Uma super granola para o sprint final.



Ultimamente ando a tentar dispersar-me menos e a concentrar-me cada vez mais na tese. O post-it amarelo colado no armário atrás da mesa onde trabalho relembra-me que a data de entrega se aproxima a passos largos. Se por um lado quero que chegue ao fim esta maratona de mais de 4 anos, por outro gostaria que o tempo abrandasse para todos menos para mim. Imagino uma piscina de gelatina onde todos se moveriam arrastando os seus movimentos e eu, cá fora, escrevendo freneticamente. Tão freneticamente que há dias distraí-me durante a noite a fazer os pomodoros (obrigada pela dica, Joana!) que acordei no dia seguinte com um olho todo encarnado. É que provavelmente secou e inflamou. E ainda dizem que esta não é uma profissão de risco. 

Por isso, se as receitas escassearem por aqui, não se apoquentem. Se não estou online, estou a cumprir com as minhas horas de trabalho, a dar explicações ou a cozinhar. No tempo que resta estou a escrever a tese o melhor que consigo. Farta até aos olhos (passa a redundância), mas focada no objectivo de finalmente me ver livre do doutoramento, dos livros, da orientadora, do ISCTE e desta vida precária de bolseira (onde é que a bolsa já vai, mas enfim...). A minha única motivação agora é libertar-me disto e cheira-me que tão cedo não volto a ler um artigo de Antropologia. Não apenas porque estou farta, mas porque me parece que preciso de mudar de vida. Mas antes há pontas soltas que preciso de atar. É que se eu conseguir terminar isto, tenho a certeza que consigo fazer tudo a que me propuser na vida e o oposto não me seduz mesmo nada...

Por isso, vamo-nos encontrando por aqui ocasionalmente. Se sentirem muito a minha falta, procurem-me pelo facebook ou pelo instagram.
 
Deixem-me que acrescente que esta granola foi a melhor que já fiz (só tinha experimentado com chocolate): o sabor é excelente, ficou crocante e ao mesmo tempo saciante e nutritiva. Adoro misturá-la com iogurte caseiro e uma banana bem madura, bater tudo no liquidificador e beber pela manhã ou no lanche da tarde. Sabe à infância!  

~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Fabrico Caseiro

2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de mel de urze
1 cup de flocos de aveia grandes integrais
1 cup de flocos de quinoa
2 colheres de sopa de sementes de chia
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de sementes de girassol

Ligar o forno nos 170º. Num tacho derreter a manteiga de amendoim com o mel. Numa tigela à parte misturar os restantes ingredientes com uma colher de pau e adicionar a pasta anterior derretida. Espalhar bem a granola num tabuleiro e levá-la ao forno cerca de 20m (ou até alourar, pode depender dos fornos).

tempo de preparação: 40m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: manteiga de amendoim

         

Comments

  1. Com manteiga de amendoim ainda não experimentei, mas fiquei cheia de vontade... tem um aspeto delicioso!
    Perfeita para te dar energia para a reta final... you go Girl! ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Força nisso tu consegues! ;) Como dizes, depois disso, ultrapassas qualquer coisa!! E cheira-me que esta granola é uma excelente companhia, para além dos teus miaus! :)

    beijinho*

    ReplyDelete
  3. Gostei imenso desta gulosa sugestão.
    Bjs, Susana

    ReplyDelete
  4. Força nisso!! E a comer uma granola assim ganhas energia e consegues fazer tudo com um sorriso na cara!
    Adoro os ingredientes, a manteiga de amendoim, os flocos de quinoa, mel, chia.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  5. Nunca experimentei fazer disto, mas se leva manteiga de amendoim, é certo que a faça em breve ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Trabalho duro e muita sorte que também é preciso nesta recta final, Maria!
    Adoro granola, o meu problema são os assaltos extra que faço ao frasco :) esta pelos ingredientes deve ser mesmo uma delícia!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Geralmente compro granola ja feita - Salutem - mas hei-de experimentar fazer ;)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts