Nem acredito que a Sara editou um livro!


Há publicações que me dão tanto prazer de escrever! No passado dia 12 fui ao showcooking da Sara Oliveira na Feira do Livro. A Sara, talvez a reconheçam destas andanças: é a autora do blogue, agora livro, Nem acredito que é saudável. Combinei com a Patrícia do Not Guilty Pleasure e à hora marcada lá estávamos, sentadas na plateia e debaixo dos aspersores da Leya. Assistimos à Sara preparar umas trufas bem doces no palco onde há dias atrás os mesmos autores de um dos blogues de culinária vegetariana mais famosos nos presenteava com as suas criações culinárias. Há anos que sigo o  Nem acredito que é saudável, já fiz várias das suas receitas, li atentamente toda  informação nutricional com que a Sara nos presenteia e troquei comentários quase numa base diária com a autora do blogue. Não fiquei surpreendida que a Sara fosse tão doce como a pessoa que já idealizara na minha cabeça e desejo-lhe todo o sucesso, que este showcooking tenha sido o primeiro de muitos e que os próximos livros tragam ainda mais receitas deliciosas e saudáveis, como todos nós queremos. 

Como não podia deixar de ser, trago-vos uma receita retirada do seu livro, aquela que me despertou mais à atenção: granola de lentilhas! WHAT?!! Quando passeava pelo índice ainda sentada na plateia soube logo que tinha de experimentar esta receita. E porquê? Adoro lentilhas + adoro granola + adoro o blogue. Fiz umas pequenas alterações motivadas pela ausência na minha despensa dos ingredientes originais indicados (nomeadamente margarina vegetal por óleo de côco e xarope de ácer por mel), mas de resto acho que fui bastante fiel à receita.

Agora o livro da Sara, devidamente autografado, repousa na minha já populada estante, entre o Jamie Oliver, a Gabriela Oliveira e muitos mais autores que admiro, à espera da próxima oportunidade para brilhar na minha cozinha. Para já ficam com esta granola, mas eu já ando de olho no bolo de quinoa e cacau que a Sara nos deu a provar no dia 12...


Granola de lentilhas


receita adaptada do livro Nem acredito que é saudável de Sara Oliveira, p. 50


180g de lentilhas vermelhas sem casca
100g de flocos de aveia integrais
70g de óleo de côco
80g de mel
1 cup de frutos secos (usei caju e castanha do pará partidos grosseiramente)
1 cup de sementes (usei sementes de girassol)
1 colher de chá de canela em pó
um colher de chá de extracto de baunilha

Colocar as lentilhas de molho no dobro da água durante 20m. Entretanto, numa taça grande, misturar os outros ingredientes. Escorrer bem a água das lentilhas e envolvê-las no preparado anterior. Levar ao forno a 160º cerca de 30m, mexendo frequentemente para evitar que a granola queime. Deixar arrefecer, guardar em frascos e servir com iogurte ou leite vegetal.


Comments

  1. Adoro granola, com lentilhas nunca fiz e fiquei curiosa.
    O aspecto agradou-me e muito

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que me surpreende e continua a surpreender na culinária é que quando achamos que já conhecemos tudo descobrimos uma data de receitas originais e neste caso bastante saudáveis :)

      Delete
    2. sim, as receitas do livro são muito originais, interessantes e só fazem bem. recomendo vivamente esta e todas as outras, bem como uma visita ao blogue da sara!

      Delete
  2. Muito obrigado pelas palavras tão carinhosas :D
    Nem imaginas a alegria que tive quando vos conheci na feira do livro! É tão bom ter um sorriso amigo nestas ocasiões :)
    Bela escolha de receita! Nós aqui achamos esta granola uma delícia viciante. É diferente, primeiro estranha-se depois entranha-se! Um abraço enorme!

    ReplyDelete
    Replies
    1. palavras do coração não necessitam de "obrigados". a tua cara quando nos apresentámos e nos reconheceste vou guardar sempre. rasgaste um sorriso tão aberto que só por isso valeu a pena! e depois valeu ainda mais para conhecer o teu sobrinho, provar as iguarias e trazer o livro autografado! foi o meu showcooking favorito até hoje! beijinho

      Delete
  3. Ora aqui está algo que tenho de experimentar. Adoro lentilhas, só pode ser bom ;)
    https://www.instagram.com/annabelle_madeira/
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. esta é mesmo a tua cara com as lentilhas. e depois fica caramelizada e crocante... bem boa!!

      Delete
  4. Está tão bonito o livro da Sara!! Adorava ter estado com ela.
    Nunca tinha visto uma granola com lentilhas, e tenho curiosidade, embora tu saibas o que as lentilhas me fazem hihi. Mas vale sempre a pena!
    Um beijinho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts