Meatless Monday ~ Tofu com ananás.

Depois de vários desencontros, a Paula Guimarães da Santa Gula e eu conseguimos finalmente encontrar-nos pessoalmente! Calhou mesmo bem, a tempo dos meus anos... o que para mim foi óptimo porque tive direito a duas prendas! ;) Uma delas é esta fantástica compota de ananás, côco e lima que usei neste tofu agridoce. O que esta compota tem de melhor é não ser demasiado doce, pelo que se presta a várias utilizações (para além da tradicional torradinha...). Por isso mesmo decidi usá-la na marinada desta receita e fiquei muito satisfeita com o resultado. A ideia de um prato onde a utilizar surgiu-me ao passear por um dos blogues mais bonitos e originais que por aqui andam e faltava-me apenas conseguir reunir os restantes ingredientes para ter tudo a postos. Aqueles que como eu gostam de misturar doce com salgado vão adorar esta receita!

~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue No Soup For You

500g de tofu cortado em cubos
2 colheres de sopa de compota de ananás, côco e lima Santa Gula
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de molho de soja
50g de ananás partido em cubos

De véspera preparar a marinada. Juntar todos os ingredientes (excepto o ananás) num recipiente, misturar bem os líquidos e deixar repousar durante a noite envolvendo bem o tofu. No dia seguinte cortar o ananás aos cubos e aquecer uma frigideira anti-aderente. Caramelizar o ananás salteando-o na frigideira até que fique mais escuro. Retirar e adicionar o tofu e a marinada. Cozinhar cerca de 20m, até que o tofu esteja pronto, adicionar o ananás e deixar apurar 5m. Servir com legumes ou arroz.

tempo de preparação: 30m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingrediente principal: tofu
 
♥ Lovely Sponsor ♥  

Comments

  1. Não sou grande fã de tofu, mas acho que nunca o comi cozinhado como deve ser. Este prato calhava mesmo bem ;)

    ReplyDelete
  2. Parece delicioso, embora não aprecie tofu! Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Tem belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Bem eu adoro os pratos agridoces, por isso acho que vou gostar muito desta! Já numa receita que tu tens, de legumes assados com molho de natas e mostarda, juntei-lhe manga para dar esse toque e gostei muito!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Essa compota tem mesmo um aspecto magnífico Maria e este teu tofu ficou-me aqui atravessado, pois tem um óptimo aspecto e consigo imaginar o fantástico sabor agridoce de que falas.
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts