Bolachinhas areadas de vinagre de sidra e laranja.



Quando deixámos de comprar bolachas no supermercado e optámos por consumir apenas as caseiras (costumávamos despachar um pacote de 500g de bolachas recheadas com chocolate do LIDL em três tempos...), esta receita era uma das minhas preferidas. Curiosamente, pouco depois desta fase andava um pouco paranóica com o peso e com os resultados das análises ao sangue (vá-se lá saber porquê, senhoras donas bolachas do LIDL...), de maneira que preparava tabuleiros atrás de tabuleiros sem chegar a provar estas bolachas de vinagre de sidra e laranja. Eu, quando quero, consigo ser bastante obstinada. Entretanto lá repeti as análises, o meu peso baixou um bom bocado, e já não me fiz mais rogada a estas bolachas; simplesmente não as comia sofregamente e deixava uma para saborear com o descafeinado depois de jantar. Esta receita de bolachas com o toque ácido do vinagre de sidra sempre me pareceu a melhor opção para umas facadinhas na dieta. Com peso e medida, claro.


~ Ingredientes ~

receita retirada do site da Vaqueiro

350 g de farinha de trigo
30 g de Maizena
1 colher de sopa de fermento em pó
250 g de açúcar amarelo
150 g de Vaqueiro 
raspa de 1 laranja
1 dl de vinagre de sidra

Ligar o forno nos 200 °C. Deitar a farinha, a Maizena, o sal, o fermento e o açúcar amarelo num robot de cozinha e misturar bem. Cortar a Vaqueiro, que deve estar bem fria, em pedaços pequenos e deite no robot. Ligá-lo na função intermitente até a massa ficar com o aspecto de areia grossa. Juntar a raspa da casca da laranja e o vinagre de sidra e ligar o robot até a massa começar a ligar. Mudá-la para a bancada de cozinha bem enfarinhada e moldar em rolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro. Cortar os rolinhos em troços de 2 cm e moldar em bolinhas. Colocar as bolinhas sobre os tabuleiros de forno polvilhados com farinha e esmagá-las levemente com a parte de trás de um garfo. Levar ao forno cerca de 10 minutos ou até estarem douradas. Retirá-las cuidadosamente dos tabuleiros com uma espátula e deixar arrefecer. Guardar em caixas herméticas.

* A única diferença entre a minha versão e a original é a não adição de uma colher de chá de sal.


tempo de preparação: 40m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: vinagre de sidra


 

Comments

  1. Adorei, tem uma mistura de sabores fantástica!
    Boa Páscoa, Maria, beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Gostei desta mistura de sabores :)

    ReplyDelete
  3. Apesar de não ser apreciadora de vinagre, fiquei curiosa com estas bolachas.

    Boa Páscoa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ReplyDelete
  4. Experimentei esta receita, substituindo a Vaqueiro por azeite, e fica absolutamente divinal! Adorámos!!! Sente-se o sabor do vinagre e a associação com o sabor do azeite é de cair para o lado. Um dia destes, se te apetecer, experimenta fazer a substituição para ver se gostas!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts