Mais e melhor.




Hoje vou aproveitar para celebrar como é entusiasmante o mercado da comida em Portugal nos dias que correm. Refiro-me à proliferação de blogues de culinária, workshops, livros, restaurantes novos, supermercados biológicos e interesse em abraçar novos estilos de vida. Já não precisamos de encomendar na Amazon a última obra do Jamie Oliver ou da Nigella. Não só os chefs não se reduzem às mesmas caras de sempre, como abundam e surgem em cada esquina, além de que muitos deles já não são importados, são produto nacional. E embora haja sempre aquela necessidade de separar o trigo do joio, como em tudo na vida, tenho tido a sorte de poder adquirir alguns dos últimos livros de culinária que têm surgido nos escaparates nacionais. Já por aqui publiquei uma das minhas receitas da Marta Horta Varatojo - a sopa de miso - , mas também a original granola de lentilhas da Sara e a panna cotta de côco da Miss Vite.
Hoje, tal como tem acontecido recentemente, irei publicar uma receita retirada e adaptada de uma  obra recentemente editada e cuja autora, a Gabriela Oliveira, também é portuguesa e de cujas receitas sou fã, como podem confirmar por estes muffins de alfarroba. Espero que as receitas que publico baseadas nestes livros vos ajude a conhecer um pouco melhor o que selecciono como material de qualidade. 



Hambúrgueres de aveia e beringela

receita adaptada do livro Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças de Gabriela Oliveira, p. 139

1 cup de flocos de aveia integrais
1 cebola
2 dentes de alho
1 beringela pequena
4 tiras de pimento verde
1 tomate pequeno maduro
1 c. café de pimentão doce
1 c. café de açafrão das índias
1 c. café de sementes de coentros moídos
1 c. café de tomilho seco
sal e pimenta preta qb
2 colheres de sopa de cenoura ralada
1 c. sopa de linhaça moída
1 colher de sopa de levedura de cerveja
salsa picada
azeite

Demolhar a aveia com o dobro de água a ferver. Deixar repousar enquanto se preparam os outros ingredientes. Picar a cebola e o alho. Cortar em cubos a beringela, o pimento e o tomate. Refogar os primeiros no azeite e, quando  estiverem dourados, adicionar a beringela, o pimento e o tomate. Temperar e adicionar a aveia demolhada, bem como a cenoura ralada. Envolver bem e cozinhar cerca de 5m. Desligar o lume e misturar a linhaça, a levedura e a salsa. Triturar com a varinha mágica, formar hambúrgueres e levar a fritar num fio de azeite, virando dos dois lados para que fique bem cozinhado.


Comments

  1. Adoro hamburgueres caseiros, estes parecem-me bem deliciosos.
    Boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. ficaram óptimos! obrigada, para ti também, são! beijinho

      Delete

Post a Comment

Popular Posts