Sopa de batata doce e lentilhas.




Ao tempo que ando a prometer isto e finalmente me decidi a fazê-lo. Sei que metade vem cá à procura de receitas, outra metade busca os meus disparates e ainda outra procura entreter-se com ambos. Concluo assim que não sei fazer contas, mas não faz mal que nem tudo está perdido. Não me pagam para mexer no excel nem para projectar pontes, por isso nada temam que a antropologia neste país está bem entregue.

Continuando, os planos para hoje: escrever sobre os meus gatos. Ora, os meus felinos começam a ficar conhecidos por esta internet fora, o que me leva a crer que chegou a altura de os remeter ao anonimato. Agora que estou na política, preciso de me proteger a mim e aos meus. Por isso, o mais velho é o C., o segundo é o F. e a terceira a C2. É que anda tanta gente por aí mal intencionada que qualquer dia ainda me raptam os gatos e depois pedem um resgate - sei lá, só me devolvem a bicharada em troca de livros de culinária em saldos na Amazon, ou por um patrocínio qualquer com uma marca de conservas!... - que prefiro proceder com cautela. 

Como algumas pessoas sabem, os meus gatos estiveram muito doentes. Eu sei que algumas pessoas duvidam das minhas capacidades e se calhar até acham que foi o meu desleixo ou negligência que causaram as maleitas felinas, mas não. Foi mesmo um vírus. A C2 trouxe-o dos dias na rua, onde nasceu e viveu atrás de um clube de strip. Apanhou algo -  que não é uma doença venérea - mas que lhe f#deu o olho para sempre e depois contagiou os outros dois quando, chegada ao cio, o vírus se manifestou em força. Foi o F. para o hospital com problemas respiratórios, onde ficou internado uma noite e um dia para controlar o efeito da cortisona que lhe administraram.

Passados alguns dias, já o tínhamos em casa, foi o C. quem começou com tosse, espirros e alguma prostração. Não sei se alguma vez viram um gato tossir, mas é deveras assustador. Parece um soluço, mas não é. É uma espécie de mini-paragem respiratória que nos deixa a nós sem ar. Mas o C. não pode visitar a Dra. Maria João. O C. morde, sai à mãe, que tem muito mau feitio. Por isso o C. ficou em casa e foi medicado à distância que nem a Senhora Doutora se queria aproximar.

E pronto, os gatinhos foram contagiados pelo vírus que a C2 trouxe consigo. E desde então os nossos telefonemas começam sempre por: "E como estão as coisas aí em casa?..." Porque nunca mais soubemos com o que podemos realmente contar, já que mal ficam bem, tentamos diminuir a dose da lisina, há nova recaída. Pelo caminho, a C2 foi esterilizada, andou a pavonear-se de body cor de rosa e tudo o resto lhe passou ao lado. Em breve deixa ela a medicação enquanto os outros dois machos espirram, de lencinho enfiado na manga para limpar o nariz pingão.

E pronto, no meio de tanta doença, acabei eu por ficar doente também. Herpes vírus? Não. Foi mesmo uma constipação causada por um escritório onde necessito de trabalhar com uma botija de água quente no colo. E foi num desses dias em casa - valha-me a minha irmã e as suas receitas médicas - que experimentei esta deliciosa receita. Posso dizer que repeti ou chamam-me gorda?...


~ Ingredientes ~

adaptado de Food52

1 colher de chá de oleo de coco
1 colher de sopa de mistura de alho picado com gengibre fresco e óleo de coco (vem algures no livro de receitas indianas da Bimby)
1/2 cebola roxa picada
1 batata doce grande em cubos
1 cenoura grande em cubos
1 cup de lentilhas vermelhas lavadas
1 colher de sopa de caril em pó
1 malagueta seca picada Suldouro
4 cubos de caldo de legumes caseiro congelados
500ml de leite de côco
1 lima
água a ferver qb

Saltear a cebola no óleo de coco com gengibre e alho no wok. Adicionar a batata doce, a cenoura, o caril e a malagueta. Cozinhar entre 5 a 10m. Adicionar os cubos de legumes e cozinhar até que estes descongelem. Adicionar as lentilhas e o leite de côco no wok tapado durante 45m ou até que estejam os ingredientes todos cozidos. Espremer uma lima fresca e servir.

tempo de preparação: 60m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: lentilhas

♥ Lovely Sponsor ♥
 
 

Comments

  1. Oh porra!! Não sabia que os bichanos tinham ficado todos doentes. Espero que estejam a recuperar bem. E tu da constipação, porque a cabeça isso já não há nada a fazer ;)
    Gorda? Não. Essa sopa não engorda, eu também adoro e sou capaz de comer até explodir :D
    As melhoras, à mãe e aos filhos :)
    Beijos
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ReplyDelete
  2. Epa que sopa memo memo boua, com lentilhas e batata doce e leite de coco e hummmm, babete sff!!
    Espero que estejas melhor, eu também andei um bocado atrapalhada como sabes (e esquece, não fui eu que te peguei, tive o cuidado de tossir para o lado, tu sabes!!!) mas pelo menos não preciso de botija de água quente no trabalho, bolas :S. Por outro lado já pensei em trabalhar de máscara....

    E ainda bem que já tens a malta felina aí de casa bem melhor. Mas acho que os podes tratar pelos nome... assim até parece que são cyborgs em vez de gatos... :P

    BEIJOOO

    ReplyDelete
  3. Adoro sopa de lentilhas com batata doce, já fiz a receita do Henrique S.Pessoa e adorei
    A tua ficou com muito bom aspecto
    bjs

    ReplyDelete
  4. txiii que desgraça que foi ai em casa! espero que recuperem todos!
    Essa sopinha parece bem reconfortante!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Delicioso este prato! Coitados dos gatos, é o que dá dar-se com "gente" da rua! ;-)

    ReplyDelete
  6. Gorda! Acho que não. Com sopa não, sopa é sopa!
    E esta é boa, com batata doce, caril, lentilhas, coco, ai deve ser super exótica.
    Os gatos e as viroses, é um mal felino. Dá nomes aos gatos! Assim parecem CR7 lol
    Beijinho.

    ReplyDelete
  7. Já experimentei: em vez de lentilhas usei ervilhas, e ficou deliciosa!
    A repetir!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ReplyDelete
  8. Que sopa apetitosa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ReplyDelete
  9. Eu lembro-me de ver gatos e cães a tossir e é realmente estranho, parece que não é natural, não sei... Espero que os teus fiquem bem :)
    Melhoras para ti e para os teus gatos - mais para os teus gatos, que tu com esta sopa maravilhosa já estás meia curada :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts