Meatless Monday ~ Tofu no forno com vegetais.



Não é espanto para ninguém que privilegio cozinhar sempre com ingredientes saudáveis ou utilizando técnicas culinárias que permitam preservar os nutrientes e retirar deles o melhor proveito. Gosto de começar o dia com um sumo verde ou com um copo de água morna com sumo de limão. Às vezes adiciono-lhe especiarias, seguindo a receita da Miss Vite. O meu pequeno almoço, tomado cerca de meia hora depois, privilegia na maioria das vezes a aveia ou a tapioca. Começar uma refeição sem sopa no inverno sabe-me a pouco e no verão abuso das saladas. E cada vez tento mais que o meu prato se aproxime do determinado pela Harvard School of Public Health:


Com estas pequenas mudanças, sinto realmente a diferença no meu humor, bem estar e vitalidade. Ando a ficar um bocado enjoada de ginásios, prefiro longos passeios durante o dia, respirar o ar da rua, do que o suor dos outros. Em breve conto começar a correr, falta-me apenas "um bocadinho assim"...

Não sou, porém, imune à junk food, à farinha nem ao açúcar. Aliás, li recentemente em vários sítios, que um estilo de vida saudável não deve ser levado ao limite; para que tenha sucesso, deve ser mantido 80% do tempo. Os restantes 20% não devem promover sentimentos de culpa, são até mesmo necessários para o equilíbrio das funções do organismo. Todos sabemos que não faz bem nenhum à saúde o excesso de peso, mas são também incontáveis os casos de quem envereda por uma dieta aparentemente saudável e de repente vê-se a braços com um distúrbio alimentar qualquer. Ou mesmo que ficam viciadas em exercício físico - um mal que, duvido muito, alguma vez me atacará... 

Na maioria do tempo podemos e devemos comer de maneira regrada, mas nunca prescindindo do sabor dos alimentos. Se nos habituarmos a utilizar muito sal na comida, cedo deixará de nos saber bem uma refeição menos salgada. Se nos viciarmos em açúcar e gorduras, as saladas e os legumes ao vapor saber-nos-ão a comida de coelho desenxabido. Aí, mandamos os vegetais para trás e mandamos vir o bicho - e bem temperado!!

Acredito que o caminho para uma alimentação saudável não passa apenas por comer bem. Passa por sentirmos prazer em comer o que nos faz bem. E essa reeducação alimentar não se consegue de um dia para o outro nem deve ser de extremos. Deve respeitar a lei da compensação, deve ser gradual e com vista a um bem superior, a nossa saúde. E como já estou a parecer um padre a falar e não gosto de pregar para ninguém, vou aproveitar para ler uns artigos de Antropologia da Alimentação, por sinal, bastante críticos das Ciências da Nutrição e de tudo o que acabei de escrever acima. Só porque sim. 

Mas até que até as minhas melhores intenções sejam destruídas pelo jugo académico (em prol de uma vida mais informada, claro...) e como já há muitos anos que sou fã da comida vegetariana (que tenho em crer que é das mais saudáveis e que me deixa com a consciência menos pesada), a segunda-feira por aqui será sempre meatless. Nem sempre milkless ou eggless, mas meatless. Já é um começo, sem exageros. O resto são os tais 20%.


~ Ingredientes ~ 

para a marinada

250g de tofu firme
2 colheres de sopa de molho de soja
1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mistura de especiarias Alecrim aos Molhos

para os legumes

100g de pimento verde cortado em cubos
150g de tomate maduro cortado em cubos
45g de cebola cortada em rodelas
100g de cenoura descascada e cortada em pedaços
3 dentes de alho pequenos esmagados e picados
200g de beringela descascada e cortada em cubos
sementes de sésamo

Começar por cortar o tofu em cubos pequenos e temperá-lo com os ingredientes da marinada. Repousar pelo menos 1h.
Entretanto preparar os legumes, lavando-os, descascando-os e cortando-os como indicado. Num pirex grande juntar todos os ingredientes - incluindo o tofu -, misturá-los e regar com a marinada. Levar a forno pré-aquecido a 200º por 45m. Mexer e envolver os ingredientes no forno enquanto cozinham, adicionar um pouco de água se necessário. Salpicar com sementes de sésamo ao servir.


tempo de preparação: 70m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: tofu

♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Uma excelente sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Concordo 100% Maria.
    Nada de fundamentalismos e vai-se gerindo os 80 vs 20%.
    Adorei a tua sugestão!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  3. Sim, também concordo! Acho que uma vida saudável passa mesmo por isso...nada de extremos!
    Gostei muito da sugestão! Vou levar comigo!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts