Focaccia de tomate e alecrim.






Assim de repente, em que é que a minha vida está diferente do que era há um ano atrás? Hmmmm... deixem-me ver. Mudou alguma coisa, mas nem tanto assim. Por outro lado, está radicalmente diferente. 

Em primeiro lugar, continuo indecisa, como podem facilmente verificar.

Em segundo, não trabalho para um psicopata, o que ajuda bastante à minha saúde mental.

Terceiro, continuo com a saga da tese porque pedi um adiamento de 6 meses (esta ainda não tinha revelado!).

Em quarto lugar, tenho um trabalho agradável que se divide entre cozinhar umas horas e dar explicações noutras.

Quinto, a minha alimentação alterou-se imenso, ao ponto de perceber muito melhor o que como e de não conseguir já ingerir determinados alimentos sem que o meu corpo grite: "Alto lá, isto faz mal à saúde! Bota para fora!!". Desenvolverei este tópico nas próximas semanas. Querem imagens a acompanhar ou não é preciso? Porém, algumas receitas continuam a repetir-se cá por casa ou a ser reinventadas, como é o caso desta focaccia.

Sexto, não que alguém tenha notado ou referido, mas acho que estou cada vez mais gira. E modesta.

Por último - esta é que é realmente inovadora - estou um ano mais velha.


~ Ingredientes ~
 
receita adaptada do meu próprio blogue!

430ml de água fria
5,5 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de azeite para pincelar
200g de farinha de trigo integral
520g de farinha de trigo
1 saqueta de fermento de padeiro
1 1/2 tomate cortado em cubos
alecrim fresco
uma colher de chá de flor de sal aromatizada

Na máquina do pão, colocar os ingredientes na ordem indicada, excepto o tomate e o alecrim, e colocar no programa "massas levedadas" (na minha Tefal é o 13). O programa demora cerca de 1h30m e, quando terminar, amassar com as mãos a massa. Deixar a massa repousar tapada com um pano cerca de 20m à temperatura ambiente para que esta cresça. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, o qual, para que se molde melhor à forma, deve ser passado por água, tal como vi Mr. Jamie Oliver fazer no seu programa no 24 Kitchen. Pincelar com azeite, misturar com o tomate cortado e salpicar com o alecrim e a flor de sal. Levar ao forno cerca de 25m.

tempo de preparação: 2h
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: farinha de trigo

♥ Lovely Sponsor ♥  


Comments

  1. Penso que o último facto que referiste é sem dúvida o mais notório ;) e também o facto de o corpo pedir alimentos mais saudáveis e botar para fora os que não nos fazem bem - esse eu também sinto.
    Adoro focaccia, em Itália comi disto até rebolar Veneza abaixo até ao canal ahaha

    ReplyDelete
  2. Se és gira porque é que tens de ser modesta? Não tens de pedir desculpa por isso linda. Era o que faltava!! Já viste algum feio a pedir desculpa por ser feio? Não, pois não? Então!? E esses era caso para pedirem mil vezes desculpa. principalmente o Messi e o Maniche ;)
    Fiz no fim de semana, foccaccia com alecrim e outras coisa mais, e estava bem boa.

    ReplyDelete
  3. Olha que é um balanço bem positivo! ;)
    Focaccias, adoro!

    Bjinhos

    ReplyDelete
  4. Parece-me no geral até está muito bem :)
    E essa focaccia...nhami !
    bj
    sara

    ReplyDelete
  5. Parecem-me boas mudanças e uma ainda melhor focaccia ;)

    *****

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts