Queques de espelta integral, cenoura, maçã e sementes de abóbora.

Desculpem a péssima qualidade da fotografia, mas como podem ver, estava a chover em cima de mim e dos queques.

Por esta altura já está a senhora Isidora Popovic, a fundadora da Popina de Portobello Road, a preparar um lawsuit contra mim por andar sempre a fazer as suas receitas e a publicá-las no blogue. Se não está a intentar uma acção judicial contra a minha anónima pessoa, pelo menos as orelhas quentes terá. Mas eu não consigo resistir. Adoro as suas receitas e os ingredientes que utiliza, a maneira com os combina e às vezes até me parece ouvi-la a segredar-me ao ouvido a maneira de as confeccionar. Muitas horas em frente ao forno dão nisto. Insolação e alucinações.

Bom, em abono da verdade, ela termina a introdução do seu delicioso livro afirmando que quer que nos divirtamos a preparar as suas receitas e que o usemos para criar as nossas. Pois bem, se é isso que queres, Isidora, é o que irei continuar a fazer então.


~ Ingredientes ~ 

receita retirada do livro Popina - Iguarias Saudáveis, p. 80

2 ovos biológicos M
80g de açúcar amarelo
50ml de Becel líquida (a receita original sugere óleo vegetal)
150g de farinha de espelta integral
1 1/2 colher de chá de fermento químico
1 colher de chá de canela Suldouro
1 cenoura pequena ralada
1 maçã pequena descascada, sem caroço e fatiada
20g de sementes de abóbora

cobertura

30g de sementes de abóbora
açúcar mascavado para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar os ovos, o açúcar e a Becel numa tigela e misturar bem até obter uma massa cremosa. Misturar a farinha, o fermento e a canela numa taça separada, e depois adicionar lentamente aos ingredientes líquidos. Acrescentar a cenoura, a maçã e as sementes de abóbora até estarem distribuídas uniformemente. Encher cerca de 2/3 de cada forma de queque com a massa. Espalhar as restantes sementes de abóbora e o açúcar por cima. Levar ao forno entre 20 e 25m, não abrindo a porta para que os queques não abatam. Estão prontos quando crescerem e estiverem flexíveis ao toque.


tempo de preparação: 70m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: farinha de espelta integral

♥ Lovely Sponsor ♥





Comments

  1. Tenho de comprar esse livro! Cada vez que vejo receitas inspiradas nele fico a babar... adorei este queques, com cenoura e maçã devem ficar deliciosos!

    beijinho**

    ReplyDelete
  2. Mesmo com a chuva a mim parecem-me deliciosos e essa combinação é maravilhosa.
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  3. Eu, pessoa que não compra livros de receitas, não conheço a Popina, mas ainda bem que as bloggers a idolatram e partilham receitas dela/inspiradas nela :) Esta é fantástica!

    ReplyDelete
  4. Ficaram lindos, tenho a certeza que a Srª Isidora ia adorar ver as suas receitas reproduzidas por ti... A combinação de sabores é perfeita e têm um aspeto delicioso!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Se é o que ela quer, nós obedecemos :)
    Adoro a Isidora, as suas receitas, o livro Popina foi dos primeiros na minha estante de culinária, adoro mesmo!
    E estes queques já os fiz sim, são mesmo muito bons! Adoro os ingredientes.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  6. Adoro esta receita, estes queques têm um ar magnífico e estão cheios de coisas boas!

    ReplyDelete
  7. Espelta é um cereal tão saboroso! Eu gosto muito do sabor característico e aposto que esta combinação é deliciosa. Com chuva ou sem ela. ;)

    Um beijo*

    ReplyDelete
  8. Que maravilha! Adoro o livro da Isidora, mas por incrível que pareça nunca fiz nada com espelta. Acho que está na hora de experimentar e acho que vou começar por estes deliciosos e tentadores queques. Ficaram lindos. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  9. eu comprei o livro da popina há pouco tempo e já fiz várias receitas de muffins e bolachas (que podem ver publicadas por aqui). a seguir vou experimentar as tartes e prometo partilhar convosco também os resultados. beijinhos e obrigada pelos comentários :)

    ReplyDelete
  10. Pois e não é para isso que compramos os livros? Para testar as receitas que os profissionais estiveram a desenvolver para nós? Se a senhora manda, nós obedecemos.
    Também adoro o livro da Popina e no Natal fiz, mas ainda não publiquei, as bolachas de sal de aipo e stilton, as de parmesão com sementes e as florentinas que são dos Deuses. Que delícia!! A próxima a sair do forno, por culpa da Ginjinha, é a tarte de pastinaca... e estes muffins estão também uma tentação.
    Beijocas,
    Lia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts