Meatless Monday ~ Mini-burguers de okara e milho (Bimby).



Já tinha experimentado fazer leite de soja caseiro, o qual, diga-se de passagem, não ficou espectacular em termos de sabor (além de que dá bastante trabalho). No entanto, serve muito bem para cozinhar e dá bastante jeito ter sempre à mão um frasco no frigorífico. Para beber com café continuo a preferir o da Provamel (que calha bem, não me pagou nada pela publicidade) e que anda para aí há uns meses com uma promoção em que oferece uma embalagem na compra das outras 3. 

Entretanto, e continuando com as receitas cozinhadas com o auxílio das Bimbys de terceiros, experimentei o leite de soja constante no livro base e gostei muito mais do que da versão que já tinha aqui publicado. Fica parecido com o da Provamel, embora, admito-o, não tão saboroso (para o meu paladar, claro). Porém, é extremamente mais barato do que o leite de soja comprado já feito e eu ainda tive a sorte de poupar na Bimby (que é emprestada) e no feijão de soja (que foi oferecido). Basicamente, alimento-me de borlas.

O resíduo que sobra da cozedura dos feijões de soja responde pelo nome de okara e não convém deitar fora. Pode ser congelado, utilizado para fazer bolachas, hambúrgueres e almôndegas vegetarianas, entre muitas outras coisas. É extremamente nutritivo e tem imensas fibras, além de proteínas. Esta foi a minha primeira experiência com okara e garanto-vos que ficou muito boa. Mesmo muito boa. O marido não gostou, o que calhou mesmo bem, porque sobrou mais para mim.


~ Ingredientes ~

receita ligeiramente adaptada do blogue Fatias Douradas

1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
gengibre fresco ralado
orégãos
sal
30 g azeite
1 lata pequena de milho
2 c. sopa de farinha de aveia
pão ralado aromatizado com manjericão e alho (semelhante a este, mas feito na Bimby)
okara resultante da preparação de leite a partir de 120 g feijão de soja (receita do livro base da Bimby)

Picar a cenoura, a cebola, o alho (5 Seg/Vel 5). Juntar 100 g de água e o azeite e estufar (8 Min/100º/Vel. colher inversa). Escorrer a água e misturar a este preparado todos os outros ingredientes. O pão ralado será adicionado no fim para ajudar a moldar os hambúrgueres. Aquecer o forno a 250 ºC e levá-los a assar cerca de 30m.
 


tempo de preparação: 60m
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingrediente principal: okara

Comments

  1. Nunca provei, mas tem muito om aspecto!
    :)
    Beijinhos,
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ReplyDelete
  2. Tens feito umas receitas jeitosas com a bimby dos outros, sim senhora! ;)
    Ficaram com óptimo aspecto.
    Boa semana :)

    ReplyDelete
  3. Também não apreciei o leite de soja caseiro, usei-o apenas para a cozinha. Qual a diferença por ser feito na Bimby? Esta utilização dos resíduos é excelente, e por coincidência hoje também publiquei uns hambúrgueres vegetarianos! :-) Andamos na mesma frequência de onda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já espreitei, têm óptimo aspecto! O sabor do leite de soja na bimby é melhor do que o outro q ja tinha publicado, mas mesmo assim nao acho que seja tão bom como outros leites caseiros ou outros de compra.

      Delete
  4. Nunca usei okara. Para dizer a verdade nunca fiz o meu leite de soja (shame on me)
    tenho que me aventurar, parece que vale a pena, pelo menos parece-me pelo teu comentário e como não uso leite de soja adoçado, gosto dele assim puro, se calhar ando a gastar dinheiro à toa....
    obrigado pela sugestão
    bj
    sara

    ReplyDelete
  5. Não sabia do termo okara... Por aqui deixei de consumir soja... ouvi tanto mal da dita que nunca mais pus soja no meu corpito, mas ainda tenho ali os feijões, tadinhos, na dispensa abandonados...
    Se calhar está na hora de dar cabo deles!! :)

    ReplyDelete
  6. Meu deus Mariaa, o que e isso ? Fogo tenho de comprar esse feijao. Bem, eu nao tenho bimby, mas se dizes que e parecido c o da provamel e porque deve ficar top.

    ReplyDelete
  7. Se algum dia a Provamel te der patrocínio fala-lhes de mim, diz que eu sou muito fã deles e que me podem mandar para casa umas 10 embalagens de natas de soja por mês! E de iogurtes. E de leite de amêndoa. E de arroz. Pelo sim pelo não, diz para mandarem uma bocadinho de tudo o que eles têm! ahah :P

    Fazes muito bem em aproveitares as bimbys alheias, também fazia o mesmo se tivesse uma aqui perto, a minha mãe queria comprar e eu incentivei já a pensar que podiamos ter custódia partilhada da dita mas não deu em nada.
    Quanto à okara não sei se me convence, mas quero experimentar e se dizes que é boa eu acredito, ;)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts