Chili vegetariano e um desafio.




Tenho lido com atenção e, especialmente, tenho reproduzido as receitas de muitos bloggers que se assumem cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e com a composição nutricional do que confeccionam para si e para os seus. Modas à parte, tem sido uma viagem muito interessante e posso afirmar que, não só tenho aprendido imenso, como tenho experimentado novos ingredientes e maneiras de confeccioná-los. Para mim, cozinhar nunca foi tão apelativo como é agora e cada garfada é uma descoberta nova. 

Queria agradecer a toda esta comunidade que se une para tornar a minha alimentação mais rica e saudável, mesmo que o façam sem querer. E como tenho aprendido imenso convosco, gostava de lançar aqui um desafio. Sei que já há iniciativas parecidas e não me cabe a mim repetir o que os outros já fazem com imenso sucesso. Apenas acho que todos sairíamos beneficiados se a partilha fosse ainda maior. Assim sendo, gostaria de saber quem gostaria de, semanalmente, publicar uma receita sua aqui no blogue. Apenas peço que seja uma receita saudável e que, como é já habitual aqui, que venha acompanhada de uma história. Pode ser a narrativa biográfica da panela onde a refeição foi confeccionada, o porquê de terem escolhido aquela receita e não outra, ou se quiserem debitem para aí a lista de compras no supermercado. Gostava que muitos participassem e, se for esse o vosso interesse, deixem um comentário em baixo com o vosso email que eu encarrego-me de vos contactar. Noto que nos desafios são sempre os mesmos "grandes" blogues de culinária os convidados, por isso gostaria aqui de dar espaço para os mais pequenos, como o meu, de se expressarem. Se se justificar, também eu farei alguns convites. E o melhor, é que me comprometo a experimentar TODAS as vossas receitas e a dar-vos a minha opinião pessoal sobre elas, sendo que publicarei as fotografias no Instagram e Facebook do blogue. Que vos parece?! ;)

Agora deslumbrem-me que eu estou sempre ansiosa para aprender mais sobre comida saudável e, especialmente, deliciosa!


~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Oh she glows

1 fio de azeite
1 cebola nova pequena e picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 malagueta seca picada e com sementes Suldouro
1/2 pimento vermelho cortado em pedaços pequenos
1 talo de aipo sem folhas e cortado em pedaços pequenos
1 colher de café de cominhos em grão
1 colher de chá de óregãos Suldouro
250ml de caldo de legumes caseiro 
1 lata pequena de milho
1 lata de tomate em pedaços
feijão preto cozido (2 conchas de sopa bem cheias)
1 pitada de pimenta de caeina

Refogar a cebola e o alho no azeite e no louro até que fiquem translúcidos. Adicionar a malagueta e misturar. Juntar o aipo, o pimento e o milho. Cozinhar 5m. Adicionar o tomate, o feijão e o caldo. Adicionar os temperos, baixar o lume e cozinhar com a tampa fechada cerca de 20m. Ajustar o sal se for necessário.
tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: feijão preto
♥ Lovely Sponsor ♥  

Comments

  1. Excelente desafio.Eu até era rapaz para aceitar esse desafio, não sei se conseguiria todas as semanas, isto porque há semanas mais atribuladas que outras. No entanto, farei certamente, numa primeira publicação, uma narrativa biográfica da panela! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luis, a minha ideia é cada um à vez publicar uma receita diferente por semana simultaneamente no seu e no meu blogue. Depois contacto com os pormenores e a data em que cada um de fazê-lo.

      Delete
  2. Olá Maria, esta é uma temática na qual tenho estado a entrar devagarinho, mas que me agrada muito.
    Sei que tenho muito a aprender, o que me agrada, mas gostaria de participar!
    Em relação à história... bem, narrativas, listas de compras... prometo que me esforçarei, não posso é prometer nada quanto ao resultado! ;)

    Bjinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. De certeza que a tua participação será excelente, Susana! Eu depois mando email com a data e os pormenores de cada participação. Bjs

      Delete
  3. Adorei o desafio. Voltarei com a minha participação, quanto à narrativa todos os dias a cozinha é uma aventura :) Até breve.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo teu interesse! Eu dp envio um email com os detalhes e a data da tua participação! Bjs

      Delete
  4. Adoro desafios, e este agrada-me muito! Tentarei participar ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Entao em breve contacto-te com os detalhes e a data em que deves publicar a tua receita. Bjs e obrigada

      Delete
  5. Primeiro que tudo adorei esse Chili vegetariano! Também tenho a minha versão, faço várias vezes e delicio-me sempre!! :)
    Em segundo lugar deixa-me que te diga que este desafio é simplesmente a minha cara :D Uma das coisas que me dá mais prazer na cozinha é precisamente tentar "transformar" pratos que, à partida, não são muito amigos da balança e da saúde e transformá-los em refeições saudáveis e equilibradas, sem nunca abdicar do sabor!! A procura deste tipo de refeições é uma constante na minha cozinha! Como tal, sempre que me for possível, conta comigo para integrar este desafio :)

    E passa lá pelo blog neste link que também temos um DESAFIO para todos vocês, conto com a tua participação :) http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    Beijinhos *
    Vânia

    ReplyDelete
  6. Olá!

    Não costumo entrar em muitos desafios, um bocadinho por falta de tempo, mas se percebi bem, é uma receita numa semana, certo?
    Porque fiquei cheia de vontade de participar e de contar uma história! Porque gosto muito de histórias!

    Bjs

    ReplyDelete
  7. Adorei o teu chili vega, fiquei com água na boca :P quanto ao teu desafio acho-o fantástico, tenho pena do meu tempo andar tão reduzido mas se conseguir irei participar. Excelente iniciativa para podermos todos ter acesso a receitas saudáveis e que a longo prazo favorece a qualidade de vida da sociedade, acho este projecto mesmo muito interessante!

    Beijinhos
    Joana

    ReplyDelete
  8. Adorei o teu chili vega, fiquei com água na boca :P quanto ao teu desafio acho-o fantástico, tenho pena do meu tempo andar tão reduzido mas se conseguir irei participar. Excelente iniciativa para podermos todos ter acesso a receitas saudáveis e que a longo prazo favorece a qualidade de vida da sociedade, acho este projecto mesmo muito interessante!

    Beijinhos
    Joana

    ReplyDelete
  9. Bem amiga sabes que comigo podes contar.Envio as datas que eu cumpro!!! :) Eu até comprei um novo livro de receitinhas boas e saudáveis...Vou começar a experimentá-lo por isso não hão de faltar receitas....
    Como estou em "Easter school brake "isto tem andado calminho e sem grandes receitas mas assim que eles voltarem para a escola regularizo o estaminé...
    Bjokas
    Rita

    ReplyDelete
  10. Olá Maria!
    Gostei do teu chilli antes de mais :) vegetariano e delicioso!
    E receitas saudáveis já sabes que gosto. Desafios já sabes que gosto.
    E para mim não há blogs grandes nem pequenos, há sim partilha de receitas boas.
    E podes contar comigo, ando sempre sem tempo, mas algum dia duma semana consigo :) nem que seja la mais à frente.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  11. Adoro o chilli tãaao bom, mas tirava umas malaguetas, isso deve ser bem HOT, uuii!! :P

    Quanto ao desafio, I'm in!! :D Adoro, acho que é óptima ideia, conta comigo mas marca-me lá mais pra frente que eu agora nem pro meu tenho tido tempo :( Então e queres uma receita com abacate ou grão?? ehehe :P

    beijinhooo*

    ReplyDelete
  12. Adorei o teu chili vegetariano! Quando cozinho só para mim, é rarissimo fazer carne ou peixe, infelizmente o P é hiper carnívoro, e cá em casa come-se muita carne e algum peixe...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Chili vegetariano é muito bom, e bem apreciado por estes lados, até pelos pequenos esquisitos!
    Quanto ao desafio acho uma ideia excelente, que é a minha batalha diária, por isso também podes contar comigo ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Este chilli deve ser delicioso e gosto imenso destas refeições, com muitos legumes e vegetais à mistura. Cada vez mais a carne vai sendo substituida por outros ingredientes,cá por casa.
    Adoro desafios, por isso já sabes. Também estou pronto para alinhar, havendo tempo, claro. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  15. Ora, confesso que chilli não é um prato que aprecie, mas gosto de comida saudável sim, por isso podes contar comigo também.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Olá Maria,
    Adoro este chilli e não vistio blogues há tantas semanas que espero vir a tempo de poder participar neste teu desafio. Sim, envia-me os dados e o que fazer se ainda estiver a tempo, pois adorava mesmo fazê-lo.
    Falando em desafios, a bendita flor de sal nunca apareceu...percebes??
    Beijinhos grandes e continuação de bom fim de semana,
    Lia.

    ReplyDelete
  17. Olá!
    Nos somos novas nestas andanças de blog, mas também podemos participar! :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts