Tarte de atum e queijo fresco com base de aveia.





Os meus amigos que vieram conhecer Portugal nas férias de verão e que ficaram hospedados cá em casa (arrumámo-los mais ou menos assim: gato/francês/gato/francês/gato) tiveram a oportunidade de provar alguns petiscos que cozinhei para eles cá em casa. Acho que gostaram, pelo menos ninguém se sentiu mal depois nem houve registo de desarranjos intestinais graves.

Eles viram o tamanho da minha cozinha e a quantidade de utensílios culinários e ingredientes que tenho arrumados, em frascos e saquinhos, etiquetados, prontos a usar consoante a receita ou a inspiração do momento. A sua conclusão foi rápida e óbvia, apesar de não me ter ocorrido anteriormente: you don't have a kitchen, you have a lab.

É verdade, sempre a aprender, sempre a testar, às vezes corre bem, outras corre mal, outras corre muito bem, outras corre tão mal que fico enjoada. Sou a minha própria cobaia até arranjar ratinhos brancos. E o meu marido também. Como tenho um paladar curioso e que se cansa facilmente de comer sempre a mesma coisa, poucas são as vezes em que repito receitas (há tantas para experimentar e apenas 4 refeições por dia!!!). No entanto, quando dou de caras com uma mesmo boa, não há maneira de lhe resistir e volta a aparecer pelo "laboratório". Esta que a Ana do Cozinhar sem Lactose enviou para o #desafioreceitasaudável saiu tão bem que decidi repescá-la, com algumas alterações. E com queijo fresco que pelos vistos gratina tão bem (obrigada, Rita!), ficámos com uma deliciosa tarte para a semana inteira!

~ Ingredientes ~

base

receita adaptada do blogue Cozinhar Sem Lactose

75g farinha aveia 
75g farinha de trigo integral
50g flocos de aveia
4 colheres de sopa de azeite
5 colheres de sopa de água
1 pitada de sal rosa (à venda nas lojas Tiger)


Misturar todos os ingredientes secos e depois adicionar o azeite e misturar com um garfo. Amassar com as mãos, acrescentando a água, até obter uma consistência homogénea. Amassar durante 5 minutos. Cobrir com película aderente e deixar repousar uma hora no frio.

recheio

4 ovos biológicos
1 lata pequena de atum
3 queijos frescos magros pequenos
1 lata de milho pequena
1 colher de chá de ervas de provence Suldouro
1/2 colher de chá de pimenta preta Suldouro
1/2 colher de chá de salsa e alho Margão

 Bater os ovos com o queijo fresco na liquidificadora até conseguir uma massa homogénea. Misturar com os restantes ingredientes e colocar o recheio na tarteira já forrada com a massa previamente preparada. Levar ao forno cerca de 45m a 180º ou até que esteja pronta.


tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: não
para crianças: sim 
ingredientes principais: queijo fresco

♥ Lovely Sponsor ♥

 

Comments

  1. Fiquei com fome... e só tenho a foto para olhar :S
    Eu posso servir de rato de laboratório. Tens é de me arranjar uma daquelas gaiolas com um ninho cheio de algodão e uma roda, que é para eu fazer exercício depois das provas de pratos ;).
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Tem tão bom aspecto essa tua tarte!

    ReplyDelete
  3. Não teria dito melhor - experimentar muito e ver o que sai bem (tem dias em que saiem aqui umas nojices da cozinha, credo!). Também me canso depressa dos mesmos sabores, preciso de criar coisas novas e desafiantes todos os dias.
    E vou guardar a receita desta base da tarte - é que se há coisa de que não me canso é a aveia!

    ReplyDelete
  4. Adoro tartes deste tipo!
    A tua ficou com uma cor linda e um recheio de devorar :)
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ReplyDelete
  5. Verdade, cozinha é sinónimo de laboratório! :)

    Essa tarte têm um aspecto para lá de bom...esta vou mesmo ter de fazer! :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Ficou com um ótimo aspeto! Eu também gosto muito dessa base de aveia, ainda bem que te agradou! :-) Beijinhos!

    ReplyDelete
  7. Gosto muito de usar queijo fresco em quiches, fica muito bom!
    E adorei essa base de aveia, quase tanto como a tua arrumação gato/francês/gato/francês/gato, hehe.
    Um beijinho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts