receita!
    Também me lembro dessa cena do filme, mas confesso que vê-la a comer, não era lá muito apelativo! :D lol

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  3. Que lindos! Tu estás a ficar uma expert em comida saudável! :P
    Gosto muito de grão de bico e fico a aguardar a tua ode ao dito!
    Beijinhos e boa semana

    ReplyDelete
  4. Eu também adoro grão mas guacamole forever in my heart!! :P
    Estou a adorar estas tuas receitas de grão e já que pedes toma lá uma, que é das minhas preferidas: http://thelovefood.blogspot.pt/2010/07/hamburgueres-de-grao-e-coentros.html

    beijinho**

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts