Meatless Monday ~ Tarte de legumes com chouriço de soja.


Há pessoas que me irritam, não há nada a fazer. As suas frustrações, a sua pequenez, a sua mesquinhez e toda a sua estupidez, ao invés de me fazerem soltar as merecidas gargalhadas e o desprezo que merecem, entranham-se-me por debaixo da pele, picam-me debaixo das unhas como farpas e tiram-me do sério com todas as respostas não ditas que me ficaram entaladas na garganta como pedras.

A necessidade que algumas pessoas sentem de se mostrar superiores às outras em pequenas coisas, como se a sua atitude fosse mais moral, mais acertada, mais justa e mais "se fossem todos como eu..." empurra-me logo para próximo do ponto de ebulição. Querem fazer as vossas boas acções? Façam-nas. Querem achar-se melhores do que os outros porque as fizeram? Ora cá está uma grande salva de palmas. E querem implicitamente provar por A mais B que são melhores do que eu? Só se for em tamanho, porque de resto, não é por aí o caminho.

~ Ingredientes ~

massa 
receita adaptada de Selecções Reader's Digest

125g de farinha de trigo
125g de farinha de trigo integral
1 pitada de sal marinho Necton
2 dentes de alho picados
7 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 colheres de sopa de água
Numa tigela grande peneirar as farinhas. Reservar. Numa frigideira pequena aquecer o azeite, juntar os alhos e refogar até que estes comecem a cozinhar. Desligar o lume, juntar a água à frigideira e depois juntar esta mistura líquida às farinhas, mexendo com uma colher de pau até conseguir uma mistura areada. Forrar uma base de tarte com esta massa.

recheio

75ml de leite magro
mistura de 5 pimentas Suldouro
óregãos Suldouro
queijo da ilha ralado qb

um fio de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola cortada em rodelas
1/2 pimento vermelho
1/2 chouriço de soja esfarelado
50g de talo de aipo
100g de couve lombarda em juliana
1 cenoura partida em bocados pequenos

Refogar o alho e a cebola no azeite. Adicionar a cenoura quando os primeiros estiverem translúcidos. Cozinhar uns miunutos e depois adicionar o aipo, o pimento e a couve lombarda. Colocar o lume no mínimo e deixar apurar cerca de 20-30m sem deixar queimar. Adicionar o chouriço de soja e cozinhar mais uns minutos, até que todos os sabores estejam incorporados.
Numa ttigela à parte bater os dois ovos com o leite, temperar com a mistura de 5 pimentas e os oregaos. Colocar o recheio de legumes dentro da tarteira já forrada com a massa, completar com a mistura de ovos e leite e polvilhar com o queijo ralado na altura. Levar a forno aquecido a 180º cerca de 30m.

tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: chouriço de soja
♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Ainda não me atrevi a experimentar chouriços e afins de soja, por isso às segundas feiras fico-me pelos vegetais e pelos cogumelos. Tenho de me atrever.
    Esta tarte tá top ;)

    ReplyDelete
  2. Uma tarte linda!
    Adoro a massa com o travo a alho :) e o colorido, para que os dias sejam mais bonitos e mais saudáveis.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Adoro o aspeto com que ficou essa tarte Maria, fantástica!! :) E quanto ao resto...não stresses ;) O mundo pode parecer daqueles que sobem mais degraus mas, no final, é sempre daqueles que mais conseguiram subir sem passar por cima de ninguém ;)
    Beijinhos e boa semana *

    ReplyDelete
  4. Que bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Gostei deste post. Dos pensamentos e da sugestão, bem a calhar que deixei de comer carne :)
    Até breve Maria e boa semana

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts