Bolo de iogurte e clementina.


Querida Maria João,

Desculpa voltar a aparecer no teu aniversário com um bolo. Já no ano passado o fiz: levei-te um bolo carregado de estrelas para te ajudar a adoçar o dia. Este ano quis voltar a participar na tua festa, mas ando desinspirada, por isso resolvi repetir a proeza.

Isto dos blogues às vezes, cansa-me. Desculpa o desabafo, mas às vezes sinto que te conheço e dou-me a estas intimidades. É muito ego inflamado e já tenho o que chegue disso no meu dia a dia. Há muitos recursos humanos para gerir e a minha paciência é um recurso por demais limitado. Pensei que um blogue me ajudasse a descontrair, que me motivasse a escrever e, com isso, a perceber o mundo. Mas as pessoas pensam que escrevo sobre elas, que tenho ódios de estimação e não é nada disso. Sou só eu que me entretenho a narrar o que me rodeia. Que culpa tenho eu que a carapuça lhes sirva?...

Voltando ao teu aniversário, peço-te que me desculpes pela falta de originalidade, mas tens de perceber: há citrinos que nunca mais acabam nesta casa. Eles apodrecem de tão maduros que estão. Não os quero deitar ao lixo, gostaria de lhes dar a todos um propósito. E por isso, faço bolos. Porque bolos é o que faço quando estou feliz, porque bolos é o que faço quando estou triste. Porque fazer bolos faz de mim uma pessoa com um propósito: o propósito de fazer bolos. E quando a finalidade da tarefa se nos apresenta tão fácil e metódica, custa muito evitá-la. É ordem que impomos ao mundo, quando o mundo se nos apresenta sem regras.

Por isso trago-te mais uma vez um bolo. Suspeito que para o ano terás outro. Porque bolos foi o que primeiro aprendi a cozinhar, porque a minha Avó nos punha a bater os ingredientes ou, no pior dos casos, a untar as formas. Por isso cá vai um pedacinho de mim, aquele pedacinho que valoriza o que de bom o blogue me trouxe: pessoas como tu.

Beijinhos e feliz aniversário,

Maria Joana


~ Ingredientes ~

receita adaptada de Rachel Cooks

sumo e raspa de 2 clementinas
1 cup de iogurte caseiro
1 pacote de açúcar baunilhado Vahiné
1 cup de açúcar amarelo
3/4 de farinha de trigo branca
3/4 de farinha de trigo integral
1/3 cup de azeite
2 colheres de chá de fermento
3 ovos biológicos

Misturar todos os ingredientes secos numa taça. Reservar. Noutra taça bater os ovos, juntar o iogurte, a raspa das clementinas e o iogurte. Acrescentar os ingredientes secos, bater pouco e juntar o azeite. Levar a forno pré-aquecido a 180º numa forma redonda (uso de silicone, por isso não unto). Assar durante cerca de 45m ou até que o palito saia seco. Entretanto aquecer o sumo das clementinas com a saqueta de açúcar baunilhado, até que este se desfaça. Quando retirar o bolo do forno, ainda quente, picá-lo várias vezes com o palito e molhá-lo todo com o sumo. Desenformar quando o bolo tiver arrefecido.

tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim  
ingrediente principal: clementinas


♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. E que bom aspecto tinha o bolo para o aniversário.
    Felicidades

    ReplyDelete
  2. Acho que deves ter sido perdoada, porque o bolo tem óptimo aspecto :)
    Boa semana.
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ReplyDelete
  3. Ficou um bolo lindo , perfeito para acompanhar um café
    Boa semana
    bj

    ReplyDelete
  4. Oh Joana, podes sempre aparecer com o mesmo bolo ou até sem bolo nenhum! Adoro ler-te, já sabes e sim, também sinto que te conheço e mais: temos mesmo de tratar de nos conhecer "ao vivo"!!
    Obrigada pelo bolinho, que está um apetite e pela tua simpatia "cortante", eheheh
    Muitos beijinhos!

    ReplyDelete
  5. Belo bolinho!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Gostei da sugestão. Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/chili-minha-moda.html

    ReplyDelete
  7. Gosto muito de bolos com sabores cítricos, ficou muito bonito!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts