Bolo de bolacha e chocolate Regina.














Não sei se têm muitas memórias da infância, memórias essas relacionadas com comida ou cheiros. Eu tenho. Lembro-me de comer sempre ao pequeno almoço torradas com manteiga molhadas em cevada. Lembro-me do cheiro que se espalhava pela casa e se colava às nossas narinas quando a minha Avó derretia açúcar e envolvia os amendoins (ou jinguba) em caramelo para fazer pé-de-moleque. Lembro-me de ir à mercearia da rua e de sair de lá com uma sombrinha Regina, se me portasse bem e "não como aqueles meninos malcriados que só sabem é pedir coisas aos pais". Lembro-me que a minha Avó fazia sempre bolo de bolacha para os aniversários e que, quando já tinha idade, a ajudava a molhar as bolachas no café, retirando-as com todo o cuidado para que não amolecessem demais.



Por isso, quando os Chocolates Regina me desafiaram para criar uma receita com a sua edição limitada de chocolate negro com sabor a frutos silvestres, pensei logo numa sobremesa a combinar com o calor que se faz sentir. A única receita que consigo reproduzir de cor é a do bolo de bolacha da minha Avó, uma receita que sai sempre bem e que está tão próxima da minha infância que os seus cheiros e sabores se confundem com ela. Peguei então numa ideia de sucesso e dei-lhe um twist para transformar um clássico numa edição limitada. Quem provou, adorou e repetiu, por isso desafio-vos a fazerem o mesmo!


~ Ingredientes ~

2 pacotes de bolacha Maria
70g de manteiga 
100ml de natas
500ml de café forte
7 framboesas 
açúcar em pó 


Começar por preparar o café e deixar que este arrefeça até que fique morno. Em banho Maria derreter o chocolate com a manteiga e depois adicionar as natas, mexendo bem para envolver bem todos os ingredientes. Molhar por poucos segundos as bolachas (uma a uma) no café e dispô-las num prato, 7 de cada vez. Barrar cada camada com o ganache de chocolate. Repetir o processo até conseguir a altura pretendida do bolo (usei 10 bolachas aproximadamente). Barrar o bolo todo à volta, decorar com as framboesas e polvilhar com açúcar em pó. Colocar no frigorífico e servir fresco.


tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: chocolate negro com frutos silvestres Regina


♥ Lovely Sponsor ♥  
 

Comments

  1. Oláaaaa! O que é que temos aqui?? Tens toda a minha atenção minha amiga blogger, quando se trata de chocolate preto, sou a primeira a aparecer, e se for com sabor a frutos vermelhos, então, fico cativada ;)
    Os meus cheiros de infância são o cheiro de tarte de maça ou de morango e ruibarbo, doce de framboesa, amora e cassis, chocolate derretido, café acabado de fazer e escargots no Natal, quando pairam estes aromas no ar, regresso à infância :)

    ReplyDelete
  2. Tem bom ar! Já estou a ver uma versão sem lactose! :-)

    ReplyDelete
  3. Isto só pode ser muitooooo bom :)

    ReplyDelete
  4. Com Chocolates Regina :). Mham Mham.

    ReplyDelete
  5. XIiiiiiiii lembras-te dos chocolates regina? E das máquinas de furar? Agora já existe novamente :)
    Este bolinho ficou um máximo, bem podia estar na mesa da minha festa :)
    Beijinhos,
    Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ReplyDelete
  6. Estou aqui a babar-me compulsivamente... Que vergonha, este bolo mete "nojo" :p

    ReplyDelete
  7. Oh que fixe, adoro quando os aromas, os sabores, se confundem com as memórias.
    Eu também comia torradas com manteiga e cevada (ainda bem que ninguém me obrigava a beber leite!).
    E bolo de bolacha não está nas minhas memórias, mas adoro, e com chocolate!!
    (era este o tal? yummi) beijinho.

    ReplyDelete
  8. Oh, que maravilha. Também quero um bocadinho, bjs

    ReplyDelete
  9. Parece-me delicioso! Também quero experimentar esse bolo ;)

    ReplyDelete
  10. Que lindo ficou! Uma bela recriação do bolo de bolacha...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Os meus sabores de infância eram bolos de laranja e bolos de mármore dancake, e um bolo muito simples que era a única receita de bolo que a minha mãe sabia fazer :)...a variedade de bolos só começou quando eu me virei para os tachos para saciar a minha gulodice! E olha que neste momento, ela ficou bem desperta com a imagem deste bolo :)
    Beijinhos

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts