Mais muffins, menos conversa.



A minha avó Rosa (a única que me resta, mãe do meu pai) tem um hábito muito interessante: liga-me para me falar de como as vidas dos outros vão bem e recheadas de sucesso, enviando pequenas alfinetadas a todas as minhas decisões pessoais e profissionais. Nem sequer o diz de uma maneira directa, do género: "Olha larga lá isso, vai mas é procurar emprego na área em que estudaste". É mais: "Ohh filha... já viste o que uma antropóloga tem de fazer...?". O que ainda é pior! Grita comigo, mulher! Usa a linha telefónica para me criticares com 7 pedras na mão, como eu sei que te apetece, faz da tua voz um eco sonoro do meu alter-ego! Mas não... é tudo na base do: "Ohh filha... e achas que ainda morro antes de conhecer os meus bisnetos?" "Ohh filha... não consegues arranjar mais explicandos para ganhar mais dinheiro, não?..." "Ohh filha... não metas mais gatos em casa, não tens condições, a tua casa é pequenina..."

E depois, ao estilo do canto do cisne, ela adopta uma estratégia mais incisiva, depois dos 10 minutos que perde a criticar-me: os 50 minutos de elogios à vida dos outros, que na realidade são as notícias que tem para me dar. Como os meus irmãos se reproduzem alegremente, como o meu sobrinho é um génio, como as minhas irmãs são alunas exemplares, como a minha irmã ocupa os dias a salvar a humanidade, um centro de saúde de cada vez. Depois arrasta os elogios para desconhecidos meus, para as suas casas, filhos, empregos, apelidos e feitos heróicos.

Nesta altura já eu estou a arrancar cabelos da cabeça às mancheias enquanto a imagino do outro lado da linha, satisfeita com mais uma carecada na minha auto-estima. Então mordo-me toda e, como sempre, faço do humor e do sarcasmo a minha melhor arma e respondo-lhe: "Então e não queres ir almoçar ao sítio onde trabalho? Olha que ainda não envenenei ninguém..."

E ela responde: "Ohh filha... depois combinamos, está bem?".


~ Ingredientes ~

receita adaptada do site da Nigella

3 bananas muito maduras
125ml de azeite
50g açúcar amarelo
225g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau magro
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Ligar o forno nos 200º e preparar um tabuleiro para 12 muffins. Esmagar as bananas com um garfo (ou com a batedeira), adicionar o azeite, os ovos e o açúcar (sem parar de bater). Numa tigela à parte peneirar a farinha com o cacau e o bicarbonato. Misturar com a restante massa e, com a ajuda de uma colher de gelado, encher as formas de muffins. Levar ao forno cerca de 20m, retirar quando estiverem bem cozidos e deixá-los arrefecer um pouco antes de os colocar numa grelha.


tempo de preparação: 45m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: banana
 
♥ Lovely Sponsor ♥ 

Comments

  1. Ohh filha!!! Avó ou não, eu desligava-lhe o telefone na cara!! E olha que falo por experiência própria. A mãe do meu pai, também tinha muito a mania de se meter na minha vida. Um dia ela ligou-me e começou a conversa com o ohh filha, deixei-a falar dois minutos, para ver no que aquilo ia dar, e como ia para o mesmo caminho que a tua, desliguei o telefone. Se resultou? Sim, nunca mais me chateou com perguntas parvas, nem com detalhes sobre a vida dos outros. Entretanto, vivo a minha vida à minha maneira, sem streess e sou tão feliz assim :D
    Esses muffins, miam, miam, ia um agora, sem hesitar. Hoje de manhã fui com o Lucas para as vacinas e tomei o pequeno almoço à pressa, coisa que odeio, mas também faz parte ;)

    ReplyDelete
  2. Há coisas que as avós dizem e que nos atravessam a espinha! Eu ainda tenho as minhas duas, e tenho as duas faces da moeda - o que me vale é que quando as apanho com a língua afiada - Adeus avó, vou ali e não volto!
    Ah mas as minhas avós adoram os meus gatitos - aliás queriam que lhes desse os meus!
    Pena que estes muffins tenham bananas - detesto bananas, não consigo vê-las nem cheirá-las, muito menos comê-las - mas os sacaninhas têm mesmo bom aspecto!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts