Finalmente acertei com o agar-agar e de que maneira!!!




Não lhe posso chamar o meu calcanhar de Aquiles, porque é estúpido que tenha feito do agar-agar, uma reles alga, a minha arqui-inimiga. Além disso o meu marido jura a pés juntos que o meu ponto fraco na cozinha é o bacalhau, porque uma vez quase que envenenei uns convidados com uma receita de bacalhau no forno. Verdade seja dita, esta afirmação é exagerada, porque envenenados não saíram cá de casa... quanto muito enjoados, vá. E depois, eu nem sequer gosto muito deles, portanto, do meu ponto de vista, acho que o resultado até foi bastante positivo.

Voltando ao agar-agar, a verdade é que já tinha experimentado este gelificante vegetal numa sobremesa de melancia e manjericão que tinha tudo para dar certo, mas curiosamente não deu. Depois voltei a utilizá-lo na adaptação de uma receita do Green Food (espreitem os comentários) que saiu bastante melhor, mas eu queria mais!!!! Então ontem deu-me para isto: usei a água de côco que trouxe da loja de produtos brasileiros (juro que eles não me pagam nada para estar sempre a mencioná-los, a verdade é que gostei de tudo o que COMPREI por lá) e umas frutas que já estavam madurinhas no frigorífico. Adicionei gengibre ralado (tenho sempre congelado para ir usando, evitando assim que se estrague) e pronto. Resultado: AGAR - AGAR - 2; EU - 1. Tãooooooo bom e fresquinho, sem uma pinga de maldade!!! ;)


~ Ingredientes ~

receita inspirada nesta do blogue Green Food

1 saqueta de agar-agar Vahiné
500ml agua de coco
200g morangos
20g framboesas
gengibre fresco ralado

Na liquidificadora bater os morangos com as framboesas, o gengibre e a água de côco. Retirar uma colher de sopa deste preparado para uma panela e aí dissolver o agar-agar. Juntar o resto do líquido na mesma panela e levar ao fogo. Deixar ferver e cozer 2m após levantar fervura. Levar ao frigorífico algumas horas (não consigo precisar ao certo quanto tempo demorou a solidificar, mas é menos do que a tradicional gelatina...) e servir fresco.

tempo de preparação: 10m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: agar-agar Vahiné

♥ Lovely Sponsor ♥  


Comments

  1. O agar-agar pode ser tramado, isso é bem verdade.
    Olha, assim só por acaso, os tais convidados não lêem este blog pois não? Espero que não, porque acho que não iam gostar da parte do "e depois, eu nem sequer gosto muito deles..." ;)
    Morango e framboesas, adoro, já ia um potinho desses :)

    ReplyDelete
  2. Eu nunca experimentei o agar-agar, mas parece-me que acertaste e esta sobremesa deve ser deliciosa.
    uma beijoca

    ReplyDelete
  3. Ando há que tempos para utilizar o agar-agar, qualquer dia há de ser! E esta coisa cor de rosa tem bom aspecto sim senhor :D

    ReplyDelete
  4. Nunca experimentei agar-agar mas esta tua sobremesa agradou-me bastante
    Beijokas

    ReplyDelete
  5. Eu também tenho uma embalagem de agar-agar aqui por casa, e ainda não me arrisquei precisamente por não saber como utilizar! Vou anotar esta receita que me parece muito bem!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Eu e o agar agar também não começámos da melhor maneira mas agora já sei como domá-lo! Adorei esta gelatina, agora para o Verão deve ser maravilhosa :)
    Beijooo**

    ReplyDelete
  7. Adoro pessoas com sentido de humor! Ainda não me perdi de amores pelo agar-agar, quem sabe é desta :)

    ReplyDelete
  8. Eu nunca experimentei... A consistência é interessante e a combinação de sabores perfeita :)

    ReplyDelete
  9. Boa! :-) Eu uso o agar-agar para dar textura quando faço iogurtes de soja caseiros. Também já usei em sobremesas, mas é verdade que é preciso encontrar o ponto!

    ReplyDelete
  10. O ágar-Ágar não costuma acabar cá por casa mas no inicio também andei "às turras" com ele!! :) Esta ideia de gelatina é fantástica, deve ser super fresquinha!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts