Desafio receita saudável #1 ~ Risotto de quinoa, cogumelos secos e couve lombarda.



Há pouco tempo atrás lancei um desafio que me parece ter sido bastante bem acolhido. Utilizei as redes blogosféricas para saber quem gostaria de publicar semanalmente aqui uma receita saudável. Várias pessoas responderam que sim, que gostariam, o meu coração encheu-se de júbilo e a partir daí foi um saltinho até ter estabelecido as complicadas regras deste desafio:

~ todos os sábados uma receita saudável será publicada simultaneamente no [Limited Edition] e no blogue convidado;
~ cada receita deverá ser acompanhada de uma história (qualquer uma, desde que faça o mínimo de sentido e não tenha sido roubada ao repertório da Disney);
~ eu comprometo-me a experimentar as receitas convidadas e a publicar o meu veredicto no instagram e facebook do blogue (nada de leite de vaca frio ou lulas - a sério!!);
~ e é tudo.

O calendário está definido para os próximos meses, o que não significa que o convite não seja extensível a todos aqueles que ainda se queiram juntar. The more, the merrier! Blogues magros ou gordinhos, com fotografias mal focadas ou profissionais, aqueles que sempre se interessaram por comida saudável ou aqueles que ainda estão apenas a aprender os básicos da nutrição, são todos benvindos! Todos os credos, todas a raças, não discrimino ninguém, desde que se dirijam a mim por Mestre e jurem a pés juntos que não há blogue melhor do que o meu! Enviem-me um email para lim.edition2012@gmail.com e procurarei encontrar uma data conveniente para que possam também participar neste desafio. 

E para começarmos em grande, a primeira receita: a minha, óbvio!

Não sei se já disse por aqui, mas não sou grande fã de quinoa. Faço por lavá-la muito bem antes de confeccioná-la de maneira a retirar ao máximo o seu sabor adstringente, mas a verdade é que sempre houve ali qualquer coisa que não me convenceu a 100%. No entanto, sempre soube que a quinoa é um dos alimentos mais completos e, portanto, muito saudável. Este pseudo-cereal é rico em proteína, não contém glúten nem lactose (para quem liga a essas coisas, não é para mim um factor decisivo na escolha) e era cultivada intensamente pelos Incas (que a elevaram a um estatuto sagrado). Para mim, consumir quinoa pela primeira vez pode ser comparado a um blind date: transmitiram-me informações maravilhosas acerca do ilustre desconhecido, para que eu chegasse lá cheia de expectativas e meeeeh... não houve clique. Foi isso e pouco mais o que me tem acontecido sempre com a quinoa, seja em que forma se apresente (leite, flocos, grãos, farinha...): promete muito, mas não me convence totalmente. Não há amor à primeira vista, falta-lhe aquele clique.

Porém toda a gente sabe que os grandes amores nem sempre nos saltam para os olhos, como um bocado de poeira ou uma pestana, que nos chamam logo à atenção e nos obrigam a acção imediata, para que não muito depois estejam a tornar-se numa verdadeira comichão que não passa. Os grandes amores são construídos. Nem sempre nos convencem à primeira, por vezes até passam despercebidos e, com o tempo, o que parecia ser apenas uma boa amizade, acaba por se tornar num amor sólido e duradoiro. Ou isso, ou ficam na friend zone (esta é só para os fãs de Friends). Não foi o caso da quinoa comigo, graças!

As características da quinoa que convenceram os Incas, são também as que me obrigaram a mantê-la na minha despensa (apesar do seu preço proibitivo). As imensas potencialidades na sua utilização e o rol de receitas que encontro por aí, motivaram-me a nunca lhe virar totalmente as costas. Não era um ingrediente que imediatamente juntasse às minhas refeições sem pensar em duas ou três alternativas primeiro, mas com este risotto percebi que não valia a pena resistir mais. Finalmente fiz um prato que me obrigou a repetir a dose. E sim, é super saudável, não tem carne nem derivados, não contém doses exageradas de sódio, não há cá vestígios de lactose, glúten ou sola de sapato! E mesmo assim, é DELICIOSO! Experimentem, vão por mim que não se enganam. E se mesmo à primeira não ficarem convencidos, dêem uma segunda oportunidade à quinoa. Ela merece-a. E vocês também.


~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Detoxinista

1 fio de azeite
1 folha de louro
2 dentes de alho laminados
1 cebola pequena picada
40g de cogumelos secos 
1 cup de couve lombarda cortada em juliana
1/2 cup de quinoa bem lavada
500ml de caldo de legumes caseiro sem sal
sal marinho Necton
moinho de 5 pimentas Suldouro
1 colher de chá de levedura de cerveja

Deixar os cogumelos de molho em água quente pelo menos 30m até que rehidratem. Seguidamente, escorrer os cogumelos (eu deixei umas 2h porque me esqueci e eles ficaram super tenrinhos e deliciososos, mas vocês lá sabem como gerem o vosso tempo...) e reservá-los.
Refogar o alho e a cebola no azeite com a folha de louro até que a segunda fique translúcida. Adicionar os cogumelos escorridos e a couve lombarda. Saltear entre 5 a 10m, até que a couve comece a mirrar. Adicionar o vinho branco e cozinhar até que este evapore totalmente. Adicionar a quinoa e o caldo de legumes. Reduzir o lume, tapar o tacho e deixar cozinhar aproximadamente meia hora. Verificar o estado da cozedura gradualmente para não deixar secar e mexer envolvendo todos os ingredientes. Quando a quinoa estiver cozinhada, desligar o lume, rectificar o sal e temperar com a pimenta. Juntar a levedura de cerveja, envolver bem e tapar o tacho cerca de 5m antes de servir.

tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: quinoa
 
♥ Lovely Sponsor ♥  




E para a semana temos a visita da Susana do Basta Cheio... ;)



Comments

  1. Eu cá adorei quinoa logo à primeira, a receita que costumo fazer é sempre a mesma mas não faz mal, em equipa vencedora não se mexe! Qualquer dia ponho no blog e depois logo vês se não é muita bom ;) Mas essa também me parece deliciosa, com cogumelos então que adoro!

    Beijinho e bom fim de semana :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. agora fiquei com curiosidade em experimentar essa receita! bjs e bom fim‑de‑semana!

      Delete
  2. Nunca experimentei quinoa, confesso! Tenho alguma curiosidade mas ainda não foi o suficiente para comprar e desejar chegar rapidamente à cozinha para experimentar... Mas confesso que me convenceste mais um pouco!! Esse risotto ficou mesmo com bom aspeto (e só pelo facto de lhe chamares rissotto já me apetece comer de imediato ;) hehe)...
    Belo prato para iniciar este projeto fantástico e bem interessante, que também um destes sábados, com todo o gosto, irei receber!! Para a semana cá estaremos novamente e não vou perder pitada ;)
    Beijinhos e bom fim de semana *

    ReplyDelete
  3. Bem bom! Eu gosto muito de quinoa, acho um ingrediente super versátil, mas percebo o que queres dizer, que em termos de sabor não faz "tcham". Que tipo de cogumelos usaste? Shitake?

    ReplyDelete
    Replies
    1. usei uma mistura de cogumelos secos que comprei no lidl!

      Delete
  4. Se é saudavel e delicioso ainda melhor!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Há receitas com quinoa que não fiquei fã, mas outras que gostei, não será aquele ingrediente que agrada a todos e de qualquer maneira, mas sem dúvida que é um ingrediente que merece que não se desista! E dado que esta te convenceu, vou experimentar, a ver para que lado pende!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Gostamos muito de quinoa aqui por casa! Esta tua tinha-me "passado" mas já está anotada ! Este teu "quinoto" parece-me muuuito bem!!!!

    Este teu desafio é bem interessante, vou ver se me organizo por forma a tentar participar!
    Beijinho e bom fim de semana !

    ReplyDelete
  7. Awww vou querer participar, mas nao tenho assim nenhuma historia fantastica lol. A minha alimentacao neste momento esta muito basica, tenho de ver isso.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts