Desafio receita saudável #25.



E vamos terminar em grande este desafio semanal com a participação da Raquelita do Delícias cá de Casa que nos trouxe uma sugestão alternativa ao fast food: wrap de couve-flor. Esta autora define-se como uma mãe pouco convencional, assumindo mesmo que alguns até poderão considerar as opções que toma em relação à alimentação dos seus filhos ao nível de uma tirana em potência. E serão mesmo?...

A propósito deste tema, lembro-me que há poucos dias a Joana Roque d' As Minhas Receitas se queixava no facebook do seu blogue das críticas que recebeu por insistir em dar papas de aveia ao seu bebé de um ano em vez dos tradicionais cereais açucarados com que a maioria cresceu e, consequentemente, alimentou os seus filhos. Penso que também deve ter levado com uns quantos "deves pensar que és a melhor mãe do mundo ou que sabes mais do que os outros". Este tipo de observações geralmente surgem daquele tipo de pessoas que têm sempre tempo para despejar os seus ódios de estimação protegidas pelo anonimato das redes sociais, mas que se lamentam dos seus horários sobrecarregados que as impedem de preparar refeições equilibradas para as suas famílias. Se calhar em vez de passarem tanto tempo a decidir onde devem descarregar as suas frustrações, talvez não fosse má ideia direccionarem essa mesma meia hora à procura de fundamentos para não o fazer. Talvez a aveia seja um alimento muito completo e ideal para o pequeno almoço de grandes e pequenos (já para não falar, barato...), com hidratos complexos que evitam os picos de açúcar responsáveis por variações de humor. Como por exemplo, os que estão por detrás de comentários maliciosos.

Por isso, se calhar a Joana até sabe mais e melhor. Tal como a Raquelita sabe que, entre um Mac-Qualquer-Coisa que atrai as crianças com o seu sabor aditivo e os seus brinquedos descartáveis, vale a pena perder uns minutos (que são provavelmente até menos do que os que são precisos para subir a rampa do Drive-In ou dos que se perdem à espera na fila para pagar o Happy Meal) a perceber porque é que um wrap de couve-flor é melhor opção do que um hambúrguer com ketchup. Estas mães também sabem que o paladar se educa de pequenino e que as crianças dificilmente torcerão o nariz a legumes e leguminosas se os virem diariamente no prato, confeccionados com sabor e, especialmente, com amor. E eu não chamo a uma mãe que faz esse tipo de escolhas uma mãe tirana. Chamo-lhe mãe informada. E toda a gente sabe que informação é poder.

Para a semana temos um apanhado de todas as participações neste desafio. Se pretendem relembrar as receitas que participaram, apareçam no próximo sábado ou pesquisem aqui no blogue pela tag "desafio receita saudável".


Comments

  1. Fizeste-me sorrir como sempre. Eu adoro papas de aveia e tu não tens papas na língua :)
    E esta receita parece muito boa, esses wraps soam bem.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  2. Eu também não devo ser uma mãe convencional, recuso-me a dar leite de vaca ao Lucas, e as papas de farmácia fujo delas a 7 pés, e faz refeições sem carne. Também recebo críticas, mas é para o lado que durmo melhor.
    Como eu costumo dizer, cada um sabe de si. E quem perde tempo a deixar comentários cheios de ódio e rancor, é porque deve ser muito infeliz e ter uma vida muito aborrecida.
    Adorei esta ideia de wraps de couve flor, deve ser delicioso :)
    Boa semana!!
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Fiquei um bocado desiludida com a receita porque pensei que o wrap fosse mesmo feito de couve-flor :P Mas mesmo assim está muito giro e apetitoso :)
    Por acaso há gente que só está bem a dizer mal dos outros, é mesmo uma espécie de prazer... Mas pronto. Entre cereais supostamente-integrais-super-bons-para-os-bebés-com-toneladas-de-açúcar-e-etc e aveia natural (que ainda por cima é tãão boa!), acho que a escolha para uma pessoa informada é fácil de tomar. Que algumas mães sigam o conselho dos médicos e lhes dêem papas de compra ou assim percebo, agora dizer mal de quem não o faz...

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts