Meatless Monday ~ Croquetes vegetarianos.


Voltei, meu povo!!!

Sim, eu sei que estou ausente, em falta, etc e tal. Mas sabem que mais: a partir de agora, contem com pouca assiduidade ao nível das receitas. Sabem que este nunca foi pensado como sendo um blogue de culinária, tornou-se nisso em função das circunstâncias. E tornou-me numa cozinheira melhor, abriu-me portas e criou-me oportunidades profissionais.

Este blogue começou por ser apenas isso, um blogue, nada mais. Não pretendia ganhar dinheiro com ele (nunca ganhei, mas é pena, porque envolveu muito trabalho, energia e tempo) nem escrever um livro de receitas. Queria apenas escrever sobre mim e sobre o que me rodeia e acabei por escrever muitas receitas. Por outras palavras, acabei por apreender a minha realidade sob a forma de comida. Mas para se ter um blogue de culinária na verdadeira acepção da palavra, é preciso abraçar determinadas premissas que eu não vejo como prioridades, pelo menos não para já. Há excelentes blogues do género por aí (há outros menos bons também), mas quero que saibam que este é apenas um blogue cuja autora gosta de cozinhar e que, por vezes, publica fotografias e as respectivas receitas do que cozinha. Não criem falsas expectativas sobre o que nos une que eu também não o farei.

O blogue acabou por revelar facetas de mim que desconhecia. Agora vai voltar às suas origens, sem ignorar o seu percurso. Por isso, sim, haverá receitas. Mas não todos os dias, só mesmo quando me apetecer. O resto só o tempo o dirá.


~Ingredientes ~

receita adaptada do livro Cozinha vegetariana para quem quer poupar, p. 98

1/2 cup de soja desidratada (hidratar no dobro da quantidade de água quente)
1 colher de chá de molho de soja
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 fio de azeite
1 cenoura ralada
1 colher de chá de paprica
100g de farinheira de soja esfarelada
1 cubo de caldo vegetal caseiro 
2 colheres de sopa de linhaça moída (hidratar em 4 colheres de sopa de água morna)
coentros frescos picados

Começar por hidratar o granulado de soja na água quente com o molho de soja. Passados 30m, escorrer completamente e reservar. Refogar o alho com a cebola no azeite e adicionar a soja. Saltear 5m e adicionar a farinheira e a cenoura. Baixar o lume para o mínimo e mexer ocasionalmente com uma colher para não pegar. Adicionar o cubo de caldo vegetal. À parte hidratar a linhaça até conseguir uma pasta gelatinosa. Quando a soja estiver cozinhada, juntar a linhaça e envolver bem. Apagar o lume e deixar arrefecer um pouco antes de moldar os croquetes. Ligar o forno nos 180º e quando estiver quente levar os croquetes a assar 15m num tabuleiro coberto com papel vegetal. Servir com arroz basmati e brócolos cozidos.



tempo de preparação: 1h
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: soja granulada
 

Comments

  1. Bem sei, e como te percebo!
    No meu blog as coisas vão fluindo à medida nem do que quero, mas do que posso.
    E assim sinto que é o que devo fazer :) afinal de contas é só um hobbie, é mesmo para dar prazer e não ser uma obrigação.
    E adorei os tesu croquetes! Beijinho.

    ReplyDelete
  2. Eu adoro o teu blog! Tudo muito bem arrumadinho e com receitas super acessiveis. Mais tarde ou mais cedo sai um livro, aposto ! eheheh

    ReplyDelete
  3. Pois... acaba por ser assim com a maioria de nós que tem o blogue como um hobbie, faz-se à medida do tempo disponível, da inspiração e muitas outras condicionantes. Mas por isso é que eu gosto, por não ter a obrigatoriedade de o fazer, quando fazemos é com gosto!
    Gostei da receita!

    ReplyDelete
  4. Seja como for, estou cá deste lado! ;) Como já te disse nem vinha principalmente pelas receitas e é por isso que o teu blog é dos únicos que me leva a abrir o post mesmo que a foto seja uma perna de frango assada! lool :P

    Não gosto de soja granulada ams este pastelinhos parecem-me bem bons, talvez com seitan triturado? Hei-de experimentar ;)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts