Granola de millet e cacau.



Qual é o segredo da felicidade, pergunto-me eu? Procuramos todos algo que - deveria ter tomado mais atenção nas aulas de antropologia... - deveria primeiro procurar definir. Um conceito recente e importado, diz a Ana, que não devemos aceitar como adquirido. Mas se não procuramos ser felizes, que procuramos nós na vida? É que tudo parece organizar-se em função desse desejo último. Sermos felizes no trabalho. (quem verdadeiramente o é?) Sermos felizes no amor. (tenho pena de quem ainda não o é). Sermos feliz nas acções que nos definem. Sermos nós mesmos é sermos felizes? E o que somos nós? 

Eu não sei quem sou. Quase 32 anos passados e continuo na dúvida. Sei o que não sou - mas isso basta? Sei que não sou loura. Sei que não sou alta. Sei que não sou estrangeira. Mas e tudo o resto? O que sobra para me definir se, diariamente, tudo o que considero correcto, me põe à prova? A vontade de me rebaixar à mesquinhez, de ceder à vingança, de vergar as minhas certezas às certezas dos outros. Tudo isso é fácil, mas aprendi que nem sempre o fácil é o mais correcto. Mas mesmo isso não me faz feliz...

Sei que gosto de cozinhar. Sei que gosto de tomar o pequeno almoço. Sei que o meu marido gosta de granola. Quanto ao resto, só sei que nada sei.


~ Ingredientes~

adaptada de Nem acredito que é saudável

1 cup de flocos de aveia
1 cup de millet
1/3 cup de amêndoas partidas em pedaços pequenos
1,5 colher de sopa de mel 
1 colher de sopa de canela em pó
1/3 cup de coco ralado 
1,5 colher de sopa de óleo de côco 
2 colheres de sopa de cacau cru

Numa tigela grande misturar todos os ingredientes (atenção que convém que o óleo de côco esteja líquido). Levar ao forno pré-aquecido a 170º por 30m num tabuleiro forrado com papel vegetal. Abrir a porta do forno ocasionalmente e mexer a granola com uma colher de pau para evitar que cole e queime. Está pronta quando estiver tostada. Guardar num recipiente hermético e servir com iogurte, leite...

tempo de preparação: 30m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim 
ingredientes principais: millet e cacau cru

Comments

  1. Isso é tema que dá pano para mangas :S
    Mas uma taça com essa granola já me deixava feliz ;)
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ReplyDelete
  2. Aqui em casa todos gostamos de garnola
    Com millet nunca fiz e fiquei curiosa, o aspecto esta bem delicioso
    bj

    ReplyDelete
  3. Gosto imenso de granola caseira, é sempre feita ao nosso gosto!

    ReplyDelete
  4. Gostei bastante desta granola, ficou mesmo apelativa a ser devorada!
    Quanto ao tema que referiste, uiiiii....por vezes tudo é uma incógnita!

    Beijinhos
    Joana

    ReplyDelete
  5. deve ser optima!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Excelente, adoro! Quanto à felicidade e à identidade, bom, é todo um tema! :-)

    ReplyDelete
  7. Adoro o twist que deste na minha granola preferida! Maravilhoso!
    Quanto ao resto, não sei que te diga, às vezes tenho a sensação que não vivemos a vida da maneira que seria suposto vivermos...
    bj
    sara

    ReplyDelete
  8. Essa granola já me deixava feliz :) Adoro granola!
    Millet e cacau, maravilha. Ontem à noite vi uma receita de granola que só não fui logo fazer porque já era tardíssimo e faltava-me um ingrediente essencial à receita. Daí ter sonhado com comida toda a noite lol
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  9. A felicidade é uma coisa simples, às vezes tentar alcançar a definição de um conceito abstrato não funciona... Não é preciso rotular tudo!
    Mas uma definição que te podia sugerir seria "aquilo que surge quando se come essa granola"... Porque digo-te já - que aspeto! :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts