Tapioca hidratada.

A tapioca na frigideira já em crepe mas antes de ser recheada...
... e a tapioca em versão crepe e em goma hidratada para guardar no frigoríico!



Finalmente experimentei fazer em casa os famosos crepes de tapioca! No instagram de muitas miúdas fit brasileiras, a tapioca é a rainha das fotografias. Há imensas possibilidades de utilização e só me faltava encontrar a dita cuja à venda para experimentar também em casa. 

Seguindo uma dica da Joana Banana, fui à loja Brasil Tropical em Arroios em busca da goma de tapioca hidratada, mas não havia. Estive mesmo para voltar para casa de mãos a abanar, mas o vendedor convenceu-me a trazer a fécula de mandioca para hidratar em casa, afirmando que não tinha dificuldade e acrescentou ainda que, tão cedo, não receberiam a goma. Além disso estava em desconto... OK, convencida! Trouxe a fécula e dispus-me a hidratá-la em casa para começar a utilizar a tapioca em muitas receitas. Trouxe também outros produtos brasileiros que tinha curiosidade em experimentar, mas isso ficará para outras núpcias. 

Em relação às propriedades da tapioca, podem espreitar este artigo do Blog da Mimis. Eu até podia fazer copy paste, mas hoje não estou para aí virada...

Passo então a explicar como hidratei a fécula de mandioca em casa, de acordo com as instruções da embalagem (isto hoje de receita tem muito pouco...):


~ Ingredientes ~

250g de fécula de mandioca 
1 pitada de sal
800ml de água

Numa tigela grande, misturar a fécula com o sal e a água. Com a ajuda de uma colher de pau, separar bem os grumos. Deixar repousar até que a farinha pouse completamente (deixei cerca de 2h). Escorrer a água e tapar a farinha com papel de cozinha até que absorva. Mudar papel as vezes necessárias até que toda a água seja absorvida. Colocar a fécula no robot de cozinha e pulsar até que fique em farinha, bem solta.

Para fazer o crepe, basta aquecer uma frigideira (a mim está a perder a película anti-aderente, pelo que lhe passo um guardanapo com um pouco de azeite só para não colar) e aí espalhar a farinha até que preencha o fundo todo. Deixar uns minutos e quando começar a levantar, virar. Tostar do outro lado e rechear a gosto. A versão que vêem em cima leva iogurte caseiro (a proteína magra para baixa o IG), maçã e canela, mas as opções de recheio são ilimitadas. Em breve haverá mais sugestões por aqui! ;) E já agora, coloquei a tapioca num frasco fechado no frigorífico até novas utilizações.


tempo de preparação: 3h
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: fécula de mandioca

Comments

  1. Isto no instagram é só crepes de tapioca, já andava curiosa, a ponto de comprar tapioca desidratada. Agora já sei como hidratar! yes!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E como é fácil, vais ver que tb ficas logo rendida como eu! ;)

      Delete
  2. Compro sempre a tapioca em bolinhas, nem sabia que havia fécula de tapioca. Não será igual à farinha de mandioca? (já passei tantas vezes nessa loja e nunca entrei...)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa pergunta: nao faço ideia! Mas eu na loja perguntei ao vendedor se esta é igual à que se encontra no supermercado à venda e ele disse que não. Mas se tiveres e decidires experimentar, depois partilha o resultado!

      Delete
  3. Já ando para experimentar há imenso tempo! Tenho de dar outro uso ao polvilho doce :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com polvilho nao sei se a receita para os crepes é igual, mas experimenta e depois partilha o resultado!

      Delete
  4. Eu no outro dia comprei farinha de tapioca para pôr numa massa de tarte, mas será a minha estreia com tapioca.
    Acho que conseguiste um bom resultado e assim não tens de ficar mais tempo à espera para provar.
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  5. Tenho de imprimir isto! mas entao uma embalagem da mais ou menos p quantas tapiocas ? tenho de partilhar a tua receits, muito fixe! acho q deviamos receber um desconto por fazer publicidade a loja de arroios ihihih

    ReplyDelete
    Replies
    1. Guardas no frasco dentro do frigorífico que nao estraga! Eu não sei para quantas dá, suponho q dependa do tamanho dos crepes e da quantidade que usas. Mas rende bastante!

      Delete
  6. grande dica , guardar o preparado no frasco! muito bom! : )

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts