Risotto de (co) Gumelo e aipo.

Peço desculpa pela fotografia amadora, mas este foi o nosso jantar e já não havia luz natural que fizesse jus à qualidade deste risotto. E eu tinha mesmo de partilhar esta receita convosco!
"Only I have no luck anymore. But who knows? Maybe today. Every day is a new day. It is better to be lucky. But I would rather be exact. Then when luck comes you are ready.” – Ernest Hemingway, The Old Man and the Sea
 
Tenho esta sorte de ter um blogue onde escrevo e publico receitas quase diariamente. Tenho sorte de ter tempo para mantê-lo actualizado. Tenho sorte de conhecer e visitar dezenas e dezenas de outros blogues de culinária que me mantêm a curiosidade acesa e me dão ideias e dicas preciosas. Tenho sorte de ter contactos de marcas (os meus queridos ♥ Lovely Sponsor ♥) que me enviam os seus produtos para experimentar, criar receitas e, por vezes, promover desafios com os quais agito a vossa criatividade. Tenho sorte de trabalhar num sítio onde esperam que cozinhe e pouco mais. Tenho sorte de dar explicações de literatura, as quais me permitem ler e ler, estimular o raciocínio e enriquecer a minha escrita. Tenho sorte que estas duas ocupações me permitam ter dinheiro suficiente na conta para o gastar em livros de culinária, utensílios de cozinha e ingredientes até então desconhecidos. Tenho sorte de ter um marido que cada vez mais se mostra disposto a experimentar as minhas criações culinárias, novas combinações de sabores, que me motiva a melhorar as receitas e que me critica o que lhe cai no prato quando é preciso. Por outras palavras, uma cobaia.

É por essas razões todas que esta publicação surge com uma série de hiperligações para diferentes sites e blogues. Porque a minha cozinha se vai enchendo de ingredientes e ideias que experimento, combino e exploro. É por isso também que esta receita surge como inspiração de duas que encontrei no blogue da Patrícia (embora a minha versão seja mais "guilty"). Porque se não fossem os blogues que visito diariamente e os meus queridos parceiros, eu não teria a sorte de gostar tanto de cozinhar nem de manter este meu espaço, que cada vez preenche mais e melhor a minha vida.

~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Not Guilty Pleasure

1 fio de azeite
2 dentes de alho laminados
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de café de coentros em grão Suldouro
1 colher de chá rasa de flor de sal com órgãos e tomilho
1 molho de cogumelos Gumelo
1 cup de Baby Rice Bom Sucesso
1 talo de aipo grande com folhas
50ml de vinho branco
Mistura de 5 pimentas Suldouro
raspa de um limão
50g de parmesão ralado

Refogar a cebola e o alho no azeite até que a primeira esteja translúcida. Juntar o aipo e cozinhar cerca de 5m de maneira a que os talos amoleçam. Juntar os cogumelos lavados e cortados não muito pequenos (os grandes cortar em metades, os pequenos deixar inteiros). Cozinhar mais 5m. Juntar o arroz e envolver bem. Num almofariz, esmagar as sementes de mostarda, a flor de sal e os coentros em grão e adicioná-los à panela. Cozinhar até que este fique também translúcido. Juntar o vinho (a quantidade foi colocada a olho, sendo que o que faço é cobrir o arroz e os legumes com o vinho). Mexendo sempre, deixar que o vinho seja absorvido e só depois começar a juntar gradualmente o caldo de legumes aquecido. Não adicionar mais até que o líquido anterior esteja praticamente todo absorvido e ir mexendo continuamente. Repetir este processo até que o arroz esteja cozinhado (se faltar caldo, adicionar água quente). Retirar do lume, juntar as raspas de limão e o parmesão ralado na altura. Rectificar o sal (não pus a quantidade toda indicada na receita imediatamente, fui aumentando gradualmente até chegar a aproximadamente à colher de chá).

tempo de preparação: 60m
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingredientes principais: cogumelos Gumelo

♥ Lovely Sponsor ♥
 
 

Comments

  1. Adoro aipo, dá um sabor óptimo aos pratos. Risotto é sempre de perder a cabeça! :D

    ReplyDelete
  2. Ter um blogue é de facto muito bom em vários aspectos!

    Tenho aqui uns cogumelos desidratados, e não sabia o que fazer com eles...não sabia, que agora já sei! Deve ser fantástico este risotto!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  3. Gosto muito de risotto, embora por razões óbvias dispense o parmesão! :-)

    ReplyDelete
  4. Que pratinho mais bom!! Adoro risotto e este está mesmo com um aspeto cremoso...e, ainda por cima, leva cogumelos, motivo suficiente para eu adorar :)
    Dar aulas de literatura, fazendo com que a escrita e a leitura sejam uma constante no teu dia-a-dia... trabalhar num sítio onde esperam apenas que cozinhes... ter um blog, e alimentá-lo desta forma maravilhosa, com a ajuda de outras pessoas e desta maneira criativa...bem...parece-me que tens uma vida deliciosa ;)
    Beijinhos e bom fim de semana *
    Vânia

    ReplyDelete
  5. Oh Maria,
    Como é bom ter uma vida cheia... e poder partilhar algo bom com os nossos amigos (leitores) virtuais.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Tu chamas-lhe sorte, eu chamo-lhe dedicação e empenho, cujos frutos são tudo o que daí advém, incluindo este prato de risotto divino!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ReplyDelete
  7. És uma mulher de sorte, mas a sorte não se tem assim do nada, tem de se trabalhar muito para ter sorte. E tu se tens sorte, é porque mereces e fazes para que essa sorte surja.
    E agora o teu risotto, que dizer, eu adoro risottos, todos os que provei até hoje ficaram aprovados, e tenhoa certeza que este que fizeste não seria excepção. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  8. Fico muito feliz por poder servir-te de inspiração :) Risotto de cogumelos é maravilhoso e esta tua adaptação é fantástica de certeza, adorei o toque do limão :) (claro que dispenso o parmesão néee então e a levedura de cerveja, han?? :P)

    Que continues a receber inspiração de todos os lados e a criar pratos fantásticos, estou sempre curiosa com o que vais mostrar ( e contar! ) :)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts