Mas é tudo tão verde e esquisito?!


No ano passado não tinha tantos cabelos brancos. Vá, tinha um ou outro, mas não mechas à frente como uma vilã do Dallas. As rugas, por enquanto, ainda não me apanharam. Agradeço à minha genética e aos cremes parisienses que me são oferecidos e que espalho na cara como se de ouro líquido se tratasse. E resultam! 

No ano passado não perdia tanto tempo nos silêncios, na análise da linguagem corporal, nos pensamentos obsessivos do que foi dito e do que ficou por dizer.

No ano passado tinha uma colega. Este ano já não tenho. Ela escolheu partir no seu dia de anos, angustiada com as saudades que tinha do pai, e todos os dias vejo o seu rosto naqueles que passam, naqueles que optam por todos os dias lutar. Às vezes as saudades obrigam-nos a encurtar  a distância entre nós e aqueles que já partiram. Espero que tenha encontrado a paz que procurava.

No ano passado tinha mais amigos. Ou pensava eu que os tinha. Este ano já distingo melhor o trigo do joio. 

No ano passado estava a construir uma carreira. Este ano estou a caminhar nos passos passados.

Este ano não comi carne. Comi peixe, comi ovos, comi queijo e por vezes gelatina na pannacotta. Acho que, sem querer, comi fígado num patê que me ofereceram e que não tive coragem de cuspir para um guardanapo.

Este ano cozinhei mais verde. Há quem goste, há quem não goste. Cá em casa gostamos e por isso partilho o que nos sabe bem.



Almôndegas de Brócolos com Maionese de Mandioca


~ Ingredientes ~

- para as almôndegas de brócolos -

receita adaptada de Buzz Feed 

340g brócolos
1 ovo linhaça (1 colher sopa + 2 colheres de sopa de água morna, repousa por 20m)
1 pacote de queijo ralado amêndoa (aproximadamente 75g)
1 alho francês fino
1/2 colher chá de levedura de cerveja em pó
1/2 colher paprika fumada
1 pitada de flor de sal
2 alhos
1 cup de pão ralado aromatizado
coentros 

Começar por cozer os brócolos em água bem quente. Retirar da panela, escorrer e colocar num processador de alimentos juntamente com o alho francês, os alhos, o queijo de amêndoa, os coentros e os condimentos. Pressionar algumas vezes, mas sem deixar que os ingredientes ficam empapados. Envolver o pão ralado e formar bolas com o formato de almôndegas. Levar ao forno a 200º cerca de 30m ou até que estejam dourados. 


- para a maionese de mandioca -

receita adaptada de Herbi-Voraz 

180g mandioca cozida
salsa
sal
sumo de meio limão 
3 colheres de sopa azeite

pimenta preta

Cozer a mandioca. Quando estiver bem tenra, retirá-la da água e reduzi-la a puré no processador de alimentos juntamente com os restantes ingredientes.

Comments

  1. Belo balanço... a vida é mesmo esse equilíbrio, não é: perdas e conquistas, rugas e (alguma) sabedoria. Quanto aos verdes, estou muito sozinha nessa luta, por enquanto só consigo fazer um dia por outro vegetariano cá por casa. Mas esses brócolos e maionese de mandioca parecem-me TÃO bem! :P
    Beijinhos e boa semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sabes que o Manel também me deixou muito tempo sozinha nessa luta cá em casa. Um dos meus truques foi encher - literalmente, encher! - o frigorífico de verdes. Como odeio deitar comida fora - embora infelizmente às vezes confesso que acontece... - torno-me muito criativa na maneira de os cozinhar. É assim que ele come praticamente tudo o que eu como: se eu cozinhar a abundância de legumes que temos sempre em casa de maneira original e se não lhe disser à partida o que está a comer! Eheheh... Ah e sopa, muita sopa sempre para escoar os legumes e para os integrar mais na alimentação de ambos. Verdade seja dita, desde que comecei a fazer alterações cá por casa neste sentido que ambos andamos mais "leves" e ele até pede para cozinhar algumas coisas que antigamente juro que não o conseguia fazer engolir.
      Beijinhos

      Delete
  2. No ano passado já gostava dos teus textos. Este ano gosto dos teus textos. :)
    Muita coisa mudou também por aqui mas isso não.
    Dou-te os parabéns por estares há um ano sem comer carne! Por aqui devia ser mais fácil mas ainda vejo esse dia um pouco ao longe...
    As bolinhas estão excelentes, mas essa maionese de mandioca deixou-me bem curiosa. ;)

    Bjinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou há quase dois anos, desde que a Carlota veio cá para casa. Andava tão consumida por salvar aquela gata e os gatinhos da colónia de onde veio que pensei para comigo "como uns e salvo os outros, porquê? qual é a lógica?". Só o peixe escapou a esse dilema! :D Entretanto a carne já não me chama e no outro dia comi uns alhos que estavam no picapau do Manel e ficou com a boca a "saber a sangue". É uma sensação esquisita, penso que tem a ver com as mudanças alimentares dos últimos tempos.
      Eu sugiro equilíbrio. Não sou moralista, facciosa e muito menos hipócrita no que diz respeito à alimentação e outras escolhas que fazemos na vida. E cada um encontra o seu, não há fórmulas que funcionem para todos. Faz experiências, vê o que funciona contigo e aí em casa.
      Beijinhos

      Delete
  3. Replies
    1. Obrigada! Também acho que é o teu/nosso estilo! ;)

      Delete
  4. Maionese de mandioca?! Uau, que original!Adorei as almôndegas de brócolos. Já tenho feito juntamente com couve flor,mas vou experimentar a tua receita, parece melhor que a minha :D
    beijinhos
    sara

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha que boa ideia, com couve flor! Devem funcionar muito bem também!

      Delete
  5. Eu sou tão bronca que ainda nem tinha percebi que o blog votlou à vida, mas ohhh yeaaah!! :D claro que já me ri com os teus textos anteriores e neste não dá vontade de rir, mas dá para ficar feliz por saber que continuas na tua caminhada para seres mais verdinha :) grande beijinho e parecem bem deliciosas estas bolinhas!! **** (diz lá, tinhas saudades dos meus asteriscos não tinhas? :P )

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também já estava a estranhar não ter tido ainda uma visita tua! Oh sim, os famosos asteriscos... Que saudades!! :p ***********

      Delete

Post a Comment

Popular Posts