Meatless Monday ~ Bolinhas de espinafres.



Cérebro astuto. Sempre que algo me incomoda, encarregas-te de me encher os hemisférios com uma série de outras preocupações aparentemente pertinentes, inadiáveis, imprescindíveis e urgentes. Tudo o que me desvia do problema a resolver, apresentas aos meus olhos, de braços esticados, gesticulando histericamente, exigindo cuidado imediato.

Pode surgir sob a forma de doença. Sintomas, sensações, toda uma constelação de problemas que requerem imediata e vital intervenção. Toda a minha atenção dirigida na procura da cura e do alívio. Um desassosego. Horas perdidas, escoadas, nunca mais recuperadas e inaproveitadas. Mais ansiedade em cima, o ciclo vicioso volta ao início e a energia é gasta em tentar recuperar o equilíbrio. Que nunca chega.

Aceitando a renúncia do dualismo cartesiano, tal como Damásio a defendeu, compreendemos que corpo e mente funcionam em uníssono e não se unem numa psicossomática apenas útil às contas dos consultórios de psicologia. Então não serás tu um cérebro ardiloso, mas sim, sou eu que fujo.

E como não há nada mais vital e simples de resolver do que a fome, a fuga faz-se para a cozinha. A desculpa ideal. Ficaram feínhas as estúpidas das bolas de espinafres, mas como são saborosas, cá estão elas.


~ Ingredientes ~

receita adaptada da página de facebook Sumo detox e receitas saudáveis

um molho de espinafres (só as folhas)
2 cups de farinha de trigo integral 
1 cup de aveia em flocos integral 
1 cenoura ralada
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
4 pedaços de tomate seco ao sol e conservado em azeite (cortados em pedaços pequenos)
manjericão fresco picado
250g de natas light
1 colher de chá de levedura de cerveja em pó

Cozer os espinafres durante cerca de 5m. Retirá-los da água e escorrê-los bem. Numa tigela misturar os restantes ingredientes e moldar com as mãos pequenas bolas. Adicionar mais farinha se for necessário para que estas descolem das mãos. Colocar num pirex grande e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20m (ou até que estejam dourados). Servir com molho de iogurte caseiro misturado com alho picado e coentros (o qual me esqueci de fotografar...).


tempo de preparação: 40m
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: espinafres

♥ Lovely Sponsor ♥


Comments

  1. Deve ser delicioso
    Boa semana

    ReplyDelete
  2. Gostei :) devem ser deliciosas.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Ficaram feiinhas mas de certeza que são deliciosas! Parece-me uma boa conjugação de ingredientes.

    ReplyDelete
  4. Fiquei completamente encantada com esta receita:)

    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  5. Eu acho que estão com óptimo aspecto e que devem ser maravilhosas, adorei!

    Take a deep breath and happy toughts!! Tudo se resolve! ;)

    ReplyDelete
  6. Gostei imenso desta sugestão, é boa para levar na marmita.
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Será caso para um dos "Keep calm..."?
    Amei as bolinhas de espinafres, pois têm um aspecto fabuloso!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts