Nutella caseira.

 

Se o grande Deus dos blogues (o qual provavelmente terá toda a sabedoria e omnipotência do Arrumadinho, mas com o estilo de uma Pipoca) viesse ter comigo e me perguntasse com a sua voz de trovão: "Maria, se no resto dos teus dias terrestres só pudesses visitar um blogue de culinária, que blogue seria esse, minha filha?"

Eu aí responderia sem hesitar: "O Compassionate Cuisine da Márcia".

Eu, que sigo uns 200 blogues e tenho cerca de 300 publicações por dia para ver, que sigo imensas contas no instagram com saborosas sugestões culinárias, que todos os meses guardo uma verba substancial do meu magro salário para adquirir novos livros de culinária que ficam tão bem a enfeitar as estantes e que tenho um top 10 de blogues fantásticos (portugueses e estrangeiros) dos quais não prescindo, admito que acima de todos eles está o Compassionate Cuisine. Este blogue tem a dose certa de fotografias bonitas sem pretenciosismo, toda a informação necessária para uma dieta vegetariana equilibrada (não fosse a Márcia vegetariana e estudante de ciências da nutrição) e receitas de deixar até o maior aficcionado em touradas com vontade de prescindir do bife diário. Eu é que não prescindiria de lhe espetar umas bandarilhas entre os olhos só para ver se ele também gostava, mas isso já é outra história...

Fiquei rendida ao sabor deste saudável creme de avelãs e cacau ao ponto de me ter beliscado e perguntado porque andei tantos anos a comer a versão de compra à colher (sim, eu sou daquelas que não pode ter um frasco de Nutella em casa sem que veja o seu fim...). É cremoso, doce, nutritivo e a companhia ideal para uma fatia de pão comida a correr antes de sair de casa. Sem pecados.

Eu não conheço a autora do Compassionate Cuisine nem ela me conhece a mim. Não faço ideia se é boa ou má pessoa, se tem noção como inspira os outros com o seu trabalho nem se passa muito tempo a ler os blogues de quem a lê a ela. Mas se por acaso a Márcia tropeçar nesta publicação, muitos parabéns!

E assim como não quer a coisa, só no dia seguinte me lembrei que poderia ter escolhido o meu blogue... 


 ~ Ingredientes ~ 
receita adaptada do blogue Compassionate Cuisine

manteiga de avelãs (1 cup de avelãs)
1 colher de sopa de mel (podem trocar por stevia ou agave para ser completamente guilty free)
2 colheres de sopa de cacau cru
3 colheres de sopa de leite de côco caseiro (mais se preferir mais líquido)

Retirar as avelãs da casca dura com o auxílio de um instrumento próprio para o efeito (nada de dar com um rolo da massa nas ditas, como eu antigamente fazia!). Colocá-las num tabuleiro e levá-las ao forno a 150º durante 25m. Retirar e deixar arrefecer. Esfregar bem as avelãs até que estas fiquem descascadas (o que não vai acontecer com todas, aviso já). Colocá-las num processador de alimentos e começar a triturar. Para evitar o sobre-aquecimento do aparelho (porque este vai trabalhar durante um bom bocado...) triturar as avelãs gradualmente até que estas comecem a libertar o seu óleo. O resultado será uma espécie de "bola": esta é a manteiga de avelãs. Para fazer a Nutella, adicionar o mel (ou outro adoçante), o cacau e o leite de côco (ou qualquer outro leite vegetal). Guardar num frasco esterilizado e, de preferência, não comer todo de uma vez. Mesmo que custe resistir. 


tempo de preparação: 60m
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingrediente principal: avelãs

Comments

  1. Bom dia Maria,
    Eu concordo contigo na íntegra e aliás, até acrescento, se houvesse blogue português a ganhar uma das tão almejadas nomeações da Saveur, para mim esse blogue seria sem sombra de dúvidas o da Márcia.
    Ora, não sendo eu radicalista em relação à alimentação, pois gosto de tudo, desde o vegetariano e saudável, ao bifinho (não diário) gorduroso, adoro as sugestões que a Márcia sempre apresenta e a profundidade com que ela nos informa sobre o que quer que esteja a escrever.
    Claro que Nutella é algo comido à colher em qualquer casa, especialmente se houver crianças nessa dita casa e Nutella caseira é uma mais valia.
    Beijocas,
    Lia.

    P.s. - Sim, devias ter escolhido o teu blogue. Que vergonha que o não fizeste... LOL!

    ReplyDelete
  2. Ai, Nutella! Não lhe resisto, como às colheres também, e dou cabo de um frasco inteiro em menos de nada! Pea certa esta será bem mais saudável!
    Bem, eu sou uma naba nabíssima em seguir blogs, mas pronto, somos todos diferentes. Não conheço este de que falas, mas vou espreitar ;)
    E sim, seguir instagrams dá cabo de uma pessoa totalmente

    ReplyDelete
  3. Olá Maria,
    Já passei muito ao de leve no Compassionate Cuzine, pelos visto não parei tempo suficiente e agora terei de lá voltar... Adorei o teu post e quem nos inspira merece sempre ser reconhecido!
    Esta era a receita que esperava. Como nutello-dependente, tudo que possa reduzir os seus efeitos menos bons é de ter em conta. Esta testarei certamente ;)

    Bjinhos

    ReplyDelete
  4. Adoro esse blogue! :)

    Não me canso de ir ler as receitas (e as fotografias lindas), bem como as dicas que a Márcia dá, de como compor uma receita vegetariana para garantirmos o aporte necessário de cada nutriente.

    Não sou vegetariana, mas tenho alturas em que não posso ver carne à frente e aproveito para experimentar outras receitas, com novos sabores, texturas e ingredientes que até há bem pouco tempo desconhecia.

    Foi através desse blogue que descobri e coloquei em prática, a que viria a tornar-se na minha paixão... lentilhas! :)

    Quanto à nutella, nem vou comentar! :p Cada vez que faço, é um martírio conseguir resistir ao chamamento! Às colheradas até sabe melhor eheheh

    ReplyDelete
  5. Sou sincera odeio sabor nutella acho demasiado doce e enjoativo, esta tua versão altera complentamente a minha opinião, leve, pouco doce e pelo aspeto diz ser deliciosa:)

    beijinhos

    ReplyDelete
  6. Não sou apreciadora de Nutella (já estou a ouvir os suspiros e as exclamações de espanto e indignação!!) mas tenho aqui por casa alguém que, quando agarra o boião, só para quando vê o vidro do fundo ;) hehe
    Confesso que não conheço essa cozinha mas depois dessa descrição toda e desses elogios, vou já dar uma espreitadela e ver do que se trata ;) E, realmente, não percebo como é que não te passou de imediato pela cabeça nomear o teu blog ;) hehehe
    Beijinhos *
    PS: Hoje passa pelo blog neste link que é dia de "Há vida para além da massa de atum" e temos novo DESAFIO. Adorava poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ReplyDelete
  7. Quanto é que custa um frasco, mesmo?

    ReplyDelete
  8. O que eu adoro nutella, acho que tenho um trauma de infância porque a minha mãe nunca me deixou comer.
    Só quando entrei na faculdade me pude deliciar com ela hehe.
    Mas sim, feita em casa é muito mais saudável, e viciante na mesma.
    Eu adoro o blog da Márcia, é mesmo como dizes, sem pretensões e cheio de boas receitas e muita informação.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  9. O blog da Márcia é um dos meus favoritos também, acho super completo e todas as receitas que já experimentei são absolutamente deliciosas (já fizeste o molho de côco e tomate picante para almôndegas? AMAAAAZING!!!). Eu nunca comi nutella, só recentemente comecei a descobrir algum amor ao chocolate por isso nutella era coisa que não me fazia crescer água na boca, mas assim caseira tou numa de experimentar!! :)

    E que grande falha não teres escolhido o teu blog eheh :P

    beijinho*

    ReplyDelete
  10. Tão simples e tão bom! Também faço muitas vezes em casa, e adoramos. Normalmente uso a receita do Não Acredito que é Saudável, que não é muito diferente. Gosto imenso do Compassionate Cuisine, por isso percebo bem a tua escolha!

    ReplyDelete
  11. Olá Maria!
    Fica a saber que sigo muitos blogs, mas nem sempre consigo ter tempo para comentar :( Quando me deparei com este post, nem imaginas a minha reacção... Até me deixaste emocionada, e quase sem palavras... Apenas te posso dizer muito obrigada, e acredita que fico mesmo contente por o meu blog ser um dos teus preferidos!
    Ah, e em resposta ao que escreveste... Não, não tenho a noção de como inspiro as outras pessoas, mas hoje já fiquei com uma ideia mais próxima!
    Agradeço-te muito Maria, um beijinho :)

    ReplyDelete
  12. Só coisas boas! Aqui e lá! Também ando nas experiências com os germindos depois de ler um post da Márcia! ;)

    ReplyDelete
  13. que maravilha!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts