Life of Pie.


Como falar de assuntos sérios num "blogue de culinária"? Pá, não sei. Só sei que sempre o fiz. A verdade é que podemos encontrar metáforas em diversas receitas. Quando esperamos pelo autocarro à chuva, estamos em banho Maria. Quando nos irritamos com a vizinha que insiste em colocar o saco do lixo à porta de casa durante dias em vez de o depositar no contentor, estamos a entrar em ebulição. Quando evitamos um assunto mais sensível, estamos a saltear. E quando ouvimos um argumento em jeito de "me engana que eu gosto", estamos a refogar

Este tema do paralelismo entre a culinária e a vida já foi abordado por diferentes autores. Uns melhores do que outros. Uns mais plagiadores do que outros. Enfim, tal como quem rouba uma receita e lhe acrescenta um dente de alho para a chamar de sua, também há aqueles que se "inspiram" no trabalho alheio. Porque, verdade seja dita, o José Sócrates também "escreveu" um livro. E que bem se deu em Évora... 

Eu também estou a escrever um livro. Todos podemos escrever livros, apelidarmo-nos de autores e a seguir plantarmos uma árvore. Fica a faltar um filho para partirmos para o Além senhores de termos cumprido com a nossa função, não obstante esta não ser muito diferente da de uma fotocopiadora ou do antigo papel químico, para quem se excita com as aparências, tal deve ser o suficiente. Ora, para mim não é. Eu sei que tinha dito que não iria por-me com negativismos, mas acho que isto é a TPM. Perdoem-me, as hormonas são implacáveis e não cedem à retórica.

E como não sou dessas coisas de plágios e de supostas inspirações, segue uma receita de tarte que não é minha, mas que adoro fazer. Troco-lhe as frutas, por vezes o tipo de farinha, o açúcar (mais ou menos refinado, consoante a neurose...) e sai SEMPRE bem. Convido-vos a experimentá-la e a dar-lhe o vosso toque. Só não digam que inventaram a roda. Essa toda a gente sabe que foi patenteada pelos Flintstones.



Tarte Rústica de Morangos


~ Ingredientes ~

receita adaptada de Prato do Dia

- massa -

200g de farinha sem fermento
100g de farinha integral
3 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
canela
180g de manteiga com sal gelada
100ml de água gelada

- recheio -

1,5kg de morangos (claramente, um exagero - experimentem com 1kg e já ficam com uma tarte com recheio para dar e vender)
açúcar mascavado claro
5 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
raspas de um limão
1 gema de ovo
1 colher de chá de água
manteiga amolecida


Começar por fazer a massa. Num processador juntar os ingredientes secos e pulsar uma vez para misturar. Adicionar a manteiga e a água e processar até unir a massa. Embrulhar em película aderente dividida em 2 partes (1/3 e 2/3 da massa, respectivamente) e levar ao frigorífico pelo menos 30m.
Para o recheio, lavar e limpar os morangos, cortando-os em cubinhos. Numa tigela grande misturar a fruta com os restantes ingredientes, excepto a gema de ovo e a água. Estes devem ser misturados à parte depois pincelar a tarte. 
Ligar o forno nos 200º. Barrar uma tarteira com a manteiga amolecida e forrá-la com os 2/3 de massa. Rechear com a mistura de morangos macerados e depois entrelaçar o restante 1/3 cortado em fatias finas (este vídeo ajuda a não desesperar). Pincelar com a gema e água e polvilhar com um pouco de açúcar.
Levar ao forno 200º por 20m. Baixar a temperatura para os 170º e assar mais 40m. 



Comments

  1. Olha, fiquei muito contente quando vi que estavas de novo por aqui :)
    Não é fácil ficar indiferente a situações de plágio e ver gentinha sem qualquer talento, viver à custa do trabalho dos outros, eu sei. Mas não vale a pena o desgaste, acredita.
    relaxa e desfruta dessa tarte linda que, apesar de não teres inventado, é tua porque a reinventaste.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá!! obrigada pela mensagem de boas vindas (peço desculpa pela demora na resposta, têm sido dias caóticos). se há coisa que me põe doente é o plágio, seja do meu trabalho, seja do de outros. e pior do que plágio, a falta de consequências... mas pronto, inspira, expira... :p
      beijinho

      Delete
  2. Adoro morangos, ficou uma tarte tão linda
    Boa semana

    ReplyDelete
  3. Eu acho que tenho TPM todos os dias ihihihi. OMG que tarte é esta? Estou a salivar... :O

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts