Favas guisadas.




Antigamente era assim.

A minha mãe -  "O jantar é favas."

Eu - "Nãooooo!!!... Não gosto!!!"

A minha mãe - "Não gostas mas comes que eu já fiz."

Eu - "Por favor, não.......  eu detesto favas!!!"

A minha mãe - "Temos pena, comes menos, mas comes. Temos de comer um pouco de tudo."

Eu - "Mas o Zé não come salsichas!"

A minha mãe - "Mas o Zé é o meu filho querido e adorado e por isso tem direito a todas as regalias e mais algumas" [esta parte é capaz de ter sido um pouco exagerada]

Eu - "Oh que vida injusta e cruel!! Não faço nada do que quero e obrigam-me só a comer as coisas que não gosto!! Ninguém é mais infeliz do que eu na face desta terra!!" [esta parte é toda verdade]

Actualmente...

Eu, quando recebo o Cabaz Prove - "FAVAS!!! Adoro favas!!! Vou já preparar um panelão delas guisadas para mim e comer até rebentar!!"


~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Freak Veggie


1 cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho com casca esmagados
2 malaguetas secas cortadas e com sementes Suldouro 
1 fio de azeite
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimentão doce Suldouro
1kg de favas
500g de polpa de tomate
50ml de vinho branco (aqui foi um bocado a olhómetro)
250ml de caldo de legumes caseiro

Descascar e lavar bem as favas. Reservá-las. Refogar a cebola, o alho, as malaguetas e a folha de louro. Adicionar as favas, temperar com o pimentão e juntar a polpa de tomate. Cozinhar cerca de 15m com a tampa tapada e com o lume no mínimo. Adicionar o vinho branco, cozinhar mais uns minutos e depois adicionar o caldo. Tapar a panela e deixar cozinhar até que as favas estejam tenras.

tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: não
para crianças: não (pela minha experiência, acho que elas não vão gostar)
ingrediente principal: favas
 
♥ Lovely Sponsor ♥ 



Comments

  1. Ahahahahah tal e qual, era isso é coentros, nem os podia ver à frente e agora adoro :D adorei a receita, tenho de experimentar, as favas desta semana já têm destino mas pra semana vão pra este guisadinho :)

    Beijinho**

    ReplyDelete
  2. Olá!

    Parece que estava a ouvir a conversa lá em casa dos meus pais! Agora adoro favas e estou ansiosa que os meus pais metragam das deles!

    Bjs

    ReplyDelete
  3. LOOOOLLLLL!!!
    És mesmo o meu comprimido de boa disposição matinal e só tenho pena dos dias em que cá não posso vir...
    Adoro favas e durante toda a minha infância, adolescência e "semi adulta" existência, reagi a elas exactamente como tu e agora sou perdida por favas e ainda hoje comprei um kilão delas!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ReplyDelete
  4. Já gostei menos de favas, agora gosto mais um bocadinho, o suficiente para as comer ai 3 vezes ao ano. Gostei do teu entusiasmo!

    ReplyDelete
  5. Revejo-me totalmente na descrição! :-) Exceto a parte do Zé, porque o meu irmão chama-se Pedro, e de qualquer forma ele gostava de tudo e mais alguma coisa, por isso nunca havia nada que ele não comesse... é a chamada boa boca! :-D Eu também não era esquisita, mas havia duas coisas que detestava - nabo e favas. E hoje adoro os dois!

    ReplyDelete
  6. Ahahahah :)
    As tuas receitas até podiam não ser nada de especial Maria (que não é definitivamente o caso!!!) mas nunca deixaria de passar por aqui porque solto sempre uma bela gargalhada com as tuas publicações...faço minhas as palavras da Lia ;) hehe
    Essa personagem do diálogo também poderia muito bem ser eu, até há bem pouco tempo atrás... Eu gostava imenso de favas em miúda, comia várias vezes em casa da minha avó e sabiam-me imensamente bem! Entretanto, não sei o que se passou, sinceramente, mas enjoei e nem as conseguia ver...e, agora, aos poucos, já estou a recomeçar a apreciá-las novamente. Isto da idade dizem que traz sabedoria e, como tal, não tarda nada estou a adorá-las de novo ;)
    Beijinhos *

    ReplyDelete
  7. ahahahah, revejo-me tanto nisto!

    Mas não era só com as favas! Com as ervilhas tinha o mesmo problema. E agora sou fã de ambas.

    Aliás, tenho vindo a descobrir que afinal sou mesmo boa boca! ;)

    ReplyDelete
  8. Gosto tanto, que prato delicioso Maria, e todas temos coisas que não gostávamos e agora adoramos eu era queijo brrrrggg e agora,.. não passo sem ele hehehe

    Beijinho!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts