Chocolate fudge cake.


Assim só para animar a semana que vai a meio, cá vai um bolo DELICIOSO!!! Já conhecia a chef australiana Donna Hay dos programas de televisão, mas fiquei um pouco decepcionada quando adquiri o seu No Time to Cook. Achei-o com demasiados atalhos e, se bem me lembro, nem experimentei nenhuma das suas receitas. Quem sabe, com o tempo, a minha opinião muda. No entanto decidi dar uma segunda oportunidade à senhora quando vi que tinha uma obra nova nos escaparates: Fresh and Light! E oooooh... que delícia!! Acho que devem haver muito poucas receitas aqui que me escaparão. Estreei-me com este bolo (o qual não ficou fudgy em todo o lado, embora na fotografia do livro também não o esteja... pelo que da próxima vez experimento deixá-lo menos tempo no forno a ver se noto diferença) que se faz numa forma pequena e acompanha tão bem o café. Não se assustem com os diferentes tipos de cacau na lista abaixo, o magro é que se acabou e recorri ao cru que costumo usar nos batidos... Seja como for, e apesar dos habituais contratempos, em momento algum o sabor ficou comprometido, por isso.... vou só ali buscar mais um quadradinho e já volto! ;)


~ Ingredientes ~

adaptado de Fresh and Light, Donna Hay, p. 148

3/4 cup de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento químico
1/4 cup de cacau magro + 2/4 cup de cacau cru
1 cup de açúcar amarelo
3 Ovos Caseiros
2 saquetas de açúcar baunilhado Vahiné
3/4 cup de buttermilk (3/4 cup de leite magro deixado a repousar até colhar com uma colher de sopa de sumo de limão)
1/3 cup de Becel líquida
açúcar em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno nos 160º. Peneirar a farinha, o fermento e o cacau para um tigela grande e adicionar os açucares. Noutra tigela, bater os ovos com o buttermilk e a Becel. Adicionar aos ingredientes secos e misturar até que estejam todos incorporados. Levar ao forno numa forma de bolo (usei um pirex quadrado pequeno de 20cm com papel vegetal, o qual molho levemente para que adira melhor à base) cerca de 40m ou até que esteja firme. Retirar e deixar arrefecer antes de desenformar. Quando estiver frio, polvilhar com açúcar em pó.


tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingrediente principal: cacau
 
♥ Lovely Sponsor ♥   

 

Comments

  1. Olá Maria,
    Eu sou fã da Donna Hay e não há livro dela que não devore e adoro o No time to cook... sim, cheio de atalhos, mas lá está..., no time to cook...
    Este novo também amo de paixão e já está carregado de post its e este bolinho está também seleccionado e agora, com a tua aprovação, não vai demorar muito para que seja testado.
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Oh credo que uma pessoa quer ser saudável e depois vemos estas coisas aqui. grrr, já vou fazer qualquer coisa com chocolate para o lanche :p

    ReplyDelete
  3. Olá Maria!
    Eu adoro a Donna :) por acaso dela nao tenho o No Time to Cook, mas aconselho-te o Seasons, o Fast Fresh Simple e adoro o Modern Classics 2. Esse Fresh and Light acabou de chegar!! Ainda não o vi com calma mas adoro.
    E estes quadradinhos já sorriem a esta hora do lanche :) dá cá um!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  4. Tenho que te dizer que por culpa desses quadradinhos, já foram uns tantos quadradinhos de chocolate para a barriga em substituição ;) As receitas da Donna que já experimentei foram todas muito simples e rápidas e com resultados muito bons, e este bolo parece-me que também será assim.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Já comia um quadrado desses...
    Bjs

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts