Meatless Monday ~ Mini quiches de agrião.


Ainda não tinha tido oportunidade de participar no desafio Há Vida Além da Massa de Atum promovido pelos blogues A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas. O objectivo desta partilha de receitas é disponibilizarmos as nossas dicas e truques para mantermos uma alimentação saudável, mas ao mesmo tempo apelativa e não dispendiosa. Por outras palavras, o problema com que diariamente nos deparamos.

Notei que desde que comecei a ter mais cuidado com o que como (ingerindo mais legumes e frutas, cortando nas carnes, eliminando a maioria dos alimentos processados...) não tenho tido contas do supermercado mais elevadas, apesar do preço elevado de determinados alimentos (como sementes de chia e outros que tais...). Para começar, há muitos produtos que nas superfícies habituais não encontro, por isso dou um salto pelas lojas de produtos naturais, onde me abasteço do que preciso e onde vou controlando os gastos mais facilmente do que quando me soltam à maluca pelos corredores do Pingo Doce (cheios de promoções!!) ou me perco no site do Continente Online (onde, apesar da lista de compras com o total sempre disponível, acabo por gastar bem mais do que me propunha inicialmente). Prefiro apostar na qualidade do que na quantidade, pelo que o meu Cabaz Prove semanal raramente falha e os legumes e frutas não biológicos que compro não fogem muito aos menos contaminados por pesticidas. 

Outro alimento que cada vez mais aparece na minha alimentação (com ou sem gemas...) é o ovo, ao qual dantes fugia por causa do colesterol alto e o qual, segundo me informei, não é de longe nem de perto o vilão que apregoavam. No entanto, atenção aos ovos que comem! Ovos com adição disto ou daquilo (sejam diferentes tipos de ómegas ou penas de galinha) são sempre suspeitos e fazem-me pensar no que andarão a compensar. Quando era pequena e vivia em Leiria, levaram-me numa visita de estudo a um local onde galinhas enfiadas em espaços minúsculos conviviam com ratos e veneno para aniquilar os mesmos, uma imagem que me traumatizou ao ponto de não ter comido ovos durante imenso tempo. Por isso, desde que através da Ana do Cozinhar sem Lactose conheci os Ovos Caseiros, nunca mais suspeitei nem dos supostos malefícios dos nossos redondos amigos, nem receio as condições em que as galinhas os puseram. Como diria o Luís, "são ovos de galinhas felizes!" E já agora, não, os Ovos Caseiros não são ♥ Lovely Sponsor ♥ ...

Voltando ao desafio, como a Ovelha Negra propôs uma receita adequada a uma Festa Low Cost, cá estão estas mini-quiches muito fáceis, rápidas e baratas de fazer. Basicamente, quiches com o que o meu frigorífico gritava que já estava a mais. Podem ser levadas para festas, mas também servem como deliciosos pequenos almoços e lanches. Pelo menos, aqui serviram. ;)


~ Ingredientes ~

receita adaptada de Meals for Squeals

1 fio de azeite
2 dentes de alho pequenos picados
1 cebola nova pequena picada
170g de queijo quark
1 molho grande de agrião do Cabaz Prove
5 pedaços de tomate secos ao sol conservados em azeite e ervas
azeitonas Ovos Caseiros

Refogar os alhos com a cebola no azeite (usei o da embalagem do tomate). Numa tigela à parte bater os ovos com o queijo quark e temperar com a flor de sal. Na frigideira ao lume saltear o agrião lavado e arranjado (deixei os talos) e quando este amolecer, adicionar as azeitonas descaroçadas e o tomate. Quando estiver tudo bem cozinhado, desligar o lume e envolver no outro preparado. Ligar o forno nos 200º e colocar a massa em formas de muffin. Levar a assar cerca de 20m.


tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingrediente principal: ovos
 
♥ Lovely Sponsor ♥  

Comments

  1. Fantásticos! São mais muffins salgados do que quiches, não é? Visto que não levam massa quebrada. Nós cá em casa também nos rendemos totalmente aos Ovos Caseiros, nunca mais comprámos dos outros!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. a receita original chama-lhes "mini crustless quiches" e como não levam farinha alguma, mantive a denominação original. mas acho que se lhes quiseres chamar muffins salgados tb ninguém se chateia ;)

      Delete
  2. Ai esse sabor... sou assumidamente louca por agriões!!! Esta vou guardar ;)

    Bjinhos

    ReplyDelete
  3. Adorei a sugestão Maria, e vou j+a tomar conta da ocorrência ;) Peço-te só que deixes o link desta receita no meu blog, no post do crumble - que é para ficar tudo conforme ;)
    Ando à que tempos para fazer umas mini quiches como estas.

    ReplyDelete
  4. Parece delicioso. Ficaram lindas

    ReplyDelete
  5. Nada como ovos caseiros! O meu pai cá em casa têm as galinhas, e lá nos iam brindando com uns ovos caseiros, mas elas decidiram fazer greve, e já não põem :D

    Uma excelente participação à iniciativa, adoro agrião, uma receita a anotar!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Adorei esta receita, gosto tanto de agrião :) Muito bonitos!
    Beijinhos e boa semana
    Inês

    ReplyDelete
  7. Aqui está uma receita ideal para piqueniques. É colocar na cesta, estender a toalha e temos delícia e saúde à mesa. Gostei.~bjs~Patrícia

    ReplyDelete
  8. Que receitinha estupenda Maria :) Estas mini quiches, para além de se enquadrarem maravilhosamente bem no nosso tema da Festa Low Cost, devem ter um sabor fabuloso!! Adoro todos os ingredientes que usaste e a simplicidade dos mesmos...por isso nada pode correr mal ;)
    Obrigada pela tua participação e espero que continues a deliciar-nos com receitas destas ;)
    Beijinhos *
    Vânia

    ReplyDelete
  9. Uma deliciosa receita sem hidratos que adorei:)

    Para um lanche fantástico vou guardar:)

    Beijinho grande

    PS: Fazes muito bem ter começado a mudar a tua alimentação, vais ver que vais cada dia te sentires melhor

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts