Meatless Monday ~ Patties de falafel com iogurte de harissa.

Eu acho que ficou artístico. E vocês?

Eu tinha uma receita com grão de bico agendada para hoje. Juro que tinha, mas teve de ficar para a semana. Falava do meu amor estridente por esta leguminosa, mencionava as suas propriedades nutricionais e receitas que já tinha experimentado com ela. Até que descobri esta receita de patties de falafel. Mal a vi no feed do Bloglovin, soube que seria este o meu almoço. Como não mencionava como fazer a harissa, lembrei-me que já tinha visto esta receita algures pela blogosfera portuguesa. Claro está, encontrei-a num dos meus blogues favoritos, o Cozinhar Sem Lactose (sem desmérito para os outros mais de 300 blogues de culinária que sigo e que também fazem harissa em casa, claro).

Como não necessitava de ir à rua comprar nenhum ingrediente em falta, quando dei conta que já tinha passado da hora de almoço, meti mãos à obra. Sim, estava com fome às 16h30 da tarde quando finalmente me sentei a comer (também vos acontece enquanto esperam que a refeição termine de cozinhar, escrever o rascunho da receita para não se esquecerem das adaptações, depois ainda terem de tirar as fotografias com o estômago a pedir comida urgentemente e, quando finalmente se sentam a comer, vão editando o que falta... ou sou só eu que sou maluca?). Será que a delícia que esta receita é justifica que tenha comido 3 das patties de seguida, repetido os bróculos e que tenha sobrado menos de metade do iogurte com harissa? Talvez. Se assim é, são capazes de me responder porque foi também este o meu jantar, poucas horas depois?... 

*Eu não sei se escrevo isto aqui muitas vezes ou não porque sou esquecida e encho o meu cérebro com demasiada informação desnecessária que não me permite filtrar o essencial... mas mesmo que nunca cheguem a experimentar nenhuma receita aqui publicada, se não são fãs de comida vegetariana, se só cá vêm para ler os textos ou para encontrar razões para me criticar... façam um favor a vocês mesmos e experimentem esta receita que é MARAVILHOSA. Juro que não se vão arrepender. Palavra de escuteira (que nunca fui).


~ Ingredientes ~

para o iogurte de harissa

receita da harissa retirada do blogue Cozinhar sem Lactose

harissa 
100 ml de azeite
5 colheres de sopa bem cheias de paprica Suldouro
1 colher de chá de piripiri Suldouro
 1 colher de chá de coentros em pó Suldouro
2 colheres de chá de cominhos em pó Suldouro
1/2 colher de chá de sal marinho Necton 
 2 colheres de sopa de polpa de tomate
+
1/4 colher de chá de sal marinho Necton

receita ligeiramente adaptada do blogue A Couple Cooks

para as patties 
1 cup de grão de bico cozido
1 colher de sopa de sementes de sésamo
uma cenoura média cortada grosseiramente
1/2 cebola cortada grosseiramente
2 dentes de alho laminados
1/2 cup de coentros frescos
6 colheres de sopa de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de cominhos moídos Suldouro 
1/2 colher de chá de sal marinho Necton 
1/4 colher de chá de pimenta de caiena
2 colheres de sopa de azeite

Começar por preparar a harissa. Juntar todos os ingredientes num frasco e misturá-los bem. Para fazer o iogurte de harissa, mistura 1/2 cup de iogurte caseiro com 2 colheres de sopa de harissa e 1/4 colher de sal marinho. Reservar.
Ligar o forno a 190º. Para fazer as patties, juntar o grão de bico, as sementes de sésamo, a cenoura, a cebola, os dentes de alho e os coentros frescos no processador de alimentos. Triturar até obter uma massa homogénea. Numa tigela à parte misturar a farinha, os cominhos, o sal e a pimenta de caiena. Envolver com a pasta de grão. Formar 5 patties pequenas com as mãos e levá-las a tostar dos dois lados numa frigideira com 2 colheres de sopa de azeite, não mais do que 5m. Colocá-las num tabuleiro grande e levá-las ao forno 15m. Retirar e aguardar mais 15m até que fiquem rijas. Servir com pão pita, legumes ao vapor ou uma salada acompanhados do iogurte de harissa.


tempo de preparação: 1h
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: grão de bico

♥ Lovely Sponsor ♥ 


Comments

  1. Vou experimentar sem dúvida este falafel! Boa ideia, a de juntares a harissa ao iogurte, usa-se muito nas cozinhas do médio oriente.

    ReplyDelete
  2. Uma excelente sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Agora quem ficou com vontade de experimentar fui eu!

    ReplyDelete
  4. Não sou vegetariana mas gosto imenso de refeições assim. Nunca fiz mas fiquei tentada a fazer e o prato ficou bonito sim senhora. um beijinho e boas receitas

    ReplyDelete
  5. Convenceste-me, a nossa próxima refeição vegetariana vai ser esta, tenho que arranjar uns 2 ingredientes primeiro, mas será feito esta semana. Depois conto se os esquisitos gostaram, pois eu parece-me que tendo em conta os ingredientes vou adorar. Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Ok, mensagem recebida, vou experimentar! :) Adoro grão com coentros, portanto vou gostar de certeza!!

    ***

    ReplyDelete
  7. Olá,
    Não sou grande fã de comida vegetariana mas até gostei da sugestão.
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  8. Adoro falafel e esses patties pedem para ser devorados, mesmo!!
    E ir "dipando" no iogurte de harissa, que coisa boa de sabores e perfumes.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  9. façam esta receita e depois digam-me se não tenho razão. eu, simplesmente, adorei :) beijinhos e muito obrigada a todas pelos vossos comentários

    ReplyDelete
  10. Hum... a esta hora até fico com água na boca só de ver a foto. Óptimo aspecto :)
    Beijo

    ReplyDelete
  11. Feedback da receita: adoramos as pattis, na próxima tenho que dobrar as quantidades, pois eu comia bem mais do que as 2 enormes que me calhou :) quanto ao molho, divisão nas opiniões, os adultos gostaram, os pequenos não, o que não é de estranhar pois tem sabores um pouco fortes para eles. Conclusão, patties a serem repetidas mais vezes, também andamos fãs de grão de bico :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. olha que maravilha!! fico mesmo contente que tenham gostado aí por casa. é natural que os meninos não tenham ficado fãs da harissa, é muito condimentada para eles. talvez uma versão com mais iogurte e menos harissa os convença ;) eu voltei a usar esse molho ontem numa salada e gostei bastante. que bom que há por aqui mais fãs de grão de bico, assim ainda tenho mais vontade de pesquisar e publicar receitas com este ingrediente.
      muito obrigada pelo feedback *

      Delete

Post a Comment

Popular Posts