Meatless Monday ~ Tarte de ervilhas, soja e rama de couve-flor.



Quando não apetece cozinhar, mas também não dá jeito nenhum deixar que os alimentos se estraguem, há que fazer uma tarte. Gosto de variar a receita da massa, enriquecê-la com ervas aromáticas diferentes ou alho, trocar as farinhas, alterar o recheio, polvilhar ou não com queijo ralado, trocar o leite pelas natas ou vice-versa... Enfim, as possibilidades são ilimitadas e não há fórmulas vencedoras. Há é que saber aproveitar, reaproveitar e nada deixar estragar, mesmo quando não apetece cozinhar. Oh caramba, acho que além de fazer uma tarte, também fiz um rap!!!


 ~ Ingredientes ~

receita da massa adaptada de Vanilla Gastronomia

2 cups de farinha integral
1/2 cup de azeite
1 pitada de sal
1/3 de cup de leite magro

No processador de alimentos juntar os ingredientes secos e adicionar gradualmente os líquidos até que conseguir uma massa areada. Forrar uma tarteira com esta massa e reservar.

recheio

1 fio de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho laminado
75g de soja granulada hidratada e bem escorrida
4 folhas de rama de couve-flor
50g de ervilhas escaldadas
1 lata de tomate em pedaços com manjericão e oregãos
vinho branco qb
1 pacote de natas light

Começar por hidratar a soja granulada em água bem quente. Deixar repousar pelo menos 1h e depois escorrer bem. Reservar. Descascar as ervilhas e escaldá-las por 5m em água a ferver.
Num fio de azeite refogar a cebola e o dente de alho. Adicionar a rama de couve flor cortada em juliana e saltear até que amoleça um pouco. Adicionar as ervilhas e a soja, bem escorridas. Saltear 10m e adicionar o tomate em pedaços. O que costumo fazer é juntar cerca de 2 dedos de vinho branco à lata ou frasco onde vem o tomate, tapar ou mexer bem para que este apanhe o "restos" e adicionar à frigideira. Deixar cozinhar pelo menos 15m para que apure todos os sabores. Numa tigela à parte bater o ovo com as natas, desligar o lume e envolver no preparado anterior. Despejar na forma de tarte e levar a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 45m ou até que a tarte esteja pronta.


tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: ervilhas
 

Comments

  1. Ola Maria,
    Eu também adoro tartes e se foram saudáveis melhor ainda e esta tua tem um aspecto divino e gosto da combinação de ingredientes utilizada!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Que delicia.

    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Estas tartes são sempre boas!
    Eu adoro usar as ramas de couve flor e bróculos, sabem sempre tão bem!
    Um beijinho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts