O que gosto de comer ao pequeno almoço, quando tenho tempo e estou sozinha.


Tenho esta mania de adormecer a pensar no que vou tomar ao pequeno almoço. Quando tenho tempo, começo por um copo de água morna com limão, seguido de um sumo verde e de umas papas ou panquecas de aveia, como estas. Nos outros dias saio de casa a pensar que deveria ter-me levantado mais cedo para lavar a cabeça, com um muffin de pequeno almoço enfiado num bolso e uma maçã no outro. Os pequenos almoços mais "complexos" acontecem porque é assim que me sinto melhor comigo mesma, e quando não consigo comer em condições, não me martirizo por causa disso. Há dias melhores em que durmo até tarde, há dias piores em que acordo meia hora antes do combinado. Não sou perfeita, muito menos nas refeições que faço, mas aqui também nunca escondi as opções alimentares a que dou primazia.

Ser saudável está agora na moda. Antes isso do que começar o dia com um pão de ló miniatura ou um croissant acompanhado de um galão, mas seja como for, não gosto de modas. É vê-las a correr para um lado e eu a puxar para o outro. Eu fui daquelas adolescentes que, quando as minhas amigas começaram a usar 30.000 colares ao pescoço e argolas gigantes nas orelhas, me vesti de preto da cabeça aos pés. E quando encontrei muitas armadas em morcegos, calcei logo uns Keds e vesti umas calças à boca de sino.

É que ter uma alimentação equilibrada, fazer exercício e manter uma mente sã é mais do que publicar a receita da moda, um post low-carb ou fazê-lo apenas sazonalmente (para algumas receitas originais e "perenes", sugiro, por exemplo, o Nem Acredito que é Saudável ou o Oui Oui Saudável). Ou aparecer na Sábado a ensinar como fazer sumos verdes, os quais, como se sabe, tem uma ciência por trás desgraçada: vegetal, fruta, vegetal, fruta, bater. Como é habitual, tudo o que é demais, enjoa. A verdade é que, se algumas pessoas se tivessem lembrado de tudo isto em Novembro ou quando mais ninguém o fazia, aí é que eu ficaria admirada. 

Só para dizer que, seja por culpa do tempo quente que se aproxima, ou porque há quem tenha um apurado sentido de marketing, a verdade é que às vezes parece que as mesmas propostas saudáveis são replicadas de blogue em blogue, a ver quem se destaca na maré. Isso não me atrai. Não me entendam mal: ter uma alimentação saudável é essencial ao nosso bem estar. O que não é essencial é a falta de originalidade ou tentarmos ser algo que não somos porque é isso que está na moda agora. Ou entrarmos em competições desnecessárias, perdendo em vista o que é realmente importante. Isso, minhas amigas, é que não é nada saudável.

E aliás, como tão bem se sabe, "only dead fish go with the flow"...


para as panquecas
~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Sally's Baking Addiction

1 cup de farinha de espelta integral
1/2 cup de flocos de aveia integrais
3 borrifadelas de Sal & Vida
1 colher de chá de fermento químico
1 cup de leite magro
1 colher de sopa de geleia de agave
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de chá de canela Suldouro

Bater os ingredientes líquidos e seguidamente adicionar os sólidos. Atenção que basta envolvê-los bem, senão as panquecas não ficam tão fofinhas... Aquecer uma frigideira pequena e colocar uma concha de sopa. Quando a massa estiver a borbulhar, virá-la. Para três panquecas grandes, adicionar três conchas de sopa bem cheias.

tempo de preparação: 30m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: farinha de espelta integral

para o sumo verde

1 folha de couve portuguesa (sem o talo)
1 mão cheia de alface
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 cenoura com casca
1 maçã
água filtrada

Misturar todos os ingredientes no liquidificador até conseguir uma bebida homogénea. Este sumo verde ficou bastante consistente, pelo que sugiro que adicionem mais água.

tempo de preparação: 10m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: couve portuguesa

♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Também adormeço a pensar no pequeno almoço - mas depois levanto-me tarde e pronto, nada de pequeno almoço.
    Estas panquecas são perfeitas para quando há tempo ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Eu só costumo fazer isto ao fim de semana e adorooooooooooooo!
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Concordo!
    Também gosto de panquecas ao pequeno-almoço...quando tenho tempo! ;)))

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ReplyDelete
  4. Adoro panquecas e estas parecem-me tão bem! :) Nunca usei farinha de espelta, tenho de comprar. Vou guardar a receita para fazer num fim-de-semana e poder apreciar com calma! :)

    ReplyDelete
  5. Que bom aspeto e que bela forma de começar o dia :)
    Beijinhos
    Vânia
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Gostei muito do bolinho de cenoura, mas no texto noto mágoa e alguma tristeza, espero que estejas bem Maria.
    E neste já noto mais animação, pelo menos começar o dia assim é bem bom!
    Eu gosto de coisas saudáveis não por estarem na moda (mas sim, estão!hehe), mas sim porque gosto mesmo!
    Quando vejo bolos com mais de 200 gr de manteiga fujo a sete pés :)
    E adoro começar o dia de forma saudável, uma papas de aveia, granola e iogurte, fruta fresca, batidos e smoothies, mas nem sempre consigo!
    De qualquer forma, já me sentava e lanchava estas panquecas.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  7. Gosto muito do pequeno almoço, sobretudo ao fim de semana. Gosto muito do almoço também, e do lanche, e da sopa do jantar. Ao contrário de ti que te deitas a pensar no que vais comer de manhã, eu passo o dia a pensar no que vou comer a seguir! :-D Também penso noutras coisas :-D, mas essa está sempre presente. Quanto às modas... olha, dá e passa... cada um sabe de si!

    ReplyDelete
  8. Também adoro tomar um bom pequeno almoço com calma e com tempo, daqueles que dá para olhar para as árvores, ouvir os pássaros a cantar e sonhar enquanto saboreio o que como. É tão bom. E se forem panquecas assim, ui, ui, não há como resistir :)
    Bjos

    ReplyDelete
  9. Adoro ter tempo para fazer um bom pequeno-almoço, nem que para isso tenha de me levantar mais cedo. Panquecas assim saudáveis são sempre uma excelente opção :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts