Meatless Monday ~ Lentilhas, espinafres e iogurte.



Sou uma fã incondicional da escritora chilena Isabel Allende, como aliás podem ver aqui. Mal sai um dos seus livros, vou a correr lê-lo (só me falta um). Quando saiu O Jogo de Ripper, fiz dele uma das minhas prendas de anos. A verdade é que estava de pé atrás quando me apercebi que a próxima obra a lançar por Allende seria um policial com o público juvenil como alvo. Mesmo assim, adquiri-o e li-o de uma ponta à outra. O meu veredicto é este:
Pois é, Dona Isabel, que chatice. A senhora já vai nos 70 e tal anos e eu ando preocupada que entretanto morra e deixe de escrever os livros que adoro. Porém, entretém-se a explorar outros estilos que em nada lhe caem bem, como é o caso do policial. Estes livros que tentam agradar a gregos e troianos acabam por não vingar em lado nenhum: síndrome pós-traumático, abusos infantis, terapias new age, mutilação genital, relações familiares conturbadas encabeçados pela investigação a um assassino em série.... nem tudo tem de caber num só livro! Percebo que a Isabel queira aproximar-se dos seus netos escrevendo para eles, mas não é assim que o fará, não é criando uma personagem malcriada que apelida o avô de "esbirro" e o manda calar a meio de um jogo virtual que vai conseguir encurtar a distância geracional. Pelo meio desta confusão toda, uma série de personagens bem construídas e as descrições do realismo mágico (ou incoerências lógicas, como lhe chama, e que para mim fazem todo o sentido) são o que me impedem de dar a este livro uma nota negativa.

Gosto muito de ti, minha querida Isabel, mas assim não.

Dei-lhe 3 estrelas no Goodreads.


~ Ingredientes ~

1 fio de azeite
3 dentes de alho laminados
1 cebola média picada
1 malagueta seca Suldouro picada
2 folhas de louro
4 pedaços de tomate seco ao sol conservado em azeite cortados em pedaços pequenos
75g de lentilhas
1 molho de espinafres carnudos
2 colheres de sopa de garam masala
sementes de sésamo para decorar
6 borrifadelas Sal & Vida

Começar por cozer as lentilhas em água a ferver cerca de 15m. Não convém que fiquem muito moles. 
Refogar a cebola com os alhos no azeite e louro. Acrescentar a malagueta picada, 1 colher de sopa de garam masala e o tomate. Cozinhar cerca de 10m e depois acrescentar as lentilhas e os espinafres. Cozinhar até que estes fiquem tenros e diminuam de volume. Adicionar o iogurte, envolver e desligar o fogo. Borrifar com o Sal & Vida e decorar com as sementes de sésamo.


tempo de preparação: 30m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingredientes principais: lentilhas

♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Bela refeição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ReplyDelete
  3. Vá, vai lá levar um pratinho destes à Srª Isabel e diz lá à senhora que é melhor não ir por esses caminhos! :)

    ReplyDelete
  4. Olha, o facto de eu andar a ler o livro há semanas diz bem da minha opinião (muito semelhante à tua) acerca do dito... e também tenho tanta pena, adoro a Isabel Allende, estilo Isabel Allende!
    Já esse pratinho, está com um aspeto delicioso, apesar de ter lentilhas e para mim as lentilhas são assim como um policial escrito pela Isabel AlLende! :P
    Beijinho

    ReplyDelete
  5. Eu também sou fã incondicional da Isabel Allende e devorava os livros todos dela. Agora já há muito tempo que não leio nada dela e fiquei decepcionada com a tua crítica a este livro dela (decepcionada com ela, não contigo...).
    Adorei no entanto o teu guisado que tem um aspecto divino e ingredientes que adoro!
    Beijocas,
    Lia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts