Meatless Monday ~ Quibe vegan assado.




Quando da minha visita à loja Brasil Tropical em Arroios onde me abasteci de fécula de mandioca - a qual deu origem aos pequenos almoços mais deliciosos que tenho cozinhado (espreitem aqui e aqui) - trouxe também trigo para quibe para as minhas invenções culinárias. Há algumas receitas brasileiras que quero imenso experimentar, a par de outras que devoro sem sequer dar conta, como é o caso do pão de queijo (porém esta ando a evitar fazer por casa por todas as razões óbvias e mais algumas...). Uma das receitas que me espicaçava a curiosidade há algum tempo era a de quibe, sendo a versão original composta em parte por carne picada frita em óleo quente, o que me pareceu desmotivador. Decidi então pesquisar uma alternativa vegetariana e saudável, a qual reproduzi em casa e que vos trago hoje.

Incentivada pelas meninas do Not Guilty Pleasure, Vegan aos 30, Vazio de Conteúdo, Green Food e Há Revelia do Editor com quem almocei há umas semanas atrás no restaurante Terra no Príncipe Real, fui um bocadinho mais longe e optei mesmo pela versão vegan desta receita de quibe assado. Agradeço-lhes não só as dicas (a batata é essencial na alimentação para tapar os "buraquinhos" no intestino - got it!), mas também a tarde bem passada. De todas, eu era a única presente que não segue uma alimentação vegetariana ou vegan, como aliás é do conhecimento geral. Porém, como é um tipo de culinária que sempre me agradou imenso e que considero muito criativa e saborosa  (se tradicionalmente somos ensinados a comer e a cozinhar de uma determinada maneira, procurar alternativas que funcionem parece-me uma atitude louvável em todos os sentidos), decidi que esta semana só existiriam receitas vegetarianas e vegan aqui pelo blogue, a começar já hoje (se bem que todas as segundas são sem carne, mas enfim).

Um pormenor curioso antes de vos deixar ler a receita. Depois do almoço sentámo-nos na esplanada do Príncipe Real a conversar e, apesar de eu passar despercebida no meio de vegans e vegetarianas, os animais são mais difíceis de enganar. Se não acreditam em mim, são capazes de me explicar porque é que de todas, eu fui a única a quem um mosquito se foi enfiar dentro do olho?! Eu bem tentei continuar a falar como se nada fosse, pestanejando com violência para o espantar, mas se não fosse o dedo maternal da Vegan aos 30 enfiado dentro do meu olho para pescar o insecto, acreditem que a esta hora estaria aqui sentada a escrever à Camões.


~ Ingredientes ~

receita adaptada de Estilo Vegan

1 cup de trigo para quibe
1 cup de proteína de soja texturizada 
1 colher de chá de molho de soja
1 cup de cenoura ralada
1 cebola grande picada em pedaços pequenos
1 batata grande 
azeite


Começar por hidratar o trigo para quibe de acordo com as instruções da embalagem deixando-o de molho pelo menos por 2h. Aproveitar para deixar a soja texturizada a hidratar com água quente e o molho de soja. Cozer a batata e esmagá-la. Escorrer bem ambos os preparados e misturá-los juntamente com a cenoura, a cebola, a batata e os temperos. Ligar o forno nos 180º e untar um pirex com azeite. Colocar aqui a massa de quibe e levá-la ao forno cerca de 30m. A receita original sugere regar o quibe com azeite e limão já no prato, mas eu esqueci-me e aproveitei para servi-lo com uma salada.


tempo de preparação: 2h (quibe e soja de molho) + 20m de preparação + 30m no forno
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: quibe

 
♥ Lovely Sponsor ♥  

Comments

  1. Hihihi. os mosquitos são umas criaturas muito difíceis de ludibriar ;)
    Ficou apetitoso, fiquei com vontade de experimentar.
    Boa semana :)

    ReplyDelete
  2. Batata para os buraquinhos eheh já nem me lembrava dessa :P
    Foi um óptimo dia, adorei conhecer-vos pessoalmente :) E o episódio do mosquito só mostra como és uma animal lover a sério, os bichinhos não te largam ihih
    Gosto muito da implementação desta semana veggie aqui no blog e adorei esta receita, já vi tantas vezes no jumbo trigo para quibe mas nunca me atrevi a trazer, agora já sei o que fazer :)

    Beijinhoo ah e pão de queijo? Tens de fazer uma versão vegan pra malta quando combinarmos o picnic :P (que não vai ter Tony Carreira, prometo!)

    ReplyDelete
  3. É uma coisa que também quero provar, o quibe!
    Gostei da batata a tapar buraquinhos :) e que tenhas passado uma tarde muito inspiradora.
    Pelo menos em termos de amizade e de culinária. E esta semana meatless soa bem.
    Um beijinho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts