Leite de arroz integral.

O copo é irónico. Ou hipster, se preferirem.


Na escola onde estudei, a meio da manhã davam-nos uma peça de fruta para comer e à tarde uma carcaça com um copo de leite (ninguém diria que se tratava de um colégio do Restelo pela "riqueza" da alimentação, mas há muitas crianças que hoje frequentam escolas públicas e que nem a isso têm direito). Seja como for, como sempre me recusei a beber leite simples (nem chegava perto dos copos com água ao almoço porque era os mesmos do lanche e tresandavam ao maldito líquido), às vezes deixavam-me levar iogurtes, mas o mais frequente era incentivarem-me a que bebesse o seu leite com chocolate em pó. FRIO. Não sei se sabem, mas o chocolate não se dissolve com facilidade se o leite não for aquecido. Ou seja, ficavam grumos a boiar à tona e lá para baixo o leite mantinha o seu sabor e cheiros característicos. Que remédio tinha eu senão beber aquilo, nem que lá ficasse a tarde toda...

Só de me lembrar disto, já fico maldisposta...

Nos últimos anos o director da escola decidiu reformular a alimentação, não apenas a sua, mas a do colégio também. As refeições tornaram-se bem mais saudáveis e suponho que tenham acabado com as salsichas à brás, os pastéis de massa tenra e de despejar com os restos de arroz do dia anterior na sopa do dia seguinte. Espero também que já não obriguem as crianças a comer ao lanche carcaças duras com pasta de fígado acompanhadas de leite de vaca. Percebo que a informação actualmente seja outra e que uma certa uniformização na alimentação fosse necessária, mas se uma aluna se debatia com vómitos todos os dias ao lanche, mesmo face à alternativa do chocolate em pó, talvez não tivesse sido má ideia não a obrigarem a emborcar o leite como se lhe estivessem a fazer um grande favor. Diziam que o leite me ajudaria a ter ossos fortes e a crescer, mas eu já os parti quase a todos do pé direito à cabeça, passando pelo braço e pelos dentes, sem contar que não passei do metro e meio. 

Ainda me lembro quando batiam nos alunos e impunham que todos escrevessem com a mão direita. Sim, isto no final do século XX e num colégio supostamente muito liberal que se orgulhava da sua autonomia pedagógica que lhe permitia explorar o potencial de todos os alunos, onde misturavam crianças debatendo-se na aprendizagem com sobredotados. Infelizmente, entre o querer e o fazer às vezes cria-se uma grande distância à custa de situações lamentáveis.

Pode ser que tenham evoluído na questão da alimentação, no respeito pelas diferenças (alimentares, intelectuais, sociais...) e que sejam efectivamente o colégio que apregoam ser. É que ficar todos os anos no topo dos rankings nacionais nem sempre é sinónimo de excelência quando faltam outro tipo de bases. Tal como o sucesso nem sempre se mede em notas. Acreditem em mim. É que, apesar dos vómitos que me provocavam diariamente, até fui uma das melhores alunas que vocês alguma vez tiveram.

Esta receita serve também para participar no passatempo promovido pelo blogue Prazeres Saudáveis a propósito do seu primeiro aniversário.


~ Ingredientes ~

receita retirada do site 30 Todo Dia

1 cup de arroz integral Bom Sucesso
1 litro de água

Cozinhar o arroz num litro de água cerca de 15m. Colocar na liquidificadora e bater apenas uns segundos para que não fique uma papa. Retirar e coar com uma peneira. Guardar no frigorífico (o arroz que sobrou usei para acompanhar a comida e, ao contrário do que indica a receita original, usei este leite para beber com café e gostei muito).

tempo de preparação: 20m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingredientes principais: arroz integral 

♥ Lovely Sponsor ♥

 

Comments

  1. Não vou discutir a educação, nem os métodos de avaliação, nem as escolas hoje em dia, ou não saio daqui sem um testamento ;) Pelo que educa-me e tira-me esta dúvida, colocaste o arroz integral de molho antes de o usar para fazer o leite? Estou para experimentar fazer arroz de leite integral há muito, mas ainda não tinha estudado o assunto :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Este nao fica de molho, é semi-cozido. Há outras receitas de leite de arroz que quero experimentar e essas ja pedem que demolhe o arroz. Bjs

      Delete
  2. Que grande trauma Maria!!
    É caso para aplicar aqui o velho ditado do não julgues o livro pela capa...
    Ainda bem que descobriste uma alternativa que não te dá vómitos e de que gostas.
    Nunca provei leite de arroz, mas já ouvi maravilhas sobre o mesmo!
    Beijinhos grandes e mais uma vez, muito obrigada pelo teu comentário de aniversário.
    Lia.

    ReplyDelete
  3. Também andei num colégio, e concordo a 200% com o que disseste. Apregoam uma coisa, ficam no top dos rankings, mas naquilo em que se deveriam diferenciar, não há novidades nem inovações.
    Recentemente deixei de consumir leite de vaca, e sinto-me muito melhor. Ando curiosa em experimentar o leite de arroz e de aveia - se bem que agora ando mesmo pelo de soja :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Xiça isso foi mesmo agreste! Na minha escola o que me lembro era do peixe da sexta feira que sabia a sabão! Não que alguém tivesse já comido sabão, mas o cheiro fazia lembrar barras de sabão azul! Mas ficava por aqui, menos mal! :)
    Leite de arroz é óptimo para o corpinho e o estômago adora essas coisas! Bela dica Srª Limited Edition!! Top! :D

    ReplyDelete
  5. Que situação... Vá lá que ainda deixavam que levasses os iogurtes :)
    Nunca fiz (nem bebi) leite de arroz.. tenho de mudar isso!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Eu não tenho nenhum trauma destes com o leite, simplesmente, não gosto... ando para experimentar um alternativo, já guardei este!
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  7. Olá....
    Excelente sugestão :).....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  8. Cada vez mais se fala que o leite de vaca faz mal,ou que cada vez mais à pessoas a recorrer a outras alternativas porque se tornam intolerantes à lactose.... Infelizmente o leite de soja, leite de amêndoas, aveia.... apesar de serem sem dúvida um leite muito mais saudável pois não é origem animal são leites muito caros.

    A verdade é que temos a opção de fazer leite caseiro em casa e são sem sombra de duvida os melhores que é o caso deste uma receita muito fácil e que fica muito econômica e melhor super saudável:)

    Sugestão muito boa para nos acompanhar nos pequenos almoços, lanches, ceia......

    Obrigada pela tua participação fantástica gostei muito:)

    Boa Sorte

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts